Descubra o que são móveis modulados e como usar na sua casa

31 agosto 2020

Móveis modulados: sofá e e mesa de canto na decoração

Os móveis modulados têm se tornado cada vez mais populares na hora de mobiliar a casa. Isso porque conseguem aproveitar ao máximo cada espacinho e ainda se se adaptam às necessidades de cada morador, além de possuir muitas opções de personalização.

No entanto, ainda há muita confusão sobre o seu conceito exato — e até mesmo sobre como esses móveis se diferenciam dos planejados. Para falar mais sobre seus benefícios, preparamos este post. Além disso, você ainda entenderá como os modulados podem ser usados dentro de casa. Boa leitura!

O que são móveis modulados?

Os móveis modulados são, basicamente, módulos de mobiliários pré-fabricados, que contam com medidas padronizadas. Nesse caso, é possível escolher o número deles, além dos formatos à disposição.

Sendo assim, podemos dizer que são "pedaços separados de móveis", que possibilitam a você montar o ambiente de acordo com suas preferências e necessidades. Caso deseje várias unidades, é interessante contratar profissionais para ajudar no desenvolvimento.

Como são versáteis, você ganha mais autonomia para tirar as medidas, escolher e combinar as peças para montar tudo do seu jeito. Isso também inclui a fabricação de portas e puxadores, além das opções tradicionais, como armários.

Além da versatilidade, outro grande diferencial dos módulos é proporcionar a criação de um móvel do tamanho que você quiser, utilizando encaixes. Assim, fica mais fácil personalizar o ambiente e aproveitar o espaço sem gastar tanto.

Também podem ser adotados em qualquer ambiente da casa, do quarto à lavanderia. Basta checar alguns exemplos de móveis modulados: balcões, prateleiras, nichos, closets e escrivaninhas. Tudo com um toque especial do proprietário!

Qual é a diferença para os móveis planejados?

Os dois termos costumam ser confundidos e até mesmo utilizados como sinônimos, mas é preciso apontar as distinções entre ambos. Os móveis planejados são desenvolvidos sob medida. Isso significa que são confeccionados de acordo com cada centímetro da sua residência.

Já os modulados são pré-prontos, mas também se encaixam na casa e têm melhor custo-benefício. Geralmente são mais baratos que os planejados e ainda conferem mais agilidade ao projeto, o que proporciona uma economia nos gastos gerais.

Para finalizar a explicação das diferenças, os móveis modulados podem ser devidamente encaixados, com a montagem sendo realizada de acordo com o espaço disponível e o desejo do proprietário. Assim, é possível montar um guarda-roupa inteiramente personalizado com essas peças.

Quais são as principais vantagens dos móveis modulados?

Agora, apresentaremos os benefícios específicos dessas peças.

Personalização e versatilidade

Um dos grandes diferenciais dos móveis modulados é a total liberdade para que você possa montar do jeito que deseja e de acordo com as especificações do seu espaço. Isso traz mais versatilidade para os projetos, deixando a criatividade correr solta.

Otimização de espaço

Se o ambiente tem pouco espaço disponível ou se você apenas quer liberar uma área para outros projetos, sem problemas — basta apostar nos modulados. Com o planejamento correto, sua decoração se torna funcional e eficiente.

Custo-benefício

Os módulos dispõem de outra vantagem significativa em relação aos planejados: um quarto modulado, por exemplo, sai bem mais em conta, porque você adquire os materiais prontos — já que são produzidos em massa.

Como os planejados são feitos sob medida e levam mais tempo, isso gera um custo maior. Com essa economia, é possível investir o dinheiro em outras reformas, por exemplo. Podemos dizer que os modulados combinam o melhor de dois mundos: preço baixo, mas sem sacrificar as possibilidades de personalização.

Pronta-entrega

Como o próprio nome diz, esses móveis contam com módulos prontos. Isso significa que as composições são preestabelecidas, diferente das opções feitas sob medida — projetadas do zero.

Assim, uma das grandes vantagens dos modulados é estarem disponíveis à pronta-entrega, agilizando o seu projeto. Esse fator, combinado à escolha de uma empresa que tenha um delivery ágil, adianta muito o processo de decoração!

Como escolher móveis modulares para a sua casa?

Agora que entendemos o conceito e as vantagens, é o momento de definir os passos ideais para posicionar os móveis em sua casa!

Tire as medidas do ambiente

A primeira etapa para uma escolha bem-sucedida é tirar todas as medidas do cômodo ou da casa onde você deseja instalar os móveis modulados. Dessa forma, é possível definir o número exato de módulos que cabem naquele espaço — e quantos são necessários para montar de vez o móvel.

Escolha lojas de qualidade

Para ter um bom resultado, é importante selecionar lojas de qualidade reconhecida no mercado, como a Leroy Merlin, que possui modelos exclusivos para móveis, cozinhas e closets modelados, por exemplo.

Busque empresas sérias

Se você precisa de auxílio na hora de montar vários itens, não é uma boa ideia apostar em empresas sem reputação no assunto. Tenha cuidado na hora de checar anúncios, sempre priorizando profissionais sérios e bem recomendados por outros usuários.

Assim, em projetos mais complexos, como armários, você pode ter a ajuda de pessoas com conhecimentos sobre quantos módulos cabem em um determinado cômodo, por exemplo.

Observe a decoração da casa

Tirar um tempinho para pensar na decoração também é indispensável para estimar o número de módulos que você precisará comprar. Por exemplo: você precisa de um guarda-roupa mais robusto, ou um mais enxuto com poucos módulos já é o bastante?

Além disso, o que você pretende guardar nesse armário ou em uma estante projetada? Saber exatamente o que será colocado nos móveis que você vai montar é crucial para realizar uma escolha acertada.

Cuidado com o banheiro

Caso seu desejo seja ter um banheiro modulado, a matéria-prima deve ser diferenciada. A umidade naquele ambiente pode provocar danos significativos a esse tipo de decoração. Portanto, não opte automaticamente pelo mais barato: adquira materiais de qualidade para que durem por vários anos.

Entendeu como os móveis modulados são uma opção barata e funcional para decorar a sua residência com muito estilo? Também se destacam por proporcionarem uma opção mais ágil para conduzir o projeto, evitando processos demorados de montagem, que causam transtornos aos moradores.

Gostou do conteúdo e quer continuar lendo sobre itens para o seu apartamento? Então, aproveite para ler nosso post sobre como utilizar um canto alemão!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório