8 motivos para você viver em Maceió, Alagoas

22 julho 2022

Costa litorânea de cerca de 40 km de extensão em Maceió

A primeira vista, a cidade de Maceió parece ser o Caribe brasileiro. Uma das principais cidades do Nordeste brasileiro, com uma costa litoral de aproximadamente 40 km.

Conheça um pouco mais de Maceió, suas principais características e por que morar em uma das cidades que mais crescem no país.

Conheça, também, os pontos de atração e as melhores opções de lazer da região. Acompanhe!

8 motivos para viver em Maceió

Neste tópico, você vai perceber que há razões de sobra para viver em Maceió e realizar o seu sonho e o da sua família.

Certamente, esse é um investimento que representa mais tranquilidade, bem-estar e qualidade de vida.

1. Belas paisagens naturais

Como você já deve saber, Maceió é uma cidade repleta de incríveis recursos naturais. Inclusive, esse é um dos locais preferidos pelos brasileiros de outras regiões do Brasil passar as férias.

A beleza atrai visitantes nacionais e estrangeiros, tornando o lugar um dos mais valorizados do Brasil.

Você sabia que viver em Maceió possibilita curtir um litoral com mais de 40 km de extensão de praias exuberantes e maravilhosas?

Exatamente! E tem mais: quando o azul do mar de Alagoas reflete os recifes de coral, a água muda de tonalidade diversas vezes ao longo do dia. Ou seja, isso permite visualizar um dos cenários mais lindos da Natureza.

2. Opções de lazer

Mas engana-se quem pensa que as belezas naturais de Maceió se resumem apenas às praias. Há belíssimos parques na cidade, que enfeitam a região com muito verde e flores coloridas.

Os parques são bem estruturados, com pistas de bike e de caminhada, o que favorece a prática de diferentes atividades de lazer e esportivas.

3. Cultura e gastronomia

Mesmo que Maceió seja mundialmente famosa pela natureza espetacular, na cidade também existe uma rica diversidade cultural.

Quem mora ou visita se encanta com o belíssimo trabalho artesanal dos nativos. Um dos destaques é a renda filé, arte tradicional das rendeiras maceioenses.

A capital também é conhecida pela arte folclórica, danças típicas e manifestações que mantêm a cultura nordestina.

Um exemplo clássico é o reisado, o folclore regional que traduz, em seu estilo singular, a história de Maceió. Na gastronomia, o Patrimônio Imaterial de Alagoas é o famoso sururu.

4. Sol o ano inteiro

Quem conhece Maceió e já comparou o clima de lá com o de outras capitais brasileiras, certamente ficou encantado com a estabilidade.

Ou seja, em Maceió, o calor reina o ano inteiro. Por isso, você não precisa esperar o verão para curtir as belas praias da capital, pois o sol brilha até mesmo durante o inverno.

5. Povo acolhedor

Além de ser rica em atrações ligadas à Natureza, arte, cultura e gastronomia, Maceió é uma cidade que proporciona uma energia muito positiva a quem a visita.

Composto por uma mistura de raças, além de ter a pele bronzeada e muito bonita, o povo de Maceió é bastante alegre e acolhedor. 

Quem visita a cidade percebe essa característica e logo se encanta com o lugar. Isso é importante porque proporciona mais bem-estar e alegria a quem passa por lá.

Logo, esse é um ponto positivo e que influencia bastante na hora de decidir viver em Maceió.

6. Mobilidade urbana

Depois da implantação de novos projetos de mobilidade e acessibilidade pelo Plano Diretor da capital alagoana, ficou mais fácil transitar pela cidade.

Atualmente, Maceió é uma das capitais brasileiras com melhor fluxo de trânsito, mesmo nos horários de pico. De carro, de ônibus ou com alternativas sustentáveis como bicicletas, é possível circular tranquilamente pela cidade.

7. Segurança

Tanto o governo do estado como o município de Maceió tem investido bastante em segurança. A capital conta com destacamentos policiais em diferentes pontos, o que facilita o monitoramento estratégico.

Esse é um dos quesitos que estimulam o investimento em imóveis na região.

Apesar de ser uma capital moderna e bem desenvolvida, Maceió é uma cidade calma e que oferece segurança e tranquilidade para seus moradores.

Isso porque o povo maceioense tem um ritmo menos acelerado. Com o clima agradável, a praticidade e a estrutura oferecida pelo lugar, a cidade se torna um verdadeiro convite ao sossego.

8. Localização

A capital de Alagoas está localizada em uma região espetacular do Nordeste. Ela fica entre os estados de Sergipe e Pernambuco.

Maceió está rodeada por belas praias e por uma extensa área de Mata Atlântica, que recobre o seu litoral.

A cidade é perfeita para quem busca qualidade de vida e belezas naturais esplêndidas num só lugar.

No litoral ou fora dele, as paisagens da cidade são de tirar o fôlego. Maceió é famosa pelas praias, com destaque para Maragogi e a Praia dos Franceses.

Essas regiões são de grande movimentação de turistas, que se encantam com o mar azul, as águas cristalinas e a areia branquinha. O ar é puro, o ambiente é agradável e a cidade é incrível.

A capital alagoana é considerada relativamente pequena, já que a região metropolitana é composta pela área mais urbanizada e as vilas de pescadores.

Isso torna a capital bem dinâmica, com uma ótima interação entre visitantes e nativos. Quanto à qualidade da infraestrutura, Maceió se destaca entre as melhores das capitais brasileiras.

O que fazer em Maceió?

Viver em Maceió possibilita ter mais tranquilidade e qualidade de vida, com atrações para todos os públicos.

No Centro Histórico, por exemplo, há uma infinidade de casas coloniais com as fachadas bem preservadas.

Aproveitando o passeio pelas ruas da cidade, você pode visitar a belíssima Catedral, construída no século XIX. Nas imediações, fica o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore.

Todas as praias são lindas, mas o cartão-postal mais famoso é a Praia de Ponta Verde. Tanto a areia branquinha quanto as águas transparentes são um convite à permanência na região.

À noite, há feiras de artesanatos com exposição da arte local, além da possibilidade de bons passeios pelo calçadão, que é repleto de palmeiras e quiosques com música animada e deliciosos petiscos.

Por fim, avalie a possibilidade de investir nessa região e viver em Maceió. Certamente, você e sua família terão mais bem-estar, comodidade e qualidade de vida por um custo-benefício interessante.

Gostaria de morar em Maceió? Conte com a MRV: confira as opções de imóveis para investimento em Maceió!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório