Entenda como desentupir uma pia de forma fácil e rápida | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Entenda como desentupir uma pia de forma fácil e rápida

28 agosto 2019

Profissional da limpeza realizando trabalho de desentupimento de uma pia em apartamento

Para qualquer morador, ter uma pia da cozinha que não escoa a água é uma visão desoladora. Com a água se acumulando e um balcão cheio de louça para ser limpa, é comum a pessoa questionar qual a melhor técnica de como desentupir uma pia.

Boa parte dos entupimentos de canos acontece devido a uma combinação de resíduos, como óleo de cozinha, restos de comida e outros produtos. Esses materiais acabam ficando presos logo abaixo do ralo, impedindo de forma parcial ou total a passagem da água.

É tentador — além de caro — pegar o telefone e discar para um encanador resolver o problema. Mas, antes de fazê-lo, veja neste artigo as principais dicas para você mesmo desentupir o seu encanamento.

Quais produtos podem ser utilizados?

É possível detectar um futuro entupimento da pia da cozinha quando a drenagem ocorre de forma lenta ou a água se acumula na bacia. Um entupimento de um cano não desaparecerá por conta própria e exigirá atenção imediata para evitar que o problema se agrave.

Felizmente, com produtos baratos — que você encontra em qualquer cozinha — é possível desentupir uma pia em menos de uma hora. Independentemente do método escolhido, nunca insira a sua mão em um encanamento.

Confira, a seguir, as melhores dicas!

Água fervente

É a solução mais fácil de todas, o que a torna a melhor opção para se tentar primeiro. Enquanto espera o aquecimento, tente tirar o máximo da água parada da pia, usando um copo.

Em seguida, despeje a água quente e aguarde alguns minutos. Se a água continuar parada na pia, sem qualquer movimento, repita o procedimento mais algumas vezes. Geralmente, esse método resolve quase todos os entupimentos.

Sal e água fervente

Assim como na tentativa anterior, retire o máximo possível de água parada da pia. Após, despeje meia xícara de sal de cozinha pelo ralo antes de despejar a água fervente. Aguarde alguns minutos para saber se ocorreu o desentupimento.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Mais uma vez, remova a água parada. Despeje cerca de um copo de bicarbonato de sódio no ralo da pia e logo em seguida um copo de vinagre de maçã. Essa mistura fará com que ocorra um borbulhamento.

Quando esse efeito diminuir, coloque uma tampa e espere 15 minutos. Logo após, despeje água quente para detectar se o entupimento foi resolvido. Repita o procedimento se necessário.

Bicarbonato de sódio e sal

O bicarbonato também pode ser utilizado em conjunto com o sal de cozinha. Misture uma xícara de bicarbonato de sódio com meia xícara de sal e despeje no ralo. Cubra o ralo e deixe a mistura descansar por uma hora. Depois, despeje água fervente. Se não funcionar da primeira vez, repita o processo.

Desentupidor de pia

O segredo para utilizar um desentupidor é gerar sucção e fazer pressão. Coloque o desentupidor na pia até que ele fique parcialmente submerso, vedando completamente o ralo. Faça movimentos rápidos e fortes, bombeando para cima e para baixo.

Depois de 20 segundos de movimento, puxe o desentupidor. Pode ser que, nesse movimento, alguns resíduos saiam do ralo por pressão. Limpe-os antes de continuar o processo até o completo desentupimento.

Arame de desentupir

A ferramenta é útil para tirar obstruções que podem estar presas mais fundo no encanamento. Porém, será preciso desmontar o sifão por baixo da pia da cozinha para expor o cano atrás da parede do gabinete da pia. Será nele que você vai inserir o arame para tentar romper o entupimento.

Soda cáustica

É um método muito utilizado em casas brasileiras, mas se usado de forma errada pode piorar o entupimento, provocar queimaduras na pessoa e corroer o encanamento, provocando infiltrações.

Coloque a quantidade indicada no rótulo do produto no ralo e acrescente um pouco de água fria, com cuidado, para que a soda cáustica não espirre. Deixe a solução agir por alguns minutos e, logo em seguida, acrescente 1 litro de água fervente. Verifique se o cano desentupiu jogando mais água quente.

Encanador

Se todas as opções anteriores falharam, contate o responsável pelo condomínio e solicite a visita de um encanador. O problema pode estar além da sua unidade, o que requer um serviço especializado para a sua resolução.

Como evitar que a pia fique entupida de novo?

A melhor forma de evitar ralos lentos ou entupidos é ter atenção com o que se coloca na pia da cozinha. Gordura, borra de café, ossos, cascas, pedaços de carne, macarrão, arroz e outros resíduos de comida são os principais causadores de entupimentos.

Quando esses resíduos solidificam dentro do encanamento, formam uma crosta que pode interromper por completo a passagem da água. Alguns desses materiais se acumulam lentamente com o tempo, enquanto outros provocam o entupimento subitamente quando caem pelo ralo. Dessa forma, é imprescindível que se evite introduzir qualquer um desses itens dentro do ralo de pia.

O óleo de cozinha, um dos grandes vilões, pode ser armazenado em garrafas PET para posterior descarte. Antes de lavar a louça, raspe os pratos e descarte os restos de comida no lixo. O uso de ralos de pia com filtros também ajuda a evitar que resíduos sólidos entrem no sistema de encanamento.

Uma alternativa à soda cáustica é o uso de biorremediadores. Em vez de substâncias ácidas, eles utilizam bactérias, fungos, algas e espécies de plantas que são capazes de metabolizar, imobilizar ou absorver compostos tóxicos do ambiente, como gorduras, proteínas e açúcares. Além de não agredir o meio ambiente, o biorremediador não corrói os canos.

Como sua ação é lenta, ele deve ser utilizado mais como prevenção do que resolução do problema de entupimento. Ao aplicar o produto regularmente é possível manter os canos desimpedidos, além de reduzir o mau cheiro na pia e o aparecimento de formigas e outros insetos.

Seguir essas dicas fará uma enorme diferença na frequência com que o encanamento entope. Ao aprender como desentupir uma pia e evitar a recorrência do problema, é possível reduzir gastos e manter o correto funcionamento do seu sistema de encanamento.

Gostou de saber mais detalhes sobre como desentupir a pia de seu apartamento? Se você quiser receber mais dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e receba outros artigos como este diretamente em seu e-mail!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório