Móveis planejados ou modulados, qual a melhor opção?

03 janeiro 2020

2 comentários
móveis planejados sendo instalados na cozinha de um apartamento

Na hora de mudar para a casa nova, é comum que surjam dúvidas sobre comprar móveis planejados ou modulados. Isso porque decorar o imóvel é desafiador, pois é preciso além de combinar os móveis com o design do apartamento, as peças devem ser funcionais.

Também é preciso pensar no espaço ocupado por cada item. Tal quesito é ainda mais importante na hora de decorar um apartamento compacto, que exige um melhor aproveitamento de espaço.

Por isso, resolvermos dar algumas dicas para que essa tarefa fique mais fácil. Neste post, você vai ver as características dos móveis planejados e modulados, para que consiga escolher a melhor opção em sua casa nova. Vamos lá?

Qual é a diferença entre móveis planejados e móveis modulados?

Os móveis planejados são aqueles feitos sob medida, de acordo com o gosto e as necessidades do cliente. Tanto as cores quanto as medidas e os formatos são decididos pelo cliente, o que torna o item mais versátil e adequado ao ambiente.

Os móveis planejados são mais comuns para cozinhas e quartos — locais onde é necessário bastante espaço. Em apartamentos compactos, ter um móvel ideal para o tamanho do ambiente é uma excelente forma de economizar espaço.

Os móveis modulados são aqueles com medidas padronizadas. Nesse caso, é possível escolher o número de módulos e seus formatos à disposição nas prateleiras, inclusive portas e puxadores. Isso torna tal tipo de móvel bastante adaptável a ambientes de diversos tamanhos.

Quais são as vantagens dos móveis modulados e planejados?

Os dois tipos de móveis têm diversas vantagens, por isso não podemos dizer qual deles é melhor. Na realidade, isso depende das necessidades e do orçamento disponível para a decoração do imóvel.

Para ajudar você a escolher entre os móveis planejados e modulados em sua casa ou apartamento, vamos citar as vantagens de cada opção a seguir. Acompanhe!

Planejados

A principal vantagem de optar por móveis planejados é que são feitos sob medida e, por isso, ocupam menos espaço. Em apartamentos compactos, onde o aproveitamento de espaço é imprescindível para o conforto dos moradores, eles são a melhor opção.

Sem contar que os itens planejados têm um espaço interno maior do que os modulados e, geralmente, são mais bonitos. Isso porque o cliente define como quer o design da peça, o que a deixa com a "cara" do imóvel e ao gosto da pessoa.

No mais, os móveis planejados trazem espaços internos mais organizados, têm excelente qualidade e ainda apresentam um bom custo-benefício.

Modulados

A vantagem dos móveis modulados é a liberdade para montá-los do jeito que você quer e precisa, o que torna tal tipo de peça bastante versátil. Além disso, o custo é mais baixo do que mandar fazer itens sob medida, pois a produção ocorre em massa, tornando o custo mais barato.

Como planejar a reforma de sua casa ou apartamento?

Se você pretende reformar seu imóvel e trocar todos os móveis, a primeira coisa que deve fazer é um bom planejamento. Defina quanto vai gastar com as mudanças na casa ou apartamento e a compra de móveis novos.

Depois disso, é necessário estabelecer um prazo para que sua reforma fique pronta. Na etapa seguinte, você deve decidir quais serão as alterações realizadas no imóvel, o que precisa ser feito em cada ambiente e quais cômodos terão alterações em toda a decoração (inclusive troca de móveis).

Preparar uma lista detalhada com todas as mudanças que serão feitas ajuda a deixar a reforma mais organizada. Além disso, para não gastar mais do que o previsto, você deve providenciar diversos orçamentos, pois assim é possível deixar sua casa do que jeito que sempre sonhou e economizar.

Vale ressaltar que buscar profissionais qualificados com antecedência é essencial para evitar dores de cabeça. Se você deixar para contratar os responsáveis pela reforma em cima da hora, corre o risco de não encontrar bons profissionais e, ainda, ficar frustrado com os serviços prestados.

Qual é o móvel correto para cada ambiente?

Cada ambiente do imóvel deve ser decorado de acordo com o perfil do morador. Além disso, o cômodo precisa ser aconchegante e confortável. A seguir, daremos algumas dicas para decorar cada espaço.

Quarto de casal

Para aproveitar o tamanho do cômodo, é importante escolher o tamanho adequado da cama. Os modelos king são ótimos — mas, dependendo do espaço, o móvel ocupa todo o quarto. Se o apartamento for compacto, o ideal é ter um guarda-roupa planejado para deixar o quarto mais arejado.

Quarto de criança

O quarto das crianças pede uma decoração colorida, mas que ofereça conforto e tranquilidade. Caso você tenha dois filhos no mesmo cômodo, uma beliche o deixará bastante funcional. Prateleiras na parede também são bastante úteis e economizam espaço.

Sala

Na maior parte dos imóveis, a sala de jantar é conjugada com a sala de estar. Por isso, a decoração pede alguns cuidados especiais: o sofá não deve ser muito grande, principalmente em apartamentos compactos.

Uma boa opção é escolher um modelo multifuncional. Outra forma de economizar espaço é optar por móveis modulares e instalar a TV na parede.

Cozinha

A cozinha deve ser prática, pois necessita de diversos eletrodomésticos para facilitar a vida de quem gosta de fazer aquela deliciosa refeição. Como esse cômodo é cada vez mais compacto nos apartamentos novos, o ideal é apostar em móveis planejados, para aproveitar o espaço da melhor forma.

Banheiro

A decoração do banheiro deve deixar tudo prático e organizado. Os móveis planejados são as melhores opções, principalmente em ambientes compactos. Instalar espelhos e colocar prateleiras nas paredes deixam o banheiro bem funcional. Portas de correr também são boas alternativas para economizar espaço.

Como economizar ao escolher móveis planejados ou modulados?

Independentemente de escolher móveis planejados ou modulados para a decoração de sua casa ou apartamento, você pode adotar algumas práticas para economizar na hora da compra. O primeiro passo é pesquisar sobre lojas, profissionais e empresas que trabalham com o tipo de móvel que deseja.

A matéria-prima necessária para a produção dos itens também aumenta os custos. Então, se você procura formas de economizar, opte por peças com matéria-prima mais acessível. As cores também influenciam no valor final dos móveis, além da quantidade de portas e gavetas.

Os móveis modulados têm um custo mais acessível do que os móveis planejados. Mas lembre-se de que economizar não significa adquirir produtos de baixa qualidade, mas sim comprar itens que ofereçam um bom custo-benefício.

Este post ajudou você a entender como escolher o tipo de móvel ideal à decoração de seu apartamento? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

Aline Dos Santos Tomazzini
Aline Dos Santos Tomazzini disse: 08 janeiro 2020
Gostaria de informações sobre móveis planejados
MRV
MRV disse: 09 janeiro 2020
Olá Aline, tudo bem?

Quais informações você precisa? Este nosso post está super completo com informações para te ajudar a escolher entre móveis planejados e moderados!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório