Iluminação planejada ajuda a economizar energia em casa | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

Iluminação planejada ajuda a economizar energia em casa

15 abril 2015

Com um bom planejamento, é possível encontrar soluções luminotécnicas que valorizem os cômodos sem pesar na conta de luz.


DSC_0258


Relegada ao papel de coadjuvante, uma luz planejada pode, no entanto, influenciar de maneira decisiva no bem-estar de sua casa. Enquanto móveis e outros elementos decorativos são responsáveis por demarcar um estilo, a iluminação cumpre a tarefa de estabelecer o clima da decoração, emulando por meio da cor o estado emocional dos moradores.


DSC_0274


Um bom projeto é capaz de criar diferentes sensações, adaptando a luz de acordo com cada fase da vida. Essa flexibilidade, por sua vez, é alcançada através dos tipos de lâmpadas usadas e das matizes escolhidas.


DSC_4260


Nesse sentido, tons amarelados estabelecem a sensação de aconchego na mesma medida em que as cores branco-azuladas criam um clima de atenção e concentração propícios a leitura de um livro, por exemplo.


DSC_0057


 É importante ressaltar, entretanto, que o projeto luminotécnico deve ser pensado junto com o design do ambiente. O objetivo é valorizar os pontos fortes e ao mesmo tempo camuflar as falhas estruturais. Para um correto aproveitamento da luz, o ambiente deve ser pensado em função de todas as atividades que serão desenvolvidas naquele espaço. É fundamental ao menos hierarquizar a iluminação sob duas perspectivas: a partir de seu uso direto e através de pontos difusos com a ajuda de luminárias e lâmpadas específicas.


Fonte: Móveis Polo

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório