Financiamento Minha Casa Minha Vida: o que é composição de renda? | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Financiamento Minha Casa Minha Vida: o que é composição de renda?

15 setembro 2017


Você encontrou o imóvel de seus sonhos, mas não possui renda suficiente para financiar? Saiba que a composição de renda pode ser uma boa estratégia para facilitar a aquisição pelo Minha Casa Minha Vida, proporcionando a liberação de um crédito maior.

Mas, afinal, o que é composição de renda? Confira neste artigo as principais informações que você precisa conhecer sobre o assunto!

O que é composição de renda?

Fazer uma composição de renda nada mais é do que somar os rendimentos de mais de uma pessoa para aumentar a capacidade de pagamento em um financiamento. Assim, com uma renda bruta mensal mais elevada, é possível assumir parcelas mais caras e, consequentemente, financiar um imóvel de maior valor. 

Vale destacar que os bancos permitem o comprometimento de até 30% da renda mensal para fins de financiamento. Com a composição de renda, são somados os rendimentos de todos os participantes para definir a margem máxima da operação.

Quem pode participar da composição de renda?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a possibilidade de composição de renda não se restringe apenas aos casais. No Minha Casa Minha Vida, em especial, é permitida a composição por até três participantes, que podem ser os cônjuges ou outras pessoas com vínculos consanguíneos ou por afinidade. 

Para o financiamento no programa habitacional, podem compor renda: pais e filhos, companheiros, padrasto/madrasta, netos, avós, irmãos, enteados, tios, sobrinhos, cunhados, sogros, primos e genro/nora, além dos cônjuges. Em outros casos, a composição pode ser feita até mesmo entre amigos.

Como é feita a avaliação cadastral?

Ao avaliar as pessoas que irão compor renda para um financiamento, é preciso levar em consideração que todos os participantes estarão sujeitos à análise cadastral.

Serão verificados dados junto aos órgãos de proteção ao crédito e órgãos públicos, como o INSS e a Receita Federal, dentre outros.

É possível utilizar os recursos do FGTS?

Uma boa notícia para quem pretende fazer a composição de renda para viabilizar a compra de um imóvel é a possibilidade de utilizar os recursos do FGTS.

Desde que atendidas as regras de utilização, é possível contar com as reservas de cada participante, o que pode ser feito para diminuir o valor da entrada ou amortizar o saldo devedor.

Há restrições quanto ao prazo do financiamento?

No Minha Casa Minha Vida, assim como em qualquer outra modalidade de financiamento, o prazo é limitado de acordo com a idade do participante mais idoso. 

Tal restrição ocorre pelo fato de que a legislação define uma idade máxima para que alguém possa ter um financiamento imobiliário. Assim, quanto mais idoso for o participante, menor o número de parcelas.

A composição de renda deve ser feita, preferencialmente, entre pessoas mais jovens. Uma vez que a idade de um dos participantes limita o número de parcelas, o valor da prestação se torna mais elevado, o que tende a anular as vantagens em compor a renda.

Como fica a propriedade do imóvel?

Quando o financiamento é feito por meio da composição de renda, cada participante se torna proprietário do imóvel. Por isso, a escolha das pessoas que irão compor a renda deve ser feita com muito cuidado, para evitar problemas futuros.

Lembre-se de que, em caso de endividamento de um dos participantes, o imóvel pode chegar a ser penhorado.

Há a possibilidade de que um dos participantes se retire da composição. Para tanto, os remanescentes devem ser submetidos a nova análise cadastral, comprovando condições de assumir o financiamento.

A composição de renda abre a possibilidade da aquisição de um imóvel de maior qualidade no Minha Casa Minha Vida, com localização e características que melhor atendem à sua necessidade. É importante tomar as devidas precauções antes de concretizar o negócio.

Não deixe de curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das nossas novidades!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório