Férias em casa: conheça 7 ótimas maneiras de aproveitar

11 fevereiro 2021

Mulher preparando pratos de comida

Como muitas pessoas, é provável que você goste de passar seu tempo de folga viajando. Essa é a melhor opção para conhecer novos lugares e matar a saudade de pessoas queridas. Ainda assim, nada impede que aproveite muito bem o tempo ao passar suas férias em casa.

O conforto do lar é perfeito para diversas atividades de lazer, desde um programa tranquilo até uma brincadeira animada com as crianças. Basta usar a criatividade para encontrar a distração mais interessante e curtir os momentos de descanso ao máximo, sem preocupações com trabalho ou estudo.

Quer algumas ideias do que fazer para aproveitar o ambiente doméstico? Fique de olho nas nossas sugestões!

1. Começar um novo projeto

Sem a necessidade de se deslocar para outros lugares, você terá mais tempo de sobra para fazer o que quiser. Isso inclui se dedicar a algo importante ou que faz parte de um sonho. Se parar para refletir, verá que muitas coisas são deixadas de lado por conta da rotina corrida ou falta de motivação.

Por isso, tire proveito da folga em casa para iniciar um projeto ou concretizar aquelas ideias que ainda permanecem no papel. Pode ser a criação de um blog próprio, a abertura de um negócio, o planejamento da carreira e qualquer outra prática que gere satisfação em curto ou longo prazo.

2. Testar receitas variadas

Você tem um prato favorito ou descobriu um alimento que pode ser incluído em suas refeições diárias? Então por que não utilizar parte das férias em casa para testar receitas de doces e salgados? Dessa forma, terá tempo suficiente para conferir o resultado e, se achar necessário, fazer algumas adequações no preparo.

A internet está repleta de sites culinários para você conferir e se inspirar. Inclusive, para quem prefere um tutorial completo, vale a pena apostar nas dicas apresentadas em forma de vídeos. A vantagem é que, ao ver alguém preparando alimentos, dá para acompanhar cada etapa em detalhes.

Aposte em opções variadas, com quitutes para saborear em sua rotina matinal ou no intervalo da tarde. Arriscar na cozinha é uma aventura que compensa muito. Assim, você vai degustar delícias a um baixo custo e até surpreender amigos e familiares com novos sabores.

3. Zerar títulos na Netflix 

Quem não gosta de acompanhar séries e filmes de vez em quando? No dia a dia, é normal que a conferência desses programas fique limitada a um ou dois episódios.

Há até quem use apenas o fim de semana para espiar a Netflix e outras plataformas de streaming. Seria bom poder aumentar esse tempo e reservar mais algumas horas para a sessão de cinema em casa.

Felizmente, com horas sobrando nas férias, você terá condições de maratonar vários títulos. Para deixar a experiência ainda mais agradável, prepare aperitivos e uma bebida adequada ao clima. Vale até chamar seus animais de estimação para se acomodarem no sofá e esquecer um pouco a vida lá fora.

4. Montar uma horta caseira

Produzir alimentos no conforto de casa pode ser benéfico para a sua saúde física e mental. Dessa forma, você não apenas obtém nutrientes livres de agrotóxicos como também pratica uma atividade quase terapêutica, já que lidar com a terra exige paciência e atenção por tempo prolongado.

Antes de começar, defina uma área para cultivar verduras, temperos e ervas medicinais. As condições de luz vão determinar quais variedades podem se desenvolver bem no local. Se for um cantinho sombreado, por exemplo, pesquise sobre espécies para áreas internas e siga as orientações de profissionais.

5. Praticar exercícios físicos

Passar as férias em casa não deve ser desculpa para descuidar da saúde. Manter o corpo em movimento ajuda na liberação de endorfina, também conhecida como hormônio da felicidade. Isso explica porque costumamos sentir aumento do bem-estar após a prática de alguma atividade intensa.

Fazer exercícios com frequência ainda melhora a qualidade do sono, o que é ótimo para quem tem ansiedade ou sofre de insônia. A boa notícia é que existem várias modalidades para praticar no ambiente doméstico: aeróbico, dança, ginástica localizada e até pulo de corda. É só escolher a sua preferida e se divertir!

6. Fazer SPA em casa

Você sente que precisa relaxar e deixar os pensamentos de lado? Nesse caso, a dica é apostar em práticas que envolvam diferentes sentidos. Rituais comuns nos SPAs ajudam bastante e podem ser reproduzidos em casa sem nenhuma dificuldade.

Primeiro escolha um local silencioso, tranquilo e que proporcione privacidade. Depois selecione o cuidado pessoal mais interessante para o momento: banho de espuma, meditação com sons da natureza, alongamento de membros, automassagem com óleos essenciais, escalda-pés com sais de banho etc.

Você também pode se aconchegar em uma área de lazer e simplesmente contemplar o dia, fazendo orações ou conversando com alguém. Se quiser deixar a ocasião ainda mais especial, acenda incensos ou velas perfumadas.

7. Renovar playlists 

A música está presente em vários momentos do seu dia, certo? Então o que acha de buscar novas melodias, conhecer outros estilos e até trocar dicas de artistas com outras pessoas? O período de folga estendida é ideal para isso!

Aproveite a oportunidade para pesquisar álbuns, conferir videoclipes e explorar sons que você jamais encontraria em um dia comum. Se gostar das faixas, basta adicionar à sua playlist favorita ou montar listas baseadas em diferentes categorias.

Com o tempo, sua rotina será embalada pelas produções recém-descobertas. Inclusive, essas músicas podem deixar a prática dos exercícios físicos muito mais estimulante. Não há nada melhor para ficar livre do sedentarismo de uma vez por todas.

Viu como é possível diversificar os programas durante as férias em casa? Se possível, intercale as atividades calmas e agitadas para que você tenha descanso suficiente e recupere as energias. Tenha em mente que o foco deve estar em encontrar tempo para si, o que é essencial para renovar o ânimo e voltar ao trabalho.

A criatividade para pensar em atividades adequadas ao ambiente doméstico deve ser ainda maior entre aqueles que têm filhos pequenos. Se é o seu caso, veja agora como criar uma rotina para as crianças!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório