Iluminação natural: dicas para aproveitá-la e economizar energia

11 janeiro 2016

Sala de estar de decorado MRV com móveis em tons terrosos

Um bom projeto arquitetônico e de decoração leva em conta, dentre outros fatores, a iluminação natural da casa ou do apartamento.

Quanto mais se aproveita esse recurso de forma inteligente, melhor o projeto. A luz natural, além da economia de energia proporciona um ambiente mais alegre, aconchegante e a própria luz solar traz benefícios à saúde.

Confiras dicas de iluminação natural para sua residência

A entrada de luz solar nos ambientes proporciona também o fim do aparecimento de mofo e fungos. Dessa forma, separamos dicas para você utilizar da melhor forma a luz natural.

Os vidros, além de deixar o espaço mais sofisticado e moderno, permitem a entrada de luz nos ambientes. Assim, eles podem ser utilizados em janelas, portas e divisórias, deixando a casa mais clara.

A pele de vidro que já é usada em prédios comerciais, começa a aparecer em imóveis residenciais. Os cuidados com esse tipo de vidro se dão apenas nos períodos do ano mais quentes, pois o material esquenta a casa, necessitando de climatização no ambiente.

Cortinas e persianas para ajudar na iluminação

Uso de persianas também é uma boa opção para quem quer aproveitar melhor a luz natural, pois permitem o controle na entrada da luz solar. Para se ter um maior aproveitamento da luz, o ideal é que as persianas utilizadas nas janelas sejam de cor clara.

Toda iluminação natural que vem de cima é conhecida como cobertura zenital. É um tipo de estrutura que precisa de mais investimento e é indicada para áreas maiores ou em locais onde as janelas não são suficientes para captar a luz natural. Estão inclusas nessa categoria as claraboias e tetos transparentes que são indicadas para áreas de deck e jardins de inverno.

Fonte: Viva Decora

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório