Lista de móveis para recém-casados: confira os itens essenciais

29 abril 2021

2 comentários
Recém-casados comprando seus móveis

O ditado diz 'quem casa, quer casa', mas os casais sabem bem que é mais que isso. Dentre uma série de questões — que incluem o uso do FGTS para comprar um imóvel, por exemplo —, é necessário pensar em toda a mobília do novo lar. Porém, é aí que surgem as dúvidas. Afinal, o que exatamente comprar?

Montar uma lista de móveis para recém-casados é um excelente caminho, porque evita o desperdício de dinheiro e o acúmulo de dívidas. Quer descobrir como fazer isso?

Então, confira como definir essa relação, quais peças não podem faltar e como se programar para garantir o que é fundamental. Boa leitura!

Saiba como fazer uma lista de móveis básica

Definir a lista de móveis para recém-casados pode não ser uma tarefa simples, mas algumas dicas ajudam a facilitar o processo. Primeiro, o casal precisa conversar e decidir quais são os itens que cada um não abre mão.

Depois, é preciso verificar a área disponível no imóvel. Também vale a pena medir os cômodos para ter noção da metragem e otimizar o espaço daqueles que são menores. Lembre-se de anotar as medidas em uma agenda, no bloco de notas do celular ou em um papel.

Conheça os itens que não podem faltar na sua casa

Agora, a próxima etapa é, efetivamente, escolher os itens que não podem faltar em uma casa ou apartamento. Divididos por cômodos, podemos indicar que os móveis essenciais são os seguintes.

Quarto

No quarto, o básico da lista de móveis para recém-casados deve envolver a cama e o guarda-roupa de casal. É importante escolher produtos de boa qualidade e durabilidade, já que esses dois itens serão muito usados.

O mesmo vale para o quarto de hóspedes. Afinal, não há nada melhor que receber as visitas com um ambiente equipado. A vantagem de deixar esse cômodo previamente montado é que o casal pode, no futuro, transformá-lo em dormitório infantil.

Sala de estar

A sala é um ambiente comum da casa e um local para receber os familiares ou amigos. Assim, para recepcioná-los de forma confortável, um conjunto de sofá é fundamental. Com o tempo, basta adicionar pufes e poltronas para abrigar mais pessoas.

O rack para a TV é outro item importante, já que serve para organizar objetos e deixar o ambiente organizado. Caso o espaço seja muito pequeno, a dica é instalar apenas um painel de parede. Alguns modelos seguram o televisor e ainda vêm com pequenos nichos ou prateleiras para guardar coisas.

Sala de jantar

Muitas pessoas se esquecem desse ambiente, ao montar uma lista de móveis para recém-casados. Mesmo que ele não seja usado em todas as refeições, é importante garantir o básico. Isso inclui uma mesa com cadeiras, de tamanho suficiente para receber as pessoas que costumam conviver com o casal.

E se cozinhar pratos elaborados para reunir os amigos é um hobby dos pombinhos, vale a pena equipar a sala de jantar com um aparador ou buffet. Esse móvel oferecerá apoio para bandejas repletas de quitutes e até bebidas. 

Cozinha

Armários e uma mesa ou bancada são móveis indispensáveis na cozinha. Se você mora em apartamento próprio, vale a pena investir na marcenaria sob medida. Uma forma de otimizar o espaço é substituir as cadeiras tradicionais — aquelas com encosto — por bancos e utilizá-los como assentos. Além de liberar espaço, essa solução traz modernidade ao ambiente, sem que os moradores precisem abrir mão do conforto.

Banheiro

Esse local não precisa de muita coisa para cumprir sua função e facilitar a rotina de cuidados dos moradores. Para aqueles que costumam acumular muitos produtos de beleza e higiene, o ideal é comprar um gabinete com portinhas e gavetas.

Se o espaço for limitado para receber um móvel desse tipo, a saída é verticalizar. Basta que o casal instale nichos e prateleiras nas paredes do banheiro ou lavabo. São peças versáteis porque oferecem apoio para guardar pertences e acessórios diversos, sem ocupar muita área.

Escritório

Trabalhar na modalidade home office não é mais novidade para muita gente. Hoje, diversas atividades profissionais podem ser exercidas no conforto de casa. Portanto, cabe a cada pessoa definir se compensa montar um escritório dentro da própria residência. O mais recomendado para esse tipo de espaço são as peças multifuncionais, que têm várias utilidades.

Você pode, por exemplo, acrescentar uma cadeira ergonômica para ter conforto e preservar uma postura adequada. Também acrescente uma escrivaninha robusta na lista de móveis para recém-casados. Os modelos com compartimentos, como gavetas ou divisórias na base, são ótimos para armazenar materiais ou equipamentos de trabalho.

Assim como no banheiro, dá para fixar prateleiras nas paredes ou apostar em uma estante alta para o escritório. Dessa forma, itens como livros, pastas e documentos ficarão sempre em ordem.

Área externa

Quem tem uma sacada, varanda ou, até mesmo, um espaço gourmet precisa pensar em peças que atendam às atividades de lazer. Se for uma pequena área externa, bastam alguns banquinhos para permitir que os moradores se assentem no fim do dia e contemplem a vista.

Ambientes maiores, por outro lado, aceitam desde espreguiçadeiras até carrinhos de bar. Juntas, essas peças favorecem o relaxamento após um dia exaustivo e estimulam o casal a permanecer mais tempo fora da casa. O importante, em todo caso, é buscar móveis adequados ao descanso e à interação.

Descubra como se programar para comprar o essencial 

É preciso se programar para ter uma casa confortável com o que é essencial no dia a dia — e o planejamento financeiro faz parte dessa programação. Mesmo depois de definir a lista de móveis, reserve um período para pesquisar os preços e verificar a qualidade dos itens. Tenha todas as suas anotações em mãos quando for às lojas ou decidir comparar produtos em e-commerces.

É recomendável aproveitar, sempre que possível, as épocas de promoções, como a Black Friday ou o início do ano. No entanto, tenha bastante cuidado porque, muitas vezes, o barato pode sair caro! Faça perguntas sobre o que deseja levar e não se esqueça de questionar sobre a garantia. No mais, comprar em lojas que oferecem o serviço de instalação e a montagem é muito vantajoso.

Gostou de descobrir como definir a lista de móveis para recém-casados? Faça o esforço de anotar os modelos, sempre que alguma peça vier à mente. Esse exercício garante que os casais não esqueçam de nada e, por conta disso, evita dores de cabeça no processo de mudança.

Quer saber mais sobre itens considerados essenciais? Veja aqui quais você precisa providenciar antes de mudar para a casa nova!

Comentários

Joel Ferreira
Joel Ferreira disse: 03 dezembro 2019
Gostei muito das dicas qui foram passadas
MRV
MRV disse: 04 dezembro 2019
Olá Joel!

Ficamos contentes em saber que você acompanha e gosta das nossa dicas. Aqui no Blog da MRV nos preocupamos em trazer um conteúdo informativo que ajude nossos leitores de um jeito prático. Continue acompanhando nosso Blog, pois sempre trazemos dicas com soluções práticas que irão te ajudar!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório