Muitas são as famílias que optam pela compra de apartamentos que possuem área privativa ou varanda. Os motivos são os mais diversos: acomodar melhor os bichinhos, ter um espaço a mais para a área de serviço, criar um cantinho para as crianças brincarem ou para relaxar.

Mas após adquirir o imóvel, a dúvida frequente é: como decorar a área privativa? O primeiro passo é pensar em qual será o real uso do espaço. Vai aproveitar o cantinho para lazer ou pretende usá-lo como uma extensão da área de serviço? Quer um espaço mais tranquilo e zen, ou algo prático para as crianças brincarem?

área privativa 1

Confira a seguir algumas inspirações para quem quer fazer da área privativa ou varanda um cantinho de descanso, bom para ler, relaxar ou reunir uma pequena quantidade de amigos. A tendência é apostar no modelo rústico, com móveis e painéis em madeira. Você pode aproveitar também para fazer uma mini-horta ou um jardim suspenso.

área privativa

Se sua área é pequena, opte por cores claras e materiais que não segmentem o olhar – cerâmicas muito pequenas não são adequadas. Assim, seu espaço parecerá maior. O uso de “pedrinhas” no chão também ajuda a compor o ambiente e tem estado presente cada vez mais nos projetos dos melhores arquitetos.