Do retrô ao moderno: 7 ideias para usar quadros na decoração  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Do retrô ao moderno: 7 ideias para usar quadros na decoração

18 setembro 2017


casa onde você mora, ainda que alugada, continua sendo aquele cantinho ideal para ter seus momentos de descanso, de relaxamento e aconchego. Mas sempre que possível, vem aquela vontade de mexer aqui e mudar um móvel ali para dar uma revitalizada no visual interno da moradia, tudo do seu jeito e no seu estilo.

Uma ótima forma de mudar os ares sem gastar muito ou mexer na estrutura do imóvel é usar quadros na decoração. Mas como fazer isso sem exageros? Se você está em busca da resposta para essa pergunta, este post é para você! 

A seguir, listamos 7 dicas de como usar quadros na decoração de diversos ambientes e com diferentes estilos, além de técnicas de arquitetos e decoradores para dispor os quadros e escolher as cores e temas. Continue a leitura e confira!

Aprenda como usar quadros na decoração com estilos diferentes

Decorar sua casa com quadros é uma ótima ideia. Afinal, eles dão mais vida ao ambiente, valorizam a personalidade dos espaços e são descomplicados e práticos.

Os quadros também não exigem modificações complexas, sendo um modo rápido e barato de renovar os ambientes. Você ainda pode escolher entre diversas opções, como pôsteres, gravuras, aquarelas, fotografias e pinturas.

Mas fique atento: é importante que a peça escolhida tenha relação com o lugar onde será colocada. Os estilos são vários: impressionista, abstrato, minimalista, surrealista, realista, pop, pop art, entre outros.

Dependendo do tema — que pode ser retrato, aquarela, natureza morta, paisagem, desenho, gravura, xilogravura, animais e muitos outros —, é possível usar molduras em estilo vintage, retrô, moderna ou clássica. Existem muitas alternativas disponíveis no mercado!

Conheça as técnicas para posicionar os quadros

É possível que o quadro pretendido para determinado ambiente "quebre" a harmonia. Não deixe isso acontecer! Procure verificar a altura, as proporções, o espaço disponível na parede e o tipo da peça. Uma sugestão é equilibrar as cores, o tamanho ou o estilo. Só não precisa ser muito rigoroso!

Outra técnica importante é o alinhamento. O quadro pode ser alinhado com uma mobília, mais para cima ou para baixo, à esquerda ou à direita. Se for na parede ao lado de uma escada, a referência são os degraus. Ponha sua lógica para funcionar.

A altura também deve ser observada. Por exemplo: entre 25 a 30 cm acima do sofá. Cuidado com a proporção: paredes maiores, quadros maiores; paredes menores, quadros menores.

Explore 7 ideias para usar quadros e decorar com charme

Hall

Fixe apenas um quadro ou elabore uma composição com uma peça maior no aparador e duas menores na parede.

Corredor

Use quadros menores com temas de flores, paisagens, ou desenhos.

Sala de jantar

O estilo dela é que ditará o tema do quadro. Geralmente, são frutas, jarros, bebidas, alimentos. Para uma sala clássica, as paisagens são as indicadas. Se for uma sala moderna, o adequado é um tema abstrato.

Sala de estar

Paisagens, cenas campestres são os temas mais harmônicos para uma sala de estar em estilo clássico. Já para uma sala moderna, um tema abstrato, por causa das cores mais fortes, é o seu toque de charme.

Quarto de casal ou de adultos

Quadro sobre a cabeceira. Preferencialmente, que ocupe toda a extensão dela. Temas relaxantes como o mar, paisagens campestres e florestas contribuem para o descanso e os sonhos.

Quarto das crianças

Aqui, quem manda é os quadros menores, com temas infantis ou imagens de bichos para incentivar a curiosidade e a atenção dos pimpolhos.

Escritório

Utilize quadros com cenas urbanas, com cavalos, passarinhos ou outra ave, ou de fotografias engraçadas do cotidiano.

Decore com carinho e ao seu estilo

Com certeza, a casa onde você mora ficará mais bonita depois de decorada com os quadros escolhidos. Se a residência é sua, é uma manifestação de amor com ela.

Se por acaso você não é a proprietária, mas locatária, esse é um bom treinamento para quando adquirir a casinha dos sonhos e usar quadros na decoração de um imóvel que é seu. Aliás, não está na hora de pensar nisso?

Está pesquisando temas para os quadros que usará na decoração? Nossas dicas ajudaram você na escolha e colocação? Deixe seu comentário nos contando!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório