Algumas formas de aquisição mostram-se grandes aliadas para realizar o sonho da casa própria, comum a milhões de brasileiros. Uma deles é o financiamento SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Se você também está em busca de soluções para comprar o seu imóvel, confira abaixo como o sistema funciona, suas vantagens e se você está apto a solicitá-lo.

Financiamento SBPE 1

O que é o financiamento SBPE?

SBPE é um modelo de financiamento direcionado à compra de propriedades disponibilizado por uma série de bancos e outras instituições financeiras. O recurso está disponível até mesmo para quem já tem um imóvel em seu nome. Assim, mesmo quem busca uma nova propriedade como investimento pode recorrer ao SBPE para a aquisição parcelada.

Quais são as vantagens do financiamento SBPE?

Essa modalidade de financiamento tem como objetivo um público específico: pessoas com melhor condição aquisitiva, que buscam diversificar o seu patrimônio. Veja a seguir, quais são as principais vantagens desse modelo de financiamento.

1. Longo período de quitação

Financiamentos são uma oportunidade de parcelar o pagamento de maneira estendida. Essa, portanto, é também uma das principais vantagens desse modelo de pagamento. Com ele, os compradores têm até 35 anos para quitar a compra de um imóvel.

2. Baixa exigência de renda

A avaliação de crédito e de renda são dois fatores que impedem muitas pessoas de realizarem a compra de um imóvel. Afinal, são exigências das instituições financeiras que concedem financiamento. Por isso, o SBPE traz mais uma vantagem ao exigir uma renda familiar de R$ 5 mil, com taxas de juros que variam de um banco para outro. Em comparação com outras modalidades de pagamento, trata-se de uma faixa de rendimento relativamente baixa.

3. Variedade de imóveis

O financiamento SBPE também não aplica grande restrição nos tipos de imóveis que podem ser adquiridos por meio do mecanismo. Assim, a grande oferta disponível no mercado atualmente fica à disposição de quem está em busca de um novo local para morar ou investir. Portanto, estão inclusos, nesse mecanismo de financiamento, propriedades como:

  • casas;
  • apartamentos;
  • propriedades em condomínios fechados (apartamentos e casas);
  • imóveis na planta.

Assim, você pode escolher exatamente como será feito seu próximo investimento. Essa maior liberdade é essencial para que o comprador tome uma decisão da qual não se arrependerá futuramente.

4. FGTS

Assim como em alguns outros financiamentos, o SBPE também permite que o comprador use o dinheiro que tem retido em seu FGTS. Para muitos, esse é um diferencial incrível. Por vezes, os valores em questão são muito significativos e podem ser de grande ajuda para a aquisição de um imóvel.

Quem pode utilizar esse financiamento?

O financiamento SBPE, assim como outros, tem restrições claras em relação a quem está apto a solicitá-lo. Isso garante que o comprador vá honrar com o compromisso e conseguir manter o pagamento das parcelas do imóvel. Assim, quem pode utilizar o financiamento são pessoas que se enquadram nas seguintes exigências:

  • Ser maior de idade ou estar emancipado aos 16 anos;
  • Ser brasileiro ou ter visto de permanência;
  • Não ter o nome com restrições de crédito em instituições como o SPC ou Serasa;
  • Ter 30% da renda mensal livre para pagar as parcelas do financiamento do imóvel.

Qual a diferença entre o SBPE e o programa habitacional federal?

Durante muitos anos, o programa Minha Casa, Minha Vida (anteriormente, Casa Verde Amarela) é um grande impulsionador para que pessoas de menor renda possam realizar o sonho de ter o próprio imóvel, pois conta com subsídios do Governo Federal. Assim, pessoas de baixa renda conseguem comprar uma casa sem precisar comprometer toda sua renda mensal. Embora ambos seja uma forma de financiamento, o SBPE não conta com subsídios governamentais.

Outra diferença é que o programa Minha Casa, Minha Vida impõe uma restrição básica quanto à possibilidade de o solicitante do financiamento já ter um imóvel em seu nome. Isso significa que essa opção é direcionada exclusivamente para quem está em busca da primeira casa própria. Já no SBPE não há essa limitação.

Diferenças à parte, o financiamento SBPE é uma excelente opção para quem tem interesse em adquirir um novo imóvel, seja uma casa, seja um apartamento. Avalie as condições junto à financiadora, analise seu planejamento financeiro, considerando todos os valores envolvidos no processo de aquisição, como o ITBI, e os valores necessários para arcar com as despesas pós-compra, como IPTU. Dessa forma, você aproveita o melhor da sua conquista!