Hora da compra: como encontrar o imóvel ideal

16 março 2018



Para muitas pessoas, uma das maiores conquistas da vida é a realização do sonho da casa própria. Isso não é por menos. Para torná-lo realidade, é necessário planejamento financeiro, dedicação e uma busca incessante pelo imóvel ideal. Devido a esse esforço, a sensação de vitória após entrar pela primeira vez em um imóvel que é seu é incomparável.

No entanto, para que esse êxtase não dê espaço à decepção, é fundamental ficar atento a vários fatores na hora de escolher sua próxima residência. Mesmo que as preocupações com as questões econômicas sejam fundamentais, elas não deverão ser os únicos motivos a influenciar na escolha. Sendo assim, as chances de se fazer uma definição errada serão menores, resultando em uma maior satisfação pelo imóvel adquirido.

Continue a leitura deste artigo e descubra o que é necessário considerar na hora de decidir por uma residência para você e sua família.

Determine um orçamento

Para conseguir realizar o sonho da casa própria, o primeiro passo é ter um bom planejamento do que é necessário fazer para transformar esse desejo em realidade. Para tanto, é essencial ter um bom conhecimento sobre as suas atuais condições financeiras. Dessa forma, será possível estabelecer um plano de ação mais realista.

Ao saber como proceder, você terá conhecimento do quanto será o valor máximo a investir em sua futura casa. Mesmo que exista o desejo em contratar um financiamento imobiliário, é essencial conhecer o total de crédito que será liberado.

Dessa forma, existirá o benefício em focar a procura do imóvel ideal em uma faixa de preço realista, evitando, assim, que você encontre e se apaixone por uma residência que não será possível comprar.

Descubra quais são as suas necessidades

Para evitar a aquisição de uma casa que não atenderá suas necessidades atuais ou futuras, é muito importante saber o que ela deverá ter. Sendo assim, é necessário criar duas listas: a primeira com o que é considerado essencial e que não poderá faltar nessa nova residência; a segunda com o que seria bom ter, mas que não é obrigatório.

Outro ponto fundamental é estabelecer quais serão seus planos e suas expectativas para a vida nesse imóvel. Assim, será bom definir o tempo em que você viverá nessa residência, se ocorrerá o nascimento de mais filhos durante esse período e como será o seu estilo de vida.

Escolha uma boa localização

Mais um aspecto fundamental na escolha do imóvel ideal é a localização, sendo necessário ficar atento para esse fator não se transformar em um grande problema. Para evitar transtornos e decepções, será preciso descobrir se a ida ao trabalho ou a realização de suas atividades diárias não serão prejudicadas.

Também é bom avaliar a existência de comércio e serviços próximos à residência. Dessa forma, será possível estabelecer previamente se o imóvel escolhido não lhe fará perder horas preciosas em deslocamentos ou nos trânsitos caóticos.

Faça uma boa pesquisa no mercado

A compra de um imóvel é algo importante para qualquer pessoa. Afinal de contas, se trata de um grande investimento e existem dificuldades para fazer uma troca. Por isso, é essencial fazer uma abrangente pesquisa nas diversas opções existentes no mercado e não cair na tentação de escolher a primeira alternativa.

Avalie a documentação

Um dos grandes desafios para quem deseja comprar um imóvel é conseguir vencer a burocracia. São inúmeros documentos que deverão ser analisados antes de conseguir pegar as chaves e fazer a mudança. 

Para evitar futuras dores de cabeça e perda de tempo, uma boa dica é comprar o imóvel ideal com uma boa construtora, a qual tenha elevada qualidade e grande aceitação pelo mercado.

Se você gostou dessas dicas e deseja receber mais informações como essa, assine nossa newsletter e tenha nosso conteúdo em primeira mão na sua caixa de e-mail!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório