Mantenha sua casa limpa e longe dos ácaros

01 março 2021

Mulher limpando o chão com produtos de limpeza

Manter acasa limpa para pessoas alérgicas é uma tarefa muito complicada. Envolve não somente os materiais com que ela é higienizada, mas muitas vezes os revestimentos utilizados em sua construção. Pisos de madeira, por exemplo, são ótimos locais para a proliferação de fungos, microorganismos e frestas que acumulam poeira.

O responsável por tanto sofrimento é o ácaro da poeira doméstica, invisível a olho nu, que se prolifera em cortinas, tapetes e estofados e, em geral, onde for escuro. Inclusive, uma cama pode ter mais de dez mil ácaros. Ou seja, não existe alternativa a não ser caprichar na limpeza e saber como preservá-la.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para fugir dos ácaros e outros tipos de bactérias que prejudicam a saúde. Acompanhe!

Saiba como manter a casa limpa e organizada 

Com a correria do dia a dia é natural que a casa fique bagunçada e você não tenha tempo de fazer uma boa faxina. No entanto, o grande segredo está em saber como preservar a limpeza e adotar algumas técnicas que tornam a vida de quem sofre com alergias muito mais confortável comfoco na saúde de toda família.

Veja, a seguir, dicas de como manter a casa limpa e organizada!

Torne o quarto à prova de ácaros 

Para limpar o quarto, use um pano úmido, uma vez por mês, na armação da cama e outras partes de madeira ou metal que são cobertas pelo pó. O colchão e a caixa de molas devem ser cobertos com uma capa fechada antialérgica, e as cobertas à prova de ácaros.

Outro ponto importante é esquecer a vassoura para limpar carpetes. Elas, aqui, trabalham como aliadas dos ácaros por levantar poeira no ambiente. O mais indicado é deixar os tapetes de lado e apostar apenas no piso frio ou de madeira que são mais simples de higienizar.

Lave as roupas de cama semanalmente 

As roupas de cama ficam muito próximas do rosto e para quem sofre com alergia podem causar uma série de problemas quando não estão higienizadas corretamente. O ideal é que sejam lavadas toda semana com água bem quente (acima de 54 ºC). E cobertores de lã, travesseiros e colchões de borracha devem ser evitados, pois atraem bolor.

Se tiver persianas ou venezianas no quarto, deixe-as de molho em água quente uma vez por mês. Além disso, também é importante que as pessoas alérgicas da casa não participem da limpeza, pois o acúmulo de pó e ácaros levantados ao mover os móveis e a roupa de cama pode dificultar a respiração durante o sono posteriormente.

No entanto, caso não exista outra opção, o recomendado é o uso de luvas, máscaras e outros acessórios que ajudam a minimizar as agressões da poeira ao organismo. Ainda é preciso ficar de olho nos produtos usados. Opções como água sanitária e lustra-móveis costumam preservar o cheio no ambiente por bastante tempo e incomodam quem já sofre com problemas respiratórios.

Aposte em pisos laminados 

O uso de pisos laminados pode minimizar os problemas respiratórios. Além de hipoalergênicos, pois não acumulam pó, não provocam alergia e problemas respiratórios. Os laminados proporcionam facilidade na hora da limpeza, feita apenas com um pano úmido e sabão neutro.

Vale destacar também que os pisos laminados costumam ser muito confortáveis e bonitos. Ou seja, os ambientes ficam aconchegantes sem grandes esforços e ainda apresentam um excelente isolamento acústico.

Limpe a sujeira corretamente 

Para limpar as superfícies com excesso de poeira, utilize um pano úmido, além de algum produto esterilizante de sua preferência, para acabar de vez com a sujeira acumulada.

Você deve caprichar também na limpeza de locais que são mais úmidos, como dentro do guarda-roupa e dentro das gavetas especialmente onde são guardadas as roupas de cama. Entre os principais ingredientes estão giz embrulhados em tule, potes plásticos com carvão, cal ou qualquer outro item que funcione como composição absorvente. 

Se você é do time que prefere praticidade quando se trata de limpeza, existem soluções muito semelhantes que vendem prontas em supermercados. Entretanto, vale ter atenção especial com as fragrâncias para não aguçar as alergias. 

Deixe os ambientes ventilados 

Reforçar a circulação de ar nos cômodos da casa é um hábito que ajuda a proliferação de ácaros. A ventilação adequada e a entrada da luz solar com frequência também impede que cheiros fortes fiquem no ambiente, especialmente, nos quartos após o processo de limpeza, por exemplo.

O outono e o inverno costumam ser as épocas mais críticas para os problemas respiratórios. Dessa forma, se você vive com pessoas que sofrem com esse tipo de condição é preciso aumentar os cuidados e o número de vezes em que a casa é limpa.

Claro que não precisa ser feita uma faxina completa diariamente, mas focar em pontos específicos, como o quarto, se torna essencial. Os móveis, nesse caso, devem ser brevemente higienizados com um pano seco e manter as portas do guarda-roupa aberta por aproximadamente 15 minutos por dia.

Escolha bem o colchão

Pouca gente sabe disso, mas o colchão tem tudo a ver com manter o ambiente do quarto limpo por mais tempo. Isso porque as características do colchão normalmente tem tudo o que os ácaros precisam para se proliferarem.

A umidade, a temperatura e os pontos que ficam sempre cobertos pela roupa de cama tendem a causar problemas alérgicos até mesmo em quem não tem precedentes. Use capas impermeáveis de algodão que são resistentes aos micro-organismos invasores e prolongam a sensação de limpeza.

Lave tudo antes de usar

Seja um edredom ou um pano de prato na cozinha, o mais recomendado é lavar tudo antes de usar em sua casa. Por mais que a nova compra tenha vindo embalada adequadamente, fica difícil saber qual caminho ela percorreu antes de chegar até o destino, se estava há muito tempo parada no estoque ou se a peça foi devolvida por outro consumidor. Então, se programe sempre que comprar algo para usar somente depois de higienizar e sempre que for roupa de cama, a dica é deixar secar ao sol. 

Tenha o lugar certo para cada coisa 

Uma casa que se mantém limpa e arrumada precisa ter um lugar certo para casa coisa. Até mesmo o famoso cantinho da bagunça deve ter o mínimo de organização possível para que toda a família seja fiel às normas do guardar depois de usar que costumam funcionar muito bem. Faça uma arrumação geral e marque lugares para coisas que ficam frequentemente espalhadas e comunique a todos a necessidade colaborar no processo de organização.

Lave a louça depois de cada refeição 

Para quem não tem muito tempo, essa dica pode até parecer exagerada. Porém, ao colocar na ponta do lápis o tempo gasto enquanto lava uma pia cheia de louça, fica claro que é mais vantagem fazer isso logo após comer. O problema, além da perda de tempo, é que insetos podem ser atraídos pelos resquícios nos pratos e panelas e deixar a casa com uma aparência de desorganização.

Vale também reforçar os cuidados com a cozinha do apartamento. Afinal de contas, se trata de um ambiente muito sensível compreparos diários de refeições. Então, sempre que tiver tempo, passe um pano rápido nochão e nas superfícies, como mesas, armários e cadeiras. Ao adotar o hábito de lavar os talheres depois de usar e contar com a colaboração de todos da casa, certamente, o ambiente fica organizado por mais tempo.

Escove o pelo dos animais de estimação

Em casa comanimaizinhos de estimação, os cuidados de higiene devem ser redobrados. É importante escová-los diariamente para que os tufos não fiquem espalhados pelo chão. Ao manter essa frequência, fica mais simples evitar alergias e fazer uma limpeza mais demorada nos móveis que seja diferente das situações em que os acúmulos acontecem.

Essa tática vale para todos os tipos de bichinhos. Mesmo que não sejam peludos, faça um cronograma de higiene para que não deixem os ambientes com cheiro indesejável ou qualquer outro tipo de resquício de ração, necessidades ou bagunça.

Pronto! Agora você já sabe como manter a casa limpa no dia a dia. O grande diferencial está em criar uma espécie derotina de afazeres e cumprir todas as etapas. Mesmo que sejam simples, de acordo com a dinâmica e as necessidades de cada família, se torna mais simples preservar a organização básica e potencializar o conforto.

Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas dicas.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório