Em imóveis compactos, o “menos é mais” é a receita de sucesso para agregar funcionalidade e beleza. E isso se aplica, inclusive, em menos repartições entre cômodos. Integrar ambientes é uma solução eficaz e contemporânea. Os apartamentos eficientes ou JK são prova disso. Sala de jantar, sala de estar e cozinha podem dividir o mesmo ambiente de forma totalmente harmônica e com muito estilo. Assim como uma varanda ou sacada pode ser integrada à sala. Confira e inspire-se para aproveitar ao máximo as vantagens dos espaços integrados!

espaços integrados 1

A primeira grande dica é demarcar os diferentes ambientes com pequenas demarcações visuais, que podem ser feitas com a ajuda de um móvel, acessório ou cores. A sala de jantar e a cozinha, por exemplo, podem ser demarcadas com uma bancada, que faz às vezes de mesa, assim como é usada no estilo de cozinha americana – a inspiração mor em termos layouts com planos abertos.

Tapetes podem demarcar o espaço da sala de jantar e da sala de estar, assim como móveis multifuncionais, como uma estante divisória ou um sofá com nichos na parte traseira.

Outra ideia é abrir tudo: tirar as paredes e criar um mega cômodo, mas com cuidado para não mexer em paredes estruturais. Decorado de maneira estratégica, com móveis pensados para esse tipo de junção, o espaço pode ficar bastante estiloso e prático. É importante, portanto, pensar em um estilo que integrem visualmente todos os ambientes, espaços de armazenamento inteligentes, que permita manter tudo guardado e organizado e, quando isso não for possível, que os itens a mostra possam ser usados como parte da decoração. Podem ajudar a cumprir essa função os cestos de palhas, nichos e prateleiras, escorredores de louça, que fazem as vezes de armário aberto para os principais utensílios, entre outros acessórios.

Mas lembre-se da regra principal, “menos é mais”. Nada de exagerar em móveis, enfeites e até nas cores para não criar uma sensação de bagunça ou aperto. Na hora de escolher os objetos de decoração tenha em mente o conceito de estética funcional. Um livro decorativo, que na verdade é uma caixa, uma mesa, que também é um baú e pufe, são alguns exemplos para criar espaços de armazenamento adicionais e otimizar espaço.

No mais, além de tornar o seu apê mais amplo, a integração entre ambientes também é um estímulo para a integração familiar.