Modelos de estantes para decorar seu apartamento

21 janeiro 2021

Sala de estar de um decorado MRV com estante

Funcional e versátil, a estante é um dos móveis que não podem faltar na sua casa! Afinal, além de manter a organização e deixar acessíveis os itens mais usados no dia a dia, ela torna a rotina mais prática e valoriza a decoração de qualquer cômodo.

Modelos de estantes para diferentes ambientes  

Além de todas as vantagens funcionais de ter um móvel como esse no apartamento, outro benefício desse tipo de peça é que está disponível em diversos modelos, que combinam com vários tipos de ambientes e decorações.  

Quanto à estante para escritório ou home office, por exemplo, há o modelo de escrivaninha com estante, que une dois móveis em um só, otimizando espaço e tornando a rotina mais prática. Outra opção é a estante para livros, indicada para essa área, mas também para quartos ou salas. 

Em relação à estante para sala, pode ser usada de diversas formas. A estante para plantas tem se tornado comum nesse cômodo, já que a tendência é cultivar plantas dentro de casa. Há também a opção da estante para TV, que é muito utilizada em salas de estar.  

Se você procura uma estante para quarto, há a estante para brinquedos, por exemplo, que é ideal para organizar quarto infantil, e as estantes de ferro ou madeira, que mantêm tudo arrumado, desde livros até itens do dia a dia. Além das estantes de plástico, que podem ser encontradas em diversas cores, ideal para a decoração do quarto das crianças. 

Já a estante para cozinha serve para guardar acessórios e complementar a decoração com livros de receita, plantas e outros itens. Esse móvel também fica ótimo na lavanderia ou no banheiro, onde pode ser usado para organizar e deixar à mão os acessórios mais usados na rotina. 



Como inserir estante na decoração
  

Por ser um móvel versátil, a estante é uma boa opção tanto para espaços pequenos quanto para locais amplos. Em apartamentos compactos, por exemplo, vale considerar algumas dicas para otimizar a área e fazer a peça ser ainda mais funcional. 

Se o cômodo for pequeno, opte por cores claras, como a estante branca, o que é um bom truque para dar a sensação de que o espaço é maior. Nesse sentido, uma estante com espelhos também ajuda a aumentar a sensação de amplitude. 

Outra forma de otimizar espaço em apartamentos pequenos é usar uma estante multiuso, como a escrivaninha com estante, ou então peças que se unem com outros móveis, como é o caso da cama acoplada com estante, que cumpre a função de dois móveis em um. 

Material da estante e estilo de decoração 

Ao escolher a estante, vale prestar atenção ao material, principalmente porque influencia na decoração do ambiente. A estante de madeira, por exemplo, é indicada para os estilos rústico, retrô e natural.  

 

Já a estante de aço é indicada para ambientes modernos ou urbanos. A estante industrial, por exemplo, combina madeira e metal e tem sido cada vez mais procurada.  

Por fim, há a estante de plástico, utilizada especialmente no banheiro, na cozinha e na área de serviço, que são cômodos úmidos e demandam um material mais resistente nesse sentido. 

Como escolher estante para o seu apartamento? 

Para escolher o tamanho do móvel, avalie o espaço disponível e a quantidade de coisas que você pretende guardar na estante. Quanto mais itens para acomodar na peça, maior ela deve ser para que tudo fique arrumado. 

Vale lembrar que, além de ser uma ótima opção para todos os cômodos, a estante também pode servir como divisória entre eles. Você pode separar a cozinha e a sala, por exemplo, usando uma estante para plantas e para objetos de decoração, oferecendo ainda estilo e funcionalidade ao seu apartamento. 

A escolha das cores também exige cuidado. A estante pode ter uma tonalidade neutra, como branco, preto e marrom, ou marcante, como vermelho, amarelo e azul, além de poder combinar cores, como marrom e preto, muito usado em estante industrial.  

O importante é que as cores combinem com o restante da decoração, criando um estilo único. 

Como organizar estantes? 

Além de versátil no estilo, a estante é também um móvel multifuncional, que pode ser usado para organizar e expor diversos tipos de objetos. Em todo caso, é preciso manter os itens organizados para tornar a rotina mais prática e deixar a decoração mais bonita. 

No caso da estante para brinquedos, uma boa dica de organização é manter os itens que as crianças mais gostam na parte de baixo do móvel, facilitando o acesso. Já os brinquedos menos usados ou que precisam de supervisão ou ajuda de um adulto, podem ser guardados em cima. 

Para deixar um visual bonito no quarto dos pequenos, você pode separar as prateleiras por itens, deixando as bonecas em um nível, os carrinhos em outro, os livros e jogos em outro e assim por diante. 

Sobre a estante de livros, as maneiras de organizar são inúmeras. É possível expor os objetos por ordem alfabética, assunto ou autor, assim como ordená-los por cor da capa ou tamanho. Para um toque mais despojado, use alguns livros na vertical e outros na horizontal. 

Na estante para plantas, é possível separá-las por espécie, cor de vaso ou da planta, ou pela necessidade de manutenção. Nesse caso, o ideal é deixar as que mais precisam de cuidados na altura das mãos, para que fiquem mais acessíveis, tornando a rotina mais prática. 

Em relação à escrivaninha com estante, a organização é importante principalmente porque se trata de um espaço de trabalho ou estudo. Por isso, mantenha os itens que você mais utiliza à mão e guarde documentos e outros objetos em gavetas e compartimentos. 

Há diversos modelos de estantes para tornar o seu apartamento mais organizado e bonito! Compartilhe este artigo com seus amigos e mostre os benefícios funcionais e decorativos de usar estante! 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório