Dicas para sua casa: Como tirar manchas do tapete

14 junho 2017

Tapetes limpos e sem manchas
Tapete parece que foi feito para sujar, não é mesmo? Dos itens da casa, esse acessório geralmente é o responsável por nos receber e as nossas visitas, e é também o que mais recebe poeira e outras coisas que trazemos em nossos pés e calçados. Tem gente que já desistiu deles, o acúmulo de poeira e ácaros são inimigos terríveis para quem tem alergia, mas a verdade é que a poeira pode estar presente em qualquer outra mobília da casa, o importante é manter tudo sempre bem limpo.

Cuidado na hora de escolher a cor do tapete

Aqueles de cores mais claras denunciam ainda mais o mau trato que tanto recebem, mas isso não é motivo para optar por somente tons escuros, nem tão pouco deixar de usar tapetes em casa. Muitos optam por deixar a limpeza com profissionais, mas, mesmo nesse caso, é preciso uma manutenção básica.

É importante saber qual o tipo de tapete você tem, pois cada material precisa de produtos e maneiras de limpeza diferentes, assim você evita danificá-lo. Porém, há alguns cuidados que funcionam bem em quase todos os tipos.

Limpeza

Para tirar poeira, nada como o bom e velho aspirador de pó! Numa frequência de, ao menos, uma vez por semana, o ideal é passá-lo em uma velocidade média e no sentido dos fios.

Manchas de líquido devem ser tratadas com urgência, não deixe secar, pois será mais difícil de remover depois. Utilize um pano para absorver tudo imediatamente, mas não esfregue. Para manchas de álcool, o vinagre é um aliado interessante, faça uma solução de dois copos de água fria e uma colher de vinagre, despeje e massageie sobre a mancha e depois absorva com o pano.

Substâncias mais complexas, como chocolate, podem ser removidas com uma leve esfregada de um pano molhado em água quente. Caso não faça tanto efeito, esfregue gelo.

Essas são dicas para sujeiras mais comuns e maneiras simples de limpá-las, para coisas mais complexas, talvez seja melhor ir a um profissional. Gostou das nossas dicas? Sem estresse, com um pouco de limpeza você mantém seus tapetes limpos sem estragar a decoração da sua casa.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório