O almoço de confraternização em família para celebrar a data da renovação está chegando. Para que tudo fique perfeito em sua mesa de Páscoa, é preciso se programar com antecedência. Então, que tal se inspirar com algumas dicas de como decorar a mesa de forma funcional e elegante? Com criatividade e o seu capricho, o momento de celebrar junto da sua família esta data comemorativa, além de memorável, será digno de uma foto nas redes sociais e no próximo porta-retrato da estante!

mesa de Páscoa 1

1. Iluminação como diferencial para sua mesa de Páscoa

Que tal apostar em iluminação total do ambiente para ajudar a compor a decoração de sua mesa? Deixe entrar o máximo possível de luz natural no ambiente onde ficará a mesa de Páscoa: abra todas as janelas e, no caso de seu apê ter sacada, deixe-a completamente aberta.

Além da claridade do dia ser mais econômica, garantimos que as fotos de seus pratos, mesa e familiares sairão bem mais bonitas. Entretanto, caso a sua recepção seja à noite, você pode apostar em velas, como iluminação adicional.

2. Foque nos detalhes dos objetos

Como o espaço para a composição de ornamentos é mais reduzida em apartamentos compactos, recomendamos que você invista em jogos de louças e talheres mais trabalhados. Os detalhes das peças enfeitam tanto quanto ou mais que uma mesa repleta de objetos de decoração.

Você pode substituir alguns adereços usados em seu dia a dia por outros ainda mais funcionais como:

  • Toalha de mesa por jogos americanos de crochê;
  • Arranjos de flores artificiais por um lindo coelho de pelúcia;
  • Guardanapos brancos por coloridos;
  • Taças por copos de condimentos com uma tira de barbante enseirado amarrado;
  • Louças brancas por pratos de cores diferentes;
  • Jarras com flores por mini caixotes de feira com docinhos dentro.

Lembrando que o objetivo aqui é a praticidade e ao mesmo tempo criatividade com os itens que você tenha em casa. Por isso, cuidado para não sobrecarregar o espaço.

3. Arranjo de flores na mesa Páscoa

Se você é uma pessoa que não abre mão de um belo arranjo de flores para enfeitar sua mesa de Páscoa, então invista em objetos reaproveitados de sua casa para montá-lo. Reaproveite algum tipo de pote que seja diferente dos demais e faça pequenas composições com flores do campo. As garrafinhas de leite de coco são perfeitas para este tipo de situação.

Você pode investir também em vasos de cactos e suculentas para compor a decoração da mesa. Além de ocuparem pouco espaço, são plantas que dão um toque diferenciado caso não queira investir muito dinheiro em flores convencionais.

Uma dica extra: aproveite pequenos ovos de codorna ou mesmo os de galinha e pinte-os para incrementar ainda mais a sua decoração. As crianças vão adorar colocar a mão na massa e personalizar seus ovos.

4. Decoração comestível

Sim você leu certo, a decoração também pode ser comestível. Espalhe docinhos, bombons ou pequenas barrinhas de chocolate pela mesa, como os disquetes de chocolate, por exemplo. Com certeza os convidados vão adorar a proposta!

Você também pode pensar em decorar sua mesa com ovinhos e coelhinhos. Assim você personaliza ainda mais sua mesa de Páscoa. Dá para pensar em já deixar exposta a sobremesa embrulhada em guardanapo com diferentes dobraduras, esta é uma técnica muito utilizada, já que a decoração fica fixa dentro do prato e não ocupa espaço em sua mesa.

5. Sobremesas temáticas

Já pensou em servir o tradicional bolo no pote com enfeites temáticos? Fazer uma decoração de mesa de Páscoa não precisa custar caro e você pode envolver toda a família no processo de produção.

Chame as crianças e coloque-as para colorir os desenhos que você utilizará para enfeitar os talheres e canecas de sobremesas. Além de criativo, este momento de interação entre a família resgata a verdadeira essência deste dia tão especial!

Uma alternativa muito simples também de fazer uma sobremesa temática é você assar bolinhos em forminhas de papel. Depois é só confeitá-los com creme e polvilhar confeitos, como estrelas ou corações.

Você ainda pode imprimir moldes de orelhinhas de coelho e colocar em seus bolinhos. Além de lindas sobremesas, você conseguirá uma mesa decorada sem ter muito trabalho ou gastar muito dinheiro.

6. A felicidade está nos pequenos detalhes

Quando pensamos em decoração de mesa de Páscoa sempre vem à cabeça espaços suntuosos, cheios de ornamentos dos mais variados estilos e marcas. Mas uma boa decoração temática demanda apenas imaginação e disposição. Aproveite este momento e crie atividades interativas entre seus convidados a partir de pequenos convites dobrados e depositados em cima dos pratos.

Você não precisa ser um especialista da culinária para elaborar pratos apetitosos e com a cara da Páscoa. Basta colocar sua criatividade para trabalhar a seu favor e utilizar objetos que você provavelmente tenha em casa. Para entrar no clima e conseguir a decoração perfeita de sua mesa de Páscoa, invista em acessórios em tons pastel. As cores com aspecto de algodão doce são a marca registrada desta data.

Para finalizar nossas dicas de mesa de Páscoa, após servir as refeições, você pode finalizar o dia presenteando seus convidados com pequenos mimos feitos por você. Esta é a hora de colocar em prática seus dotes com artesanato e confeccionar lembrancinhas com caixas de fósforo, potes de vidro de condimentos ou mesmo saquinhos decorados com algumas guloseimas caseiras. Assim, o gostinho bom da Páscoa vai acompanhar seus convidados até em casa.