Economizar dinheiro: quanto do salário poupar para comprar um apartamento? | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Economizar dinheiro: quanto do salário poupar para comprar um apartamento?

05 maio 2017



A casa própria figura no topo da lista de sonhos a serem realizados. Para comprar o primeiro apartamento, no entanto, é preciso ter uma boa consciência de quanto é preciso economizar.

Às vezes, é necessário mudar hábitos, cortar dívidas e se esforçar para fazer investimentos que valem a pena. Uma questão para quem deseja comprar o próprio imóvel é determinante: saber quanto deve economizar do salário para realização do seu sonho.

Neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber para economizar dinheiro e comprar seu primeiro imóvel. Confira!

Orçamento familiar X Planejamento familiar

Ao economizar dinheiro para uma boa entrada na negociação do imóvel, é possível fazer um financiamento de acordo com o orçamento familiar. Mensalmente, as famílias gastam cerca de 25% com juros. Esta é a parcela utilizada pelas financiadoras para definir a quantia das parcelas.

Por exemplo, se alguém ganha R$ 2.000,00, então, no financiamento, a parcela mensal deve ser de aproximadamente 500 reais. O primeiro passo para começar a economizar seria, portanto, livrar-se de juros e dívidas.

Não deixar acumular dívidas de cartão de crédito e cheque especial pode ajudar — e muito — a amortizar a quantidade de juros paga todo mês. Vale reduzir também gastos com programas fora de casa, viagens e compras que não são essenciais.

Simulações com diferentes rendimentos mensais

Vamos ver alguns exemplos do quanto pode variar o valor de imóvel de acordo com a renda mensal? Se uma família possui em seu planejamento financeiro uma entrada de 6 mil reais, as financiadoras colocam o teto de 186 mil reais para comprar a residência, disponíveis por meio de bancos públicos.

Nesse caso, ele calcula que pode se comprometer até 30% da renda com as prestações do imóvel. A média do período de financiamento é de 30 anos, o máximo permitido, em geral. Em bancos privados, a porcentagem aumenta um pouco, podendo chegar até 209 mil reais.

Já se a família possui renda de 10 mil reais mensais, a quantia liberada para financiamento é de 313,88 mil no total do valor do imóvel. Na perspectiva dos bancos privados, é possível conseguir um imóvel de 350 mil reais.

Quem possui uma renda mais alta, como de 30 mil reais, esse número pula para 1 milhão.

Valor de entrada como base de cálculo

Entendendo melhor a base para financiamento de acordo com o seu rendimento mensal, agora é compreender de quanto deve ser o valor de entrada. Para valer a pena fazer o financiamento e não se perder em juros, o ideal é tentar corresponder a um valor inicial o mais alto possível. 

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica pedem 10% do imóvel, em contraponto com 20% nos bancos privados. Em termos de juros, ambos possuem valores aproximados. Porém, o aconselhável é pagar a maior parte que puder à vista, ou em torno de 50% do valor do imóvel.

Investimentos certos para economizar dinheiro

Aplicar o dinheiro é uma ótima solução para poupar. Colocar o dinheiro na poupança é uma escolha para aqueles que gostam de segurança, embora o rendimento seja muito pequeno.

Evite comprometer todo o dinheiro da reserva com o imóvel. No caso, é aconselhável economizar mais do que a entrada. Por isso, o valor guardado deve ser seis vezes o orçamento mensal. Tente, também, financiar menos de 50% do imóvel, que pode ser aplicado em investimentos de pequeno risco. 

Depois da análise de diferentes situações, o ideal é poupar o necessário para alcançar o montante desejado, sem que isso signifique uma queda ou mudança significativa na qualidade de vida.

Convencionalmente, tendo em vista um salário médio brasileiro — 3 mil reais — o ideal é poupar 20%, ou 600 reais. Porém, vale saber que, quanto mais você poupar, mais rápido terá o seu imóvel! 

Agora que você já sabe as principais dicas para economizar dinheiro e comprar o seu imóvel, que tal contar pra gente como você pretende começar? Compartilhe seus planos conosco aqui nos comentários! 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório