Cômodos estilosos e funcionais são fundamentais para qualquer pessoas, especialmente em espaços compactos. Por isso, é imprescindível escolher com cuidados os móveis para apartamento pequeno.

Além de bonita e de qualidade, a mobília para ambientes menores deve ser prática para o dia a dia e adequada às dimensões do espaço, a fim de promover um uso mais otimizado de toda a área disponível.

Dicas de móveis para apartamento pequeno

apartamento pequeno 1

Ao escolher móveis para apartamento pequeno, considere, primeiramente, os móveis principais e maiores, aqueles que não podem faltar na sua casa, como sofá, cama, guarda-roupa, mesa, entre outros.

Depois disso, basta escolher os acessórios e demais móveis, pensando no melhor aproveitamento do espaço. Nesse caso, dê preferência às opções multifuncionais, que desempenham mais de uma função e, portanto, promovem uma melhor utilização da área, como o sofá-cama, por exemplo. 

Os móveis espelhados também são uma boa opção para apartamentos pequenos, já que o espelho confere uma sensação de amplitude e iluminação ao local.

Vale investir, por exemplo, em um guarda-roupas espelhado, uma ótima alternativa para ampliar o quarto.

Utilizar móveis suspensos é outra recomendação para ambientes compactos. É o caso de racks suspenso, mesas de parede dobráveis, armários de cozinha, escrivaninhas, entre outras peças instaladas diretamente na parede, sem contato com o chão, oferecendo mais espaço. 

Além disso, mais uma boa dica para áreas pequenas é apostar em cores claras, como branco e bege, que iluminam e ampliam o local, criando uma decoração clean e homogênea. Use cores fortes e marcantes nos acessórios e em pontos estratégicos, para não sobrecarregar o ambiente. 

Por fim, em apartamento pequeno, utilize móveis com portas de correr, que dispensam a necessidade de uma área livre na frente do móvel para abertura da porta e, com isso, economizam espaço.

Móveis que podem ser usados em espaços pequenos

apartamento pequeno 2

Há vários móveis para apartamento pequeno que podem ser utilizados em diversos cômodos para otimizar a utilização do espaço. 

No quarto, a cama pode ter funcionalidades extras, como a bicama, que vem com um espaço a mais para dormir, ou a cama box com baú, que tem um compartimento para guardar objetos. Além disso, há também a cama box pet, que conta com um espaço próprio para seu pet descansar.

Além disso, você também pode optar por um sofá-cama no quarto, utilizando-o como sofá em dias comuns e como cama para receber hóspedes.

Quanto aos guarda-roupas, escolha um modelo que tenha o tamanho adequado, conforme as suas necessidades. Para um quarto infantil ou de solteiro, um móvel com até três portas pode ser suficiente. Já para casais, um guarda-roupas com quatro ou mais portas é mais indicado.

Outros itens funcionais para quartos são os nichos e prateleiras, que permitem armazenar objetos e acessórios com praticidade. Além disso, para o home office, uma mesa de computador ou escrivaninha é ótima para o trabalho – em quartos pequenos, elas podem ser suspensas ou dobráveis, economizando ainda mais espaço.

apartamento pequeno 3

Para escolher móveis para sala, opte por mesas menores, como as redondas, que se adaptam com mais facilidade ao espaço. 

O rack pode ser aproveitado para guardar objetos, enquanto o painel de TV contribui para dar sensação de amplitude, especialmente os modelos que vão até o teto. 

O sofá pode ser adquirido em um modelo menor, como as namoradeiras, que são compactas, com apenas dois lugares. Outras opções são investir em um conjunto para sala ou apostar em móveis que assumem dupla função.

Em se tratando de móveis para banheiro ou lavabo pequeno, o gabinete de banheiro é essencial para guardar os itens do dia a dia. Além dele, vale apostar também em armários suspensos ou nichos decorativos, que ocupam menos espaço e contribuem para armazenar acessórios e objetos.

Já se você procura móveis para cozinha pequena, além do gabinete para cozinha, que é muito funcional e contribui para o armazenamento de utensílios, opte por armários aéreos, que são instalados na parede e, por isso, não ocupam espaço no chão e facilitam a limpeza.

Além disso, para uma cozinha ainda mais funcional, invista em mesas redondas, que são mais compactas, ou em uma mesa dobrável.

Como vimos, ao escolher móveis para apartamento pequeno, é preciso pensar para além da beleza e da qualidade, mas também em funcionalidade.

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria