Espaço de leitura: 6 dicas para montar um cantinho incrível

03 maio 2021

Mulher lendo seus livros em cima da cama

Você já pensou em criar um espaço de leitura no seu apartamento? É bem comum as pessoas se esquecerem do momento de leitura na hora de planejar as atividades que serão feitas no ambiente.

No entanto, ao desenvolver um projeto mais atento e cuidadoso às necessidades do lar, o cantinho da leitura passa a ser projetado de maneira adequada, com todas as características que deixam a leitura mais frequente e prazerosa.

Ter no apartamento um espaço da leitura para poder sentar, ler um bom livro e se desligar do mundo lá fora é algo muito especial, tanto para os adultos quanto para as crianças, podendo vivenciar desde cedo as maravilhas que os livros oferecem.

Quer ajuda nessa etapa tão importante? Preparamos 6 dicas incríveis para você montar um cantinho do entretenimento dentro do seu apartamento! Acompanhe e boa leitura!

1. Defina o local do seu cantinho da leitura

O seu imóvel é vertical e compacto? Se sim, saiba que isso não impede que você crie seu canto de leitura repleto de personalidade e aconchego.

O passo inicial é escolher o lugar onde seu espaço de leitura vai ser montado. Lembre-se de que não precisa necessariamente ser um cômodo dedicado apenas para esse objetivo. A ideia é que realmente seja um cantinho de leitura. Você pode montá-lo na varanda, na sala ou no quarto. Invista na sua criatividade!

2. Priorize o silêncio 

Quando vamos ler um livro, tudo que mais precisamos é de um ambiente calmo, tranquilo e bem silencioso para ter concentração. Então, quando for montar seu espaço de leitura, lembre-se de considerar um lugar do seu apê onde não tenha barulho, ou seja, um espaço com pouca circulação de pessoas. 

A leitura exige que você se concentre, portanto, não é possível competir com a televisão, videogame, celular ou rádio. Tente sempre fugir desses locais e escolha espaços sem interferência de ruídos. 

3. Conte com uma boa iluminação 

Uma boa iluminação é fundamental para não cansar as vistas e garantir melhor qualidade de leitura. Saiba que essa iluminação é dividida em artificial e natural. 

A artificial é a das luminárias de mesa, de lâmpadas de abajures, pendentes, luminárias de teto etc. Já a iluminação natural é a aquela da luz solar que chega ao ambiente por meio das janelas, permitindo que o nosso olho identifique com nitidez e clareza os textos do livro. 

A principal diferença entre as duas é que a luz natural ao longo de sua leitura, ela pode variar bastante, conforme o sol. Já a luz artificial se mantém constante e na potência adequada e sem oscilações para as suas vistas. 

É importante mencionar também que a leitura feita por meio de aparelhos digitais (smartphones, tablets, notebook e leitores digitais) tem sido cada dia mais comum. Mas é preciso lembrar que ela exige cuidados para evitar problemas como vista cansada. O mais indicado é ajustar o brilho e a iluminação da tela, assim você evita ofuscamentos. 

4. Conforto na hora da leitura 

Além de uma iluminação adequada no espaço de leitura, é importante investir em conforto. Afinal de contas, para que você consiga descansar, relaxar e ter o máximo de concentração na hora da leitura, é fundamental ter uma acomodação correta e confortável. 

Para isso, é preciso escolher uma cadeira, poltrona, puff, futon ou chaise extremamente confortável. Outra dica valiosa é usar um tapete, pois, além de delimitar a área, ele consegue dar um ar sofisticado. Você também pode apostar em almofadas, mantas, apoio para seus pés e tudo o que considerar necessário para se sentir bem à vontade nesse espaço especial. 

Os espaços pequenos podem contar com móveis e objetos multifuncionais ou sob medida, utilizando baús e gaveteiros que potencializam o aproveitamento do canto de leitura. Para os casais que adoram fazer leituras juntos, uma boa dica cheia de muita personalidade e estilo é resgatar as antigas namoradeiras. 

5. Compre nichos ou prateleiras para os livros

É importante deixar seus livros sempre à vista, inclusive para estimular mais ainda o ambiente. Para tanto, o ideal é deixar os livros em nichos ou estantes para que tanto adultos quanto crianças consigam pegá-los sem precisar ir até outro cômodo para procurar livros. 

Para que a leitura seja realmente um hábito, é preciso deixar os livros sempre acessíveis e muito bem organizados. Esse objetivo é alcançado com estantes e nichos planejados. 

Saiba que as estantes ou prateleiras com porta são muito indicadas para proteger os livros da sujeira e, quando ela é transparente, acaba facilitando a localização dos livros. 

6. Personalize o ambiente 

Além de ser uma grande tendência, um canto da leitura no apartamento valoriza a decoração e ainda proporciona uma sensação mais pessoal e intimista para o lar. Por essa razão e também para tornar o local mais acolhedor, é fundamental dar um toque pessoal. 

Então, nesse momento, você pode soltar a imaginação, apostando em fotos de viagens, dos familiares, objetos decorativos que tenham valor emocional e muito mais.  

Imprima sua personalidade ao ambiente e adicione os detalhes que realmente façam a diferença para você: uma mesinha de apoio para tomar aquela xícara de café, um incensário, potes com marcadores de texto, lápis, caneta, borracha, enfim, o que vai ser útil e agradável para você. 

Uma boa dica que não poderíamos deixar de mencionar: dê vida para o seu ambiente de leitura. Você pode usar plantas decorativas para isso, seja em casos, cachepôs, nichos ou apenas apoiadas sobre as mesas de centro ou laterais, por exemplo. Seja bastante criativo para transformar seu cantinho em um templo de tranquilidade e paz.  

Para caprichar na decoração do seu espaço, considere sempre o restante da decoração do apartamento, para não ficar em discordância com os demais ambientes e, claro, escolha tudo de acordo com os seus gostos pessoais. 

Bom, seguindo essas dicas incríveis, ter um espaço de leitura no seu apartamento vai ser uma tarefa bem fácil. Invista nesse ambiente tão importante para estimular a leitura diária e, caso tenha filhos, proporcione essa experiência também para eles desde muito cedo. Com criatividade, você vai ter um cantinho maravilhoso! 

Gostou dessas dicas que trouxemos aqui para criar seu espaço de leitura? Aproveite que está por aqui e confira também o texto “4 dicas de decoração faça você mesma para utilizar no apartamento”. 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório