Mantenha os estofados sempre novos com dicas fáceis | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

Mantenha os estofados sempre novos com dicas fáceis

24 julho 2014

Essenciais a uma boa sala, os estofados precisam de manutenção adequada e periódica. 



 Dicas:


- Uma boa escovação faz parte dos cuidados diários de qualquer estofado, seja ele de linho, como o da foto, ou de camurça, sarja, algodão e seda. Para executá-la sem danificar as fibras, use uma escova de pelos macios. A ferramenta não só remove o pó, como penteia os fios do tecido, avivando suas tramas e cores.


- Para a limpeza rotineira dos estofados, especialmente os de tecido (linho, camurça, sarja ou algodão), o aspirador é indicado, pois possui uma série de acessórios que ajudam a retirar o pó acumulado e, ainda, a escovar os fios.



- Se uma limpeza ainda mais profunda for necessária, use um pano branco umedecido com solução de água e algumas gotas de álcool ou de detergente neutro. Deixe o pano pouco úmido, quase seco, e passe-o por toda a extensão do sofá ou poltrona com movimentos delicados e circulares.


- Caso a limpeza seja localizada, por conta, por exemplo, do derramamento de alguma substância, retire o excesso do líquido com papel toalha. Na sequência, limpe a área com o auxílio de um pano levemente umedecido pela solução de água e algumas gotas de álcool ou detergente neutro. É importante limpar a área como um todo, para minimizar o risco de deixar uma marca no estofado.



- Se o seu sofá, suas cadeiras ou mesmo algumas almofadas forem de seda, tenha mais cuidado ao fazer a manutenção, pois o tecido é muito delicado. A escovação é a forma mais indicada de limpeza, tanto a manual quanto com o auxílio do aspirador. Em caso de acidente, apenas tire o excesso da substância com papel toalha e procure uma empresa especializada em limpeza de estofados para remover a mancha.


- A manutenção do estofado de couro é realizada apenas com um pano seco ou, se necessário, umedecido com solução de água e algumas gotas de álcool. Ao contrário do que muita gente imagina, não se deve passar silicone nem cera sobre a superfície, pois o couro para decoração já vem hidratado. Para remover o pó que se acumula nos vãos use um aspirador.


- As camurças naturais ou artificiais (ou o suede) ficam muito mais bonitas se penteadas rotineiramente, seja com a escova macia, seja com o aspirador, sempre com a ponta de pelos. Em caso de acidente, também é recomendável absorver o líquido com papel toalha e encaminhar o móvel para uma empresa especializada. Soluções caseiras podem não só desgastar o revestimento, como manchar ainda mais o tecido.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório