Como realizar a manutenção do ar condicionado do seu apê

19 fevereiro 2020

Homem realizando a limpeza e manutenção do ar condicionado em seu apartamento

Saber como realizar a manutenção do ar condicionado do seu apê é uma mão na roda na hora de economizar e aumentar o conforto de sua família. Isso porque, sem esses cuidados especiais, a qualidade do ar emitida pelo aparelho é comprometida e pode causar até mesmo uma série de problemas respiratórios.

O grande segredo, no entanto, está em compreender como fazer o procedimento de maneira correta para preservar a vida útil do ar condicionado. Dessa maneira, você consegue realizar a etapa de limpeza sem deixar de lado nenhum detalhe essencial de segurança.

Quer saber mais? Vamos mostrar um passo a passo de como realizar a manutenção do ar condicionado. Acompanhe!

Entenda a importância de realizar a manutenção do ar condicionado

Antes de tudo, saiba que o ar condicionado funciona de maneira semelhante ao carro. Ou seja, é necessário que todas as peças estejam em bom estado para alcançar seu melhor desempenho. Por esse motivo, investir em manutenções regulares significa mais economia e tranquilidade para a sua família.

Ao garantir que o aparelho não apresenta nenhuma falha, o consumo de energia elétrica, por exemplo, é feito de maneira adequada, sem gastos desnecessários. Além disso, esse tipo de cuidado garante uma circulação de ar mais saudável, que representa ambientes confortáveis em todas as estações.

Conheça as etapas da limpeza e os produtos necessários

Manter o ar condicionado limpo é uma maneira de aumentar a vida útil do aparelho. Dessa forma, os cuidados devem começar com a limpeza da parte externa com água e sabão neutro, para que poeira e outros tipos de sujeira não se acumulem nas entradas.

O mais importante, nesse caso, é não utilizar produtos classificados como multiuso, para evitar a possibilidade de manchar o aparelho ou deixar a parte branca amarelada. A limpeza recomendada para o morador é a higienização dos filtros e da carenagem do evaporador.

Em uma situação como essa, não é necessário usar muitos produtos. Bastar fazer a lavagem dos filtros com água corrente, aplicar um limpador específico e tirar a sujeira da carenagem com um pano úmido. A manutenção pode ser realizada a cada três meses, e a limpeza geral uma vez por ano, com um profissional da área habilitado.

Veja o passo a passo correto para manter o ar condicionado limpo e funcionando

Para colocar a mão na massa na hora de fazer a manutenção do ar condicionado, é necessário tomar alguns cuidados especiais. O principal deles é com a segurança. Procure uma escada adequada para alcançar o aparelho e avalie os riscos de uma possível queda perto de móveis ou outros objetos perigosos. Feito isso, o processo costuma ser bem simples. Acompanhe o passo a passo a seguir:

  • desligue o aparelho para desconectá-lo da energia elétrica;
  • remova o filtro e a tampa da frente, quando necessário, para ter acesso ao local onde fica a bobina;
  • aplique um produto de limpeza específico, que pode ser encontrado em lojas de ferragens e serve para remover o cheiro de cigarro e outras sujeiras acumuladas;
  • tome cuidado para que apenas a bobina entre em contato com o produto de limpeza, já que, ao molhar os fios e outras partes eletrônicas, o aparelho pode apresentar danos;
  • retire a poeira das lâminas da ventoinha de maneira cuidadosa;
  • lave o filtro com água corrente;
  • coloque o filtro de volta e a tampa;
  • aguarde pelo menos 10 minutos para ligar o aparelho novamente.

Pronto! Agora você já sabe como realizar a manutenção do ar condicionado do seu apê. O mais importante é tomar todas as medidas de segurança necessárias para tornar o procedimento eficiente e prático. Só assim será possível manter o aparelho funcionando bem por mais tempo.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre como deixar seu apartamento mais funcional e aproveitar melhor os ambientes.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório