Educação financeira: 5 dicas para fazer seu dinheiro render mais!  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Educação financeira: 5 dicas para fazer seu dinheiro render mais!

15 junho 2018

Você sabia que, se uma pessoa tiver um bom planejamento financeiro, é possível fazer com que o sonho de ter uma casa própria caiba no orçamento familiar? E, mesmo que ela não tenha um alto salário, transformar esse desejo em realidade não é impossível? Entretanto, para alcançá-lo, é essencial que se desenvolva uma boa educação financeira.

A boa notícia é que, aplicando algumas orientações simples e tendo disciplina, você será capaz de fazer o seu dinheiro render mais durante o mês, o que permitirá conquistar alguns grandes objetivos. Continue a leitura deste artigo e aprenda, com 5 dicas, o que é preciso fazer para que o seu salário dure mais!

1. Defina objetivos financeiros

O primeiro passo para conseguir transformar sonhos em realidade é estabelecer um objetivo claro e realista. Isso é um pouco óbvio, pois, caso você não saiba exatamente o que deseja e o quanto será preciso economizar, é bem provável que não se crie uma visão clara do que é possível ou não fazer.

Dessa forma, é fundamental que se coloque um valor monetário em seu sonho para que você saiba exatamente o quanto falta para realizá-lo. Uma boa dica é dividir o objetivo principal em metas menores, visto que é possível se motivar a cada pequena conquista.

2. Conheça sua situação atual

A próxima etapa é descobrir como está a sua situação financeira. Para isso, faça um levantamento preciso para onde vai cada centavo do seu salário, distinguindo os gastos essenciais dos supérfluos. Dessa maneira, será possível determinar como é o seu perfil de consumo e o que será necessário fazer para poupar dinheiro.

Ao ter esse autoconhecimento, você conseguirá ver de forma clara quais são os gastos que poderão ser diminuídos ou até mesmo cortados. Outro ponto importante é descobrir o quanto se tem em dívidas, pois, dependendo das condições, é preferível quitá-las primeiro para depois pensar em realizar um alto investimento.

3. Planeje os seus gastos

Para que se consiga transformar em realidade o sonho da casa própria, cada centavo economizado poderá fazer uma grande diferença. Por isso, é necessário usar o dinheiro de maneira consciente para evitar gastos desnecessários e conseguir economizar mais.

Mesmo que o seu desejo seja comprar um apartamento por meio de um financiamento imobiliário, será necessário que você possua parte do valor do imóvel para poder ser usada como entrada. Sendo assim, avalie o quanto você conseguirá poupar a cada mês com o objetivo de acumular esse recurso.

4. Gaste menos do que recebe

Apesar de ser uma dica óbvia, existem estudos que comprovam que o brasileiro não tem o hábito de guardar dinheiro, pois prefere usar o salário em consumo imediato do que fazer uma poupança. Existem casos em que a pessoa gasta mais do que recebe mensalmente, o que a leva ao endividamento.

Especialistas em educação financeira recomendam que se economize de 10 a 30% do seu faturamento mensal. Sendo que, para se ter mais segurança e estar preparado para imprevistos, uma outra boa dica é construir um fundo de emergências antes de se preparar para fazer um grande investimento.

5. Invista o dinheiro poupado

Seja qual for o seu objetivo, é praticamente obrigatório fazer uma reserva financeira para alcançá-lo. Todavia, caso você deseje ir mais rápido, apenas economizar dinheiro não é suficiente. É necessário fazer algumas aplicações financeiras para que o recurso investido consiga render juros.

Por esse motivo, para conseguir boa rentabilidade, é muito importante saber mais sobre investimentos. Dessa forma, você conseguirá diversificar sua carteira, minimizar riscos e obter melhores lucros.

Como você pôde perceber, é bastante simples ter uma boa educação financeira. Entretanto, para conseguir realizar o sonho de comprar o seu primeiro imóvel, será necessário ter bons hábitos, como conseguir economizar e evitar o desperdício de dinheiro.

Caso você tenha gostado dessas dicas e quiser ter mais informações sobre como conseguir comprar o seu primeiro apartamento, não deixe de nos seguir no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório