Móveis sob medida: vale a pena investir?

02 janeiro 2016

_DSC6732menor


Na maior parte dos casos, adquirir a casa própria significa ajustar os sonhos à realidade. Nesse sentido, o tamanho do imóvel vai ser determinante nas escolhas de decoração. Principalmente em imóveis pequenos, a palavra de ordem é praticidade! Por isso, pense muito bem antes de adquirir qualquer mobília. As padronizadas, que se encontram na maioria das lojas, podem acabar dificultando a vida do morador.


A escolha da mobília deve partir de um bom planejamento e de uma boa avaliação de quais utilidades se deseja para cada ambiente. E é aí que surge a dúvida entre comprar móveis prontos ou investir em móveis planejados. Se esse também é o seu caso, confira os prós e contras de se optar por móveis sob medida:


estarjantar_webPraticidade
Uma das características mais importantes dos móveis planejados é a praticidade. Uma vez que se tenha pensado exatamente qual será a utilidade do ambiente, fazer um móvel sob medida pode ajudar, e muito, a otimizar o espaço e tornar a vida mais prática naquele cômodo.


Para tomar a decisão definitiva, avalie o espaço disponível, as medidas de altura e largura e como será o fluxo de pessoas que passarão pelo ambiente. Não se esqueça de considerar também o espaço necessário para abertura de portas e janelas ou, se o ambiente for pequeno, a utilização de portas de correr, que são facilmente adaptáveis quando o móvel é feito sob medida.

DSC_6183Customização
Outra palavra de ordem quando sei fala em móveis planejados é a customização. Aproveite que o móvel é feito sob medida e peça exatamente do jeitinho que você quer. Essa é umas das grandes vantagens dos móveis planejados em relação à linhas padronizadas que encontramos nas lojas. Tanto em relação ao design quanto à funcionalidade, móveis sob medida podem ser muito mais vantajosos e possibilitam uma maior variedade de cores, materiais e formatos.


DSC_0509Preço
Um assunto delicado em relação aos móveis planejados é o preço. Muitas vezes, esse tipo de móvel é mais caro do que a média. Mas é importante lembrar que esse valor é diretamente proporcional às vantagens oferecidas. Além disso, é interessante considerar que, quanto maior o pacote fechado, maior a possibilidade de descontos significativos. Pense nisso se for mobiliar a casa inteira.


_DSC72203menorPrazos
Naturalmente, móveis planejados também mais paciência do cliente quanto aos prazos de entrega. Enquanto móveis modulados e outros podem ser encontrados para pronta entrega, os móveis planejados exigem que a empresa responsável visite o local, faça as devidas medições, elabore um desenho prévio, envie para aprovação do cliente e, após autorizado, execute o projeto. Esse fluxo demanda mais tempo, por isso, é necessário que o cliente já tenha esse prazo em mente.


_DSC73223menorInstalação
Como móveis sob medida não vêm prontos, outra coisa que é preciso considerar é a disponibilidade no período de instalação. O consumidor deve estar preparado para arcar com os pequenos transtornos da instalação, como liberar a agenda para receber a equipe responsável ou lidar com fatores como pó de madeira e cheiro de verniz ou cola.


É preciso pensar, portanto, quais aspectos agregam maior valor ao ambiente e mais qualidade de vida ao morador. Móveis sob medida, sem dúvida, são uma alternativa a ser considerada, e quase sempre valem o investimento.

Agora que você já sabe tudo sobre móveis sob medida, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas de decoração!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório