Escolha do bairro para compra do imóvel envolve pesquisa na vizinhança

22 julho 2019

Jovem casal sentados no sofá do novo apartamento conquistado
Memória afetiva, proximidade do trabalho, familiares na área: diversos são os motivos que levam alguém a escolher um determinado bairro na hora de procurar por um imóvel. Especialmente quando se vai investir na compra de um apartamento ou casa, esta decisão deve ser tomada com a maior segurança possível, afinal é um bem que se adquire de olho no futuro, com a ideia de possuí-lo por anos a fio.

Conheça a vizinhança

Para que o sonho da casa própria não se transforme em pesadelo, é preciso observar muito mais do que apenas os benefícios que o imóvel em si pode trazer, bem como o condomínio em que ele se localiza. É necessário saber, acima de tudo, quais serão as prioridades da família que vai morar neste lugar: ter boas escolas por perto? Uma boa rede de transporte público? Melhor um bairro com bastante comércio, ou uma pegada mais residencial e tranquila?

A decisão de ter filhos a curto ou médio prazo, por exemplo, pode nortear a escolha de uma região plana, boa para empurrar o carrinho de bebê nos primeiros anos de vida das crianças, com parques e praças por perto, priorizando, assim, o lazer da família.

Segurança nunca é demais

Um ponto importante também é pesquisar sobre a segurança do bairro e volume de trânsito nas ruas próximas ao imóvel. Para realizar esse processo de maneira ainda mais eficaz, experimente visitar o local em horários variados, desde a hora do rush pela manhã até a noite, para sentir qual é o clima da área.

Converse com a vizinhança, com os comerciantes locais, tire suas dúvidas e colha impressões a respeito do bairro. Analise, também, se você se sente confortável naquela área, com o funcionamento local e também com o perfil das pessoas que moram e trabalham lá – se não parecer ser sua praia, é um sinal claro para procurar melhor pelo lugar em que estará o imóvel para chamar de seu.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório