Entenda como fazer a vistoria de um imóvel novo | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Entenda como fazer a vistoria de um imóvel novo

26 setembro 2016

1 comentários

Um dos principais motivos que levam alguém a optar pela compra de um imóvel novo está em receber o bem em perfeitas condições, sem os sinais que antigos proprietários e o tempo costumam deixar. Muitas vezes esses sinais podem aparecer na forma de defeitos mais ou menos sérios que, de alguma forma, vão transtornar a vida do morador e que precisam ser detectados antes da mudança.

Porém, o simples fato do imóvel ser novo não significa que ele estará em perfeitas condições e de acordo com o memorial descritivo apresentado pela construtora, uma vez que os defeitos construtivos existem.

Por essa razão, a vistoria de imóvel é tão importante, mesmo quando falamos de um imóvel novo. Por isso, para ajudar, preparamos cinco dicas sobre como fazê-la.

1. Faça uma lista de checagem para a vistoria de imóvel

Com base no memorial descritivo, prepare-se para a vistoria fazendo uma lista que servirá de orientação de checagem de todas as características do imóvel. Para facilitar, divida por cômodos, desde a sala até os quartos, passando pelos banheiros, cozinha e demais dependências. Se o imóvel estiver em um condomínio, prepare uma lista específica para as áreas comuns, como portarias, halls, escadas, elevadores e áreas de lazer.

Na lista, ao lado de cada item a ser verificado, coloque três colunas. A primeira servirá para que você cheque o tipo de material utilizado na construção, na instalação ou no acabamento, e que deve ser compatível com o que foi contratado. A seguinte servirá para você marcar a situação do item: marque um "V" se o funcionamento estiver correto e com o padrão de acabamento adequado, ou um "X" se houver algum problema. Deixe a terceira coluna para anotar observações que, eventualmente, você tenha que apresentar ao construtor.

2. Vistorie com tranquilidade

Marque um dia tranquilo para fazer a vistoria de imóvel, que permita que você verifique tudo detalhadamente, sem correrias.

3. Pisos, tetos e paredes

Verifique se os materiais utilizados estão de acordo com o que foi apresentado no memorial. Veja se os assentamentos estão corretos, se não existem problemas de alinhamento ou manchas. Em paredes e pisos frios, certifique-se de que os rejuntes estão perfeitos, fazendo o mesmo com a calafetação dos pisos de madeira.

4. Parte hidráulica

Confirme se os metais utilizados nos banheiros e na cozinha são aqueles do memorial e se estão em perfeito estado. Abra as torneiras e deixe a água escoar por alguns segundos, verificando se não há nenhum tipo de entupimento. Dê descarga nos vasos sanitários e observe se a água flui livremente. Jogue um pouco de água nos ralos dos pisos e veja se ela não acumula.

5. Parte elétrica

A intenção da vistoria de imóvel é também verificar se os pontos elétricos estão energizados. Porém, como geralmente os imóveis novos são entregues somente com a fiação, interruptores e tomadas, o que dificulta um pouco a vistoria, você terá de recorrer a algum artifício para fazer essa verificação. Sendo assim, com muito cuidado e utilizando uma lâmpada em uma boquilha com tensão compatível à do imóvel, ou ainda com um testa-fase ou com um voltímetro, você deve verificar cada um dos pontos de energia.

Se você não tiver prática com esse tipo de instalação, peça a ajuda de uma pessoa que entenda do assunto e leve uma escada para facilitar a verificação de pontos de energia nos lugares altos. Mas, atenção: se não houver segurança sobre o que está sendo feito, não se arrisque e nem permita que pessoas sem prática se arrisquem. Deixe que as verificações sejam feitas pelo eletricista no momento das instalações das luminárias e chuveiros.

6. Portas e janelas

Além da verificação de portas e janelas, que devem estar de acordo com o que foi indicado no memorial descritivo, verifique se a abertura e se o fechamento de cada uma delas estão perfeitos. Atenção para as dobradiças, maçanetas, trincos, batentes e trilhos, que devem estar bem instalados e sem defeitos, e observe se os vidros das janelas não têm problemas, manchas ou trincas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este condomínio? Se você quer um apê da ‘MRV pra chamar de seu, entre em contato com um de nossos consultores pelo Chat da MRV.

Comentários

Elineide
Elineide disse: 15 outubro 2016
Muito boa a orientação

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório