Horta em casa: Veja dicas para plantar em espaços pequenos

13 março 2019

Engana-se quem imagina que, para ter uma horta em sua residência, é preciso morar fora da cidade grande, ou que são necessários um quintal gigantesco e uma casa imensa para que se possa cultivar alimentos. Hoje em dia, com uma combinação perfeita entre maior acesso à informação e o desenvolvimento de novas técnicas de plantio em espaços urbanos proporciona a qualquer morador da cidade grande a chance de criar e manter uma horta até mesmo dentro de um apartamento.

A sacada, aqui, é aproveitar ao máximo todos os espaços disponíveis como varandas, parapeitos, pisos, telas de proteção, paredes e até mesmo o teto, onde é possível pendurar ganchos e dispor plantas variadas.

Feita a escolha do melhor local, parta para a segunda etapa, que é aquela em que se escolhem os materiais usados para que a horta comece a funcionar de verdade. Para tanto, verifique, além do seu gosto pessoal, o que cabe no orçamento da família, já que itens de jardinagem podem ter uma variação grande em seu custo.

Os vasos, por exemplo, estão disponíveis em materiais como cerâmica e plástico, enquanto que as jardineiras podem ser feitas de madeira, PVC, alumínio e até mesmo com materiais reciclados como pallets e caixotes.

Pesquise sobre as necessidades de cada planta e agrupe-as de acordo com hábitos similares em relação a procedimentos como irrigação, iluminação, adubação e colheita. Estas informações podem ser facilmente encontradas na internet e, para quem deseja estudar o tema mais a fundo, livros especializados disponíveis em bibliotecas.

Entre as espécies mais comuns nas hortas em ambientes domésticos, algumas das favoritas dos hortelões são o manjericão, o tomate-cereja, a cebolinha, o alecrim, a hortelã, o orégano, variados tipos de pimenta, a rúcula, os morangos e até mesmo as cenouras.

Informe-se, fique de olho no desenvolvimento dos seus alimentos, e aproveite todos os benefícios de ter uma horta dentro de casa, sem qualquer tipo de agrotóxico, e compondo um estilo de vida dinâmico, em conexão com a natureza e absolutamente saudável.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório