Entenda como você pode decidir entre casa ou apartamento | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Entenda como você pode decidir entre casa ou apartamento

15 fevereiro 2019

Entenda como você pode decidir entre casa ou apartamento

Ao procurar um novo lugar para morar, às vezes pode ser difícil se decidir entre casa ou apartamento. Há várias coisas que se deve levar em consideração, como quantas pessoas vão morar no imóvel, o valor que está disposto a gastar ou se deseja ter um quintal ou área privativa.

É importante entender os prós e contras antes de tomar essa decisão, pensando em suas necessidades e o que valoriza um imóvel. Além disso, existem aqueles que preferem morar em um apartamento e aqueles que amam morar em uma casa.

Então, qual opção é melhor? Não há resposta definitiva. É um assunto muito complexo e depende de muitos fatores diferentes. Então, em última análise, é apenas uma questão de preferências pessoais. E para descobrir qual dessas duas opções é melhor para você, é preciso analisar cada uma delas.

Por isso, neste artigo, você conhecerá os principais fatores a considerar quando decide entre uma casa ou apartamento. Vamos lá?

As principais diferenças entre casa ou apartamento

Geralmente, a diferença entre morar em uma casa ou apartamento se resume a dois principais fatores: preço e privacidade. Se você tem tempo para fazer uma boa pesquisa, provavelmente encontrará uma casa ou um apartamento que atenda a todas as suas necessidades.

Existem casas e apartamentos que oferecem privacidade sem serem muito caros. Por isso, o que você deve considerar é se o preço que pretende pagar é adequado ao seu estilo de vida.

Na maioria dos casos, morar em uma casa oferece muito mais espaço do que você teria em um apartamento — mas isso não deveria ser um problema. Basta que você aprenda a aproveitar ao máximo o espaço que você tem disponível.

Encontre maneiras de economizar espaço com móveis montados na parede ou faça com que os quartos pareçam maiores usando as cores e materiais corretos. Além disso, o espaço reduzido dos apartamentos resulta em contas de eletricidade mais baratas e uma rotina de limpeza mais simples.

Às vezes, optando por uma casa você terá também um quintal, o que é ótimo se você tem um cachorro ou crianças. Porém, manter um quintal pode ser trabalhoso, o que pode incluir cortar a grama ou cuidar regularmente de uma área maior e ao ar livre.

Se você preferir morar em um apartamento, provavelmente encontrará uma localização melhor do que aqueles que preferem casas. Dependendo de onde pretende morar, você pode simplesmente não ser capaz de comprar ou alugar. Agora, se você tem alguma flexibilidade com o dinheiro, suas preferências pessoais podem entrar em jogo quando se avaliam os prós e contras de um apartamento em relação a uma casa.

As vantagens de viver em uma casa

Gatos e outros tipos de animais de pequeno porte até podem morar tranquilamente em um condomínio, mas a casa continua sendo o melhor local para abrigar pets maiores ou em grande quantidade.

Quando você mora em um apartamento, é comum haver maior preocupação com ruídos, o que é ótimo se você preferir que sua morada seja um lugar calmo para estudar ou assistir à TV. Agora, se você tem um estilo de vida mais social, ter uma casa é uma boa opção, por ter um quintal, vários quartos e muito espaço para fazer festas para receber amigos e familiares. Entretanto, lembre-se que um condomínio também possui áreas de uso comum entre os moradores,  como churrasqueira, salão de festas e espaço gourmet.

Como você não compartilha uma parede com as pessoas que vivem ao seu lado, você pode fazer um pouco mais de barulho.

Quanto ao custo, por ser maior, a casa pode abrigar mais pessoas. Assim, ao dividir o preço do aluguel por todos os moradores, o valor fica extremamente barato, principalmente porque não há condomínio a ser pago, como acontece em um apartamento.

As vantagens de viver um apartamento

Muitos apartamentos são construídos perto dos centros das cidades, permitindo que você viva mais perto de tudo, desde transporte, escolas, restaurantes, supermercados e até mesmo do seu trabalho.

Também é difícil competir com as comodidades oferecidas pelos condomínios de hoje. Eles incluem áreas de lazer, como academias, piscinas, quadras esportivas, parques recreativos, vestiários e muito mais.

No que diz respeito à segurança, os apartamentos são a melhor opção. Alguns condomínios contam com segurança e controle de acesso 24 horas por dia. Assim, ladrões terão que passar por várias camadas de segurança para chegar à porta do seu apartamento. Além disso, é menos provável que um ladrão em potencial passe despercebido quando há muitos vizinhos por toda parte ao seu redor.

Condomínios também podem contar com prestadores de serviços como pedreiro, encanador, eletricista, carpinteiros, lavanderia, entre outros, sendo mais acessíveis e com preços menores.

Os principais fatores para considerar antes de decidir entre casa ou apartamento

Se você está comprando ou alugando um imóvel, a questão do apartamento versus casa parece bem diferente. Bancos e empresas de financiamento não fazem distinção entre financiar uma casa ou um apartamento. A escolha é inteiramente deixada ao indivíduo e depende, em grande parte, das preferências individuais e dos meios financeiros de cada um, o que lhe dá liberdade de escolha.

A melhor maneira de resolver o dilema é considerar suas necessidades e planejar com antecedência. Por exemplo, se você está pensando em começar uma família em poucos anos, será que um pequeno apartamento no centro da cidade é realmente a melhor opção? Agora, se seus filhos sairão de casa nos próximos anos, será que uma casa grande, com vários quartos, é a melhor solução?

Tudo se resume a quanto você está disposto a pagar, qual o seu estilo de vida, onde pretende morar, se vai morar só ou com mais pessoais e o que é importante para você em uma moradia. Assim, uma vez que você sabe do que precisa, agora e no futuro, será capaz de decidir entre casa ou apartamento.

E então, gostou das dicas de como decidir entre casa ou apartamento? Quer receber mais informações como estas? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório