Iniciativa é parte das ações de certificação da ISO 14001
Na obra do empreendimento Belém, em Contagem, a água utilizada na preparação e mistura da argamassa e na lavagem do caminhão betoneira já tem um destino apropriado. Ligada nas ações para aproveitamento dos recursos e nas premissas da certificação da ISSO 14001, a MRV Engenharia implantou um projeto de decantação na obra, onde toda água suja é separada do cimento e reaproveitada em outros processos do canteiro.
O processo acontece em caixas d’água que, a cada etapa, separam progressivamente a sujeira da água. “Na primeira caixa a água é separada do processo da argamassa e boa parte da areia e do cimento já é excluída. Na segunda, ocorre mais um processo de decantação para separar os agregados e na terceira, a caixa é preenchida com brita que terá a funcionalidade de um filtro, liberando água limpa ao final do processo”, explicou o gestor executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente José Luiz Esteves da Fonseca.
Segundo ele, a água decantada é reaproveitada para fazer argamassa e usada para lavar betoneiras, pátios, entre outros. “É uma economia para a empresa e também para o meio ambiente. Nessas pequenas modificações podemos ter um ganho imenso”, completou.
Além da obra do residencial Belém, um dos condomínios que fazem parte do complexo Amazonas Park, o projeto foi implantado no residencial Boa Vista onde também foi instalada uma bomba que devolve água limpa imediatamente para tambores e caixas para reaproveitamento.
Processo de decantação acontece em uma série de etapas até resultar na água que será reaproveitada no canteiro