Ferramentas indispensáveis para pequenos reparos em casa

08 outubro 2020

Kit com caixa de ferramentas indispensáveis

Seja para colocar um novo quadro na parede ou para montar um móvel, existem ferramentas que são indispensáveis para pequenos reparos e serviços em casa. Por isso, é importante saber quais são e como elas podem ajudar você no dia a dia!

Vantagens de ter um kit de ferramentas em casa

Contar com uma caixa de ferramentas em casa pode trazer diversas vantagens. Uma das principais é que você não precisa esperar pela visita de um profissional para fazer o serviço - basta usar suas próprias ferramentas para ganhar praticidade e agilidade na tarefa.

Além de otimizar o tempo, dispensando agendamento da visita de um profissional, você também pode economizar financeiramente ao ter suas próprias ferramentas, afinal não precisa pagar material e mão de obra.

Principais ferramentas para pequenos reparos

Há ferramentas que são indispensáveis para os serviços básicos do dia a dia de uma casa ou apartamento e elas podem ser divididas entre ferramentas manuais e ferramentas elétricas ou a bateria.

Dentre as ferramentas manuais, estão itens como martelo, alicate e chave de fenda, que são muito úteis para pequenos reparos. Já entre as ferramentas elétricas, destacam-se a furadeira e a parafusadeira, que trazem muito mais facilidade para as tarefas domésticas.

Pequenos reparos que podem ser realizados e as ferramentas adequadas

1. Alicate

O alicate é uma ferramenta tradicional nos lares brasileiros e não pode faltar no seu! Com ele, você pode descascar fios elétricos, cortar arames, apertar parafusos, entre outras atividades essenciais para os pequenos reparos de casa.


2. Martelo

O mesmo vale para o martelo, que é muito útil para fixar algo com um prego, como um quadro na parede, para montar um móvel ou para aplicar pés protetores nas peças, por exemplo. Além disso, com a outra ponta você pode retirar os pregos que não precisa mais.

3. Chave de fenda

A chave de fenda é outro coringa dos pequenos reparos. Com ela, você pode fazer uma infinidade de coisas, desde instalar uma fechadura até montar um móvel novo do zero.


4. Chave inglesa e de grifo

As chaves ajustáveis, como a chave inglesa e a chave de grifo, são utilizadas para apertar e soltar parafusos e tubos. Elas são importantes porque permitem o ajuste da boca, adequando-se a vários tamanhos de parafusos e tubos.


5. Pregos e parafusos

Outros itens que você precisa ter em casa são pregos e parafusos de vários tamanhos. Afinal, é difícil prever quando vamos precisar de um deles para fazer um novo reparo.


6. Trena

A trena também é um acessório fundamental, que permite medir tudo para fazer reparos corretos e cuidadosos, como a instalação de suporte para TV, que precisa ser colocado de forma bem reta na parede, por exemplo.


7. Furadeira e parafusadeira

Por fim, furadeira e parafusadeira trazem ainda mais agilidade e praticidade para os pequenos reparos e precisam fazer parte do seu kit de ferramentas. Elas permitem furar superfícies e parafusar itens com muito mais facilidade, deixando as tarefas ainda mais simples.


Agora que você já sabe tudo sobre as principais ferramentas para ter na sua casa, não deixe de contar com elas para os pequenos reparos domésticos! Compartilhe este artigo com seus amigos para que eles também estejam sempre preparados!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório