É possível realizar um lindo casamento sem gastar muito?

20 abril 2022

Casal em sua festa de casamento

Encontrar o grande amor, construir uma vida tranquila e viver no apartamento dos sonhos são sonhos que muita gente quer realizar. Porém, quando voltamos à realidade, sempre nos perguntamos: como é possível realizar um casamento sem gastar muito? 

Afinal de contas, ter todo o dinheiro investido em apenas uma festa não é uma boa ideia, já que após a celebração há outras despesas importantes na nova fase da vida a dois, como a compra da casa própria e a criação dos filhos.

Então prepare-se para anotar todas as nossas dicas para que você consiga se programar para realizar um lindo casamento, e o melhor: gastando pouco. Confira!

ACEITE A AJUDA DOS FAMILIARES E AMIGOS

Essa pode ser uma dica para a qual muitos hesitam à primeira vista. Afinal, precisar de outrem para realizar um sonho tão importante não é algo que condiz com a personalidade de algumas pessoas.

Entretanto, é importante que, nessas horas, o foco seja mantido e as pessoas entendam qual é realmente o objetivo em longo prazo. Ter boa parte do casório pago por familiares e amigos, inclusive, é algo comum em países de primeiro mundo. Logo, essa visão narcisista está completamente atrasada.

Não vale a pena colocar empecilhos. Crie um planejamento e inclua todas as pessoas próximas que estão dispostas a contribuir e transformar o dia do casal em algo maravilhoso. Esse apoio será crucial para realizar um casamento sem gastar muito.

UMA FESTA DE CASAMENTO PARA POUCOS CONVIDADOS

Casamento não precisa ser tudo igual, viu? Longe disso! Cada vez mais, existem alternativas que vão além dos tradicionais salões, pavilhões e centros de eventos pensados para reunir não só dezenas, mas centenas de convidados. Inclusive, muitas das tendências do momento vão à contramão disso.

Elas envolvem festas mais compactas e minimalistas, já que muitos casais têm famílias pequenas ou moram distante delas, e querem uma celebração mais personalizada para evitar altas despesas. Veja algumas ideias:

  • mini wedding: pensado para reunir uma lista enxuta de convidados, geralmente, menos de 50 pessoas entre parentes e amigos mais próximos. Terraços, casas rústicas, buffets e afins são alguns dos locais recomendados;
  • bar wedding: pensado para ser comemorado em um estabelecimento que traz memórias afetivas para o casal, como um bar, um pub ou uma casa de show, o que permite um maior nível de informalidade entre noivos e convidados;
  • elopement wedding: pensado para ser um casamento totalmente intimista, que pode ser realizado em qualquer local (praia, montanha, campo etc.), sem convidados ou somente com algumas testemunhas muito importantes para os noivos.

EVITE GASTOS DESNECESSÁRIOS

Outra sugestão útil é evitar gastos supérfluos que não vão agregar nenhum diferencial ao grande dia. Por exemplo, flores sempre estão presentes na decoração de um casamento.

Elas trazem cor, perfumam o local e dão um toque mais romântico ao momento. Porém, isso não significa que você precisa adquirir uma quantidade absurda de arranjos.

Ao apelar para o excesso, o casal acaba poluindo visualmente o espaço, e o principal: desperdiçam um dinheiro que poderia ser melhor aplicado no que de fato é importante para a festa, como a iluminação, o cardápio, o serviço de mesa ou o momento do brinde.

Por isso, ao pensar na decoração, leve em conta o que é bonito, encaixa na temática da cerimônia e, ao mesmo tempo, é acessível para o seu bolso. Faça essa reflexão e você vai conter muitas despesas.

NOIVOS: COLOQUEM A MÃO NA MASSA

Uma quarta dica de como fazer um casamento sem gastar muito é deixar de lado a necessidade de contratar um cerimonialista. Afinal, apesar de ser de grande ajuda na tomada de decisões, como a organização do evento e a escolha de fornecedores, essa não é uma despesa obrigatória.

Ao contrário, é algo que fica a critério do casal e, acima de tudo, da verba disponível para o casamento. E quando o objetivo é economizar, vale a pena conversar com o(a) parceiro(a) para que, juntos, vocês criem a própria cerimônia.

Para isso, o ideal é apostar na divisão de tarefas para que o grande dia ocorra sem contratempos. Por exemplo, um pesquisa os buffets e o estúdio (ou fotógrafo) para fazer um book dos noivos, enquanto o outro vai atrás do espaço para a festa e da loja para alugar a roupa do grande dia.

INVISTA EM UM CASAMENTO SUSTENTÁVEL

Sustentabilidade é uma palavra que está na moda, porém, engana-se quem acha que seguir essa tendência é simplesmente uma maneira de salvar o planeta. Acredite, aderir às práticas sustentáveis tem tudo a ver com economia e redução de custos.

Por isso, quando idealizar a festa de um casamento sem gastar muito, veja em quais pontos você pode aplicar os conceitos de sustentabilidade. Não precisa ser um especialista no assunto. Algumas escolhas simples farão toda diferença, por exemplo:

  • realize o casamento durante o dia e tire proveito da luz natural;
  • promova a festa em um local aberto e com jardim, aproveitando os itens do local para aproveitar na decoração;
  • utilize frutas frescas para servir aos convidados.

PREFIRA AS DATAS MENOS CONCORRIDAS

Claro, para a realização de qualquer comemoração importante, a preferência sempre será para as épocas em que a maior parte dos amigos e familiares estiver de férias. Geralmente, isso é possível no final ou no meio do ano.

Todavia, a intenção é ter um belo casamento sem gastar muito. Por isso, fuja das datas concorridas e escolha um momento da baixa estação. Nessas épocas, os aluguéis de espaços costumam estar mais baratos e todos os aparatos para a festa também ficam mais em conta.

Além disso, por ter menor concorrência, será mais fácil você escolher um horário favorável, não necessitando aceitar qualquer período disponível.

Em suma, as possibilidades para realizar um casamento sem gastar muito existem e são completamente aplicáveis. O mais importante é que o casal mantenha o foco no objetivo como um todo, e não só na festa em si. Assim, será possível ter um dia especial e ainda manter o investimento para a compra da casa própria.

Para completar, vale a pena pesquisar por influenciadores digitais que se dedicam a falar sobre casamentos. Eles podem ser uma ótima fonte de ideias para inovar na sua celebração, ficar por dentro das tendências do momento e, é claro, ajudar a economizar de forma prática e inteligente.

Gostou do post? Tem mais alguma sugestão ou ideia que pode ajudar e inspirar outras pessoas? Então deixe o seu comentário!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório