João Pessoa é mais um município onde a MRV Engenhaira adere ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção  | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

João Pessoa é mais um município onde a MRV Engenhaira adere ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção

29 setembro 2014

Iniciativa reforça o pioneirismo e a proatividade da construtora em seguir as diretrizes do Compromisso.



A MRV Engenharia realizou na última sexta-feira, dia 26 de setembro, cerimônia que marcou a adesão do primeiro canteiro de obras do estado da Paraíba ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção. Com isso, o canteiro de obras do Reserva Jardim América, localizado a Rua Ana Espínola Navarro, S/N – Ernani Sátiro e o maior canteiro de obras na Paraíba alinhou-se aos propósitos do Compromisso Nacional, que são aprimorar as práticas de trabalho, segurança e qualificação de pessoal, além de implantar nessa obra a figura do representante sindical.



O evento contou com as presenças do Ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência, Diogo Santana, do assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, do diretor de Relações Institucionais da MRV Engenharia, Sérgio Lavarini, do diretor de Produção da Regional Nordeste, Mauricio Raso, entre outras autoridades.


Durante o evento, foram empossados três representantes sindicais que atuarão como interlocutores entre a obra e a Companhia. Os colaboradores da MRV selecionados pelo Sindicato serão os representantes que dedicarão três horas semanais para atender seus colegas de trabalho que atuam nas obras. Esse trabalho dos representantes sindicais facilitará a comunicação pelos trabalhadores sobre eventuais dúvidas e/ou reclamações quanto às condições de trabalho e segurança da obra, dados que serão repassados rotineiramente à construtora para a devida solução.


O Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo detalhou os ganhos da implantação do Compromisso Nacional e da presença dos representantes sindicais no ambiente das obras, tanto para os trabalhadores como para as empresas. Feijóo ainda incentivou os operários a participarem ativamente da iniciativa. “Por onde se implantou, o Compromisso Nacional tem sido muito efetivo na melhoria do ambiente e condições de trabalho e também da comunicação entre trabalhadores, sindicatos e empresas. Parabéns para a MRV e ao sindicato pela coragem em implantar esse projeto”, completou.


Para Sérgio Lavarini, a iniciativa refletirá diretamente nas relações de trabalho da obra, resultado que vem acompanhando em outras localidades. “Esse é o 15º Compromisso Nacional implantado pela MRV Engenharia. Nos 23 canteiros da construtora onde o projeto está presente em funcionamento observamos uma melhoria na gestão das relações trabalhistas na obra e também na comunicação entre empresa, sindicato e operários. Além disso, percebemos uma maior satisfação dos trabalhadores no dia a dia”, comentou.


João Pessoa é a décima quarta cidade a contar obras com implementação do Compromisso Nacional. Nos próximos meses, a MRV avaliará estender essa iniciativa a canteiros localizados em outras cidades do país.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório