Escolas de alfabetização se multiplicam pelos canteiros de obras da MRV Engenharia | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Escolas de alfabetização se multiplicam pelos canteiros de obras da MRV Engenharia

01 agosto 2013

Em Natal, no empreendimento Parque Nova Aurora, também há espaço para o aprendizado


Confirmando o objetivo de erradicar o analfabetismo ainda existente em seus canteiros de obras, a MRV Engenharia segue apresentando as Escolas de Alfabetização implantadas país afora. Desta vez, é em Natal, nas obras do empreendimento Parque Nova Aurora, que a mágica do aprendizado está acontecendo. Por lá, 27 profissionais/alunos estão trocando as ferramentas da construção por lápis, cadernos e livros em busca do tempo perdido e da oportunidade valiosa do conhecimento.



O Parque Nova Aurora fica em Pajuçara, e as aulas começaram no último dia 22 de julho sob a batuta da professora que tem o mesmo nome da obra, Aurora. Ela ministra todos os dias, de 17h30 às 18h30, as aulas que compreendem as disciplinas de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental, e a frequência dos alunos tem surpreendido a todos.


As aulas acontecem no refeitório que foi adaptado especialmente e tem todos os elementos de uma sala de aula – com iluminação especial, lousa, mesas e cadeiras. Isso, para estimular o aprendizado e aproximar os profissionais da realidade escolar que não conheceram, seja por falta de oportunidade, tempo ou condições.


O mestre de obras Cosmo de Lira Silva, 45, é um dos que estão aproveitando a oportunidade. Longe da escola há 25 anos, ele retomou os estudos no canteiro do Parque Nova Aurora e conta que está muito entusiasmado com o novo momento. “Estamos todos muito incentivados, um ajuda o outro quando há alguma dificuldade e a professora deixa todos muito à vontade. As contas e cálculos que fazemos sempre agora parecem mais fáceis. Nesse pouco tempo de aula, já deu pra relembrar e aprender muitas outras coisas. Os companheiros também dizem que estão escrevendo melhor e estamos muito felizes com essa iniciativa”, explica.


O projeto é uma parceria da MRV Engenharia com o SESI. O objetivo é aumentar o nível de escolaridade dos trabalhadores da construção civil, referente aos primeiros anos do ensino fundamental e aperfeiçoar seus conhecimentos relativos à língua portuguesa e à matemática. A formatura desta primeira turma está prevista para dezembro de 2014 e, em setembro do ano corrente, novas inscrições serão abertas. Também há planos para inclusão de cursos de Informática Básica junto às aulas de alfabetização. O SESI ficará responsável pela emissão dos certificados de conclusão do curso.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório