7 dicas de aproveitamento de espaço para apartamentos pequenos

22 abril 2021

2 comentários
Mulher aproveitando a decoração da varanda do apê

Quando se trata de um apartamento decorado MRV, então, todas as áreas oferecem um verdadeiro universo de possibilidades, ainda que sejam compactas.

O diferencial está em ter um olhar estratégico e pensar em praticidade. Isso porque uma casa organizada é sinônimo de elegância e tem toques únicos de estilo, conforme a personalidade dos moradores.

Quer saber mais? Vamos mostrar 7 dicas de aproveitamento de espaço para apartamentos pequenos. Acompanhe!

1. Aposte em móveis multiuso



Os móveis multiuso são uma excelente alternativa para aproveitar bem o espaço de apartamentos pequenos. Isso porque entregam uma série de possibilidades e apresentam um bom custo-benefício. Pense em todos os cômodos de modo a torná-los mais alinhados com as suas expectativas, focando em funcionalidade acima de tudo.

Por exemplo, a cozinha costuma ser o espaço que mais se beneficia dos móveis multiuso. O menos é mais e cada coisa precisa ficar organizada em seu lugar. A bagunça dificulta o preparo das refeições e faz o ambiente visualmente menor. Dessa maneira, priorize mesas dobráveis, bancadas que possam servir como armários e gavetas embutidas.

Também use prateleiras compactas, com o objetivo de organizar temperos, acessórios e pequenas coisas que tendem a ser mais complicadas de encontrar dentro de armários. Já nos quartos, uma proposta bastante interessante envolve adotar uma cama baú. Ela permite mais conforto por ser uma espécie de armário adaptado.

2. Use cores claras



As clores claras são grandes aliadas na decoração de espaços pequenos. Branco, bege, pérola, baunilha e cinza são ótimos exemplos quando a proposta envolve trazer um toque de elegância com a personalidade necessária para criar uma imagem harmoniosa. Além de amplitude, as cores neutras promovem sensação de conforto e aconchego na medida certa.

Sem contar que a paleta de tons brancos é uma forma de aliviar a sensação de calor nos dias mais quentes, por trazer a percepção de um local arejado. As superfícies claras ainda têm a função de distribuir a iluminação dos ambientes de maneira equilibrada.

3. Aproveite cada cantinho


Quando se trata de um apartamento pequeno, o mais importante é não subestimar nenhum cantinho. Tudo pode ser aproveitado de maneira especial. O grande segredo, em uma situação como essa, é buscar elementos estratégicos. Para que o espaço de circulação se torne maior, a proposta da decoração pode acontecer nas paredes.

Isso mesmo! Uma dica bastante criativa está em apostar em quadros, nichos e prateleiras compactas que possam distribuir vasos, livros e outros itens que se encaixem com o conjunto. Procure uma alternativa que ajude a valorizar cada espaço e deixe tudo conforme as preferências dos morados. Então, vale desde incluir pôsteres de filmes até fotos importantes, com pessoas queridas.

4. Coloque espelhos nos ambientes


Os espelhos fazem total diferença no aproveitamento de espaço. No geral, elementos como divisórias transparentes são fundamentais na sensação de amplitude e elegância. Porém, a mais eficiente das estratégias é colocar espelhos bem posicionados em cômodos que precisam parecer mais amplos.

Nos quartos, a proposta ideal é investir em armários espelhados e que tenham acabamentos em cores claras. Assim, além de ter um ambiente versátil, você cria uma composição elegante, sem deixar o conforto essencial de lado. Só tenha certo cuidado para que o espelho não gere reflexos perto da cama e acabe comprometendo a qualidade do sono.

5. Invista em móveis planejados


Dentro do mesmo contexto dos móveis multiuso, os planejados são ótimos para aproveitar cada cantinho de maneira funcional e com bom gosto. Quando cada detalhe dos móveis para apartamento pequeno é planejado, o ambiente fica muito bem organizado e otimizado.

Outro ponto está na possibilidade de escolher o acabamento, o formato e atender às necessidades específicas de cada pessoa. Por exemplo, se você tem muitas roupas, opte por um armário que se estenda pela parede do quarto e passe pela cabeceira da cama sem incomodar o trânsito dentro do cômodo.

Vale destacar, ainda, a importância de escolher cuidadosamente os profissionais que vão realizar o serviço para que tudo aconteça do jeitinho que você sempre sonhou. Os módulos de tamanho apropriado entram na proposta de aproveitar cada pequeno espaço estrategicamente. Ou seja, um pedaço de parede que parece inútil no final do corredor pode receber um armário sob medida para guardar louça ou algo bastante usado.

6. Prefira pisos contínuos


A cor dos pisos é fundamental para dar a sensação de amplitude e ainda deixar tudo muito mais elegante. Essa harmonia entre os materiais do chão e das paredes deixa os cômodos integrados.

Então, escolha o mesmo tom e tipo de piso para todos os espaços. Caso não seja possível, o mais indicado é que as cores permaneçam semelhantes para não quebrar o padrão visual que faz toda a diferença, até mesmo na atmosfera e conforto do ambiente.

7. Tenha um bom projeto de iluminação


A iluminação precisa ser pensada cuidadosamente na hora de garantir o aproveitamento de espaço. Aqui, vale um estudo detalhado porque a intensidade e as cores da luz, quando bem trabalhadas, podem tornar um ambiente mais confortável.

Por exemplo, a luz do quarto deve ser mais quente para que o momento de dormir não fique prejudicado. Agora, para quem está em dúvida de como decorar sala de apartamento pequeno, vale manter o máximo de luz natural para gerar amplitude. O ideal é apostar em lâmpadas embutidas, que evitam que o forro do gesso acabe roubando a cena.

Pronto! Agora você já sabe como investir no aproveitamento de espaço. O mais importante, em uma situação como essa, é fazer um planejamento detalhado com antecedência para que tudo aconteça como o esperado. Só assim será possível ter a decoração dos sonhos, além de manter o ambiente confortável e tudo extremamente organizado para facilitar as tarefas diárias.

Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro.

Comentários

Ilcilene lima sousa
Ilcilene lima sousa disse: 30 abril 2021
Adorei muito interessante, ajuda a gente se planejar melhor.
MRV
MRV disse: 30 abril 2021
Olá Ilcilene, tudo bem?
Isso mesmo, a gente pensa nessas dicas para que nossos vizinhos possam aproveitar da melhor forma cada cantinho do seu MRV!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório