Recomeçar a vida em um lugar novo é uma imersão total no que o desconhecido pode proporcionar.
Na casa nova
Comece repaginando os detalhes
A reforma do sofá ultrapassa o orçamento? Então jogue uma manta estilosa por cima e dê outro ar ao móvel já desgastado. Pesquise na internet tutoriais para a criação de mesas de centro ou laterais feitas de madeira de demolição. Elabore arranjos de flores, que são baratos e causam bastante impacto quando bem feitos, e os espalhe pela casa. Forre a cabeceira da cama com tecido, aposte nos tapetes para deixar o ambiente mais acolhedor ou troque o tecido dos pufes e almofadas. Nos banheiros, aplique pastilhas coloridas adesivas, que podem ser colocadas por cima dos azulejos, sem a necessidade de quebrar tudo ou chamar um profissional para fazer.
Antes da mudança - Encaixote antes
Os gastos começam antes mesmo da hora da mudança, já que, na maioria dos casos, é preciso contratar o frete para o transporte dos pertences de um lugar para o outro. Quanto menor for a casa, menos coisas serão levadas, o que já proporciona, logo de início, uma pequena economia. Comece a encaixotar tudo antes, para ter a noção exata do que tem e do que realmente vai precisar, além de facilitar o procedimento para os profissionais do transporte. Como a cobrança normalmente é por hora, olha aí mais um dinheirinho economizado!
Capitalize na mudança
Caso não precise de tudo o que tem, há sempre a possibilidade de levantar uma grana com uma venda de garagem, a exemplo do que os americanos fazem, e passar para frente tudo aquilo que está encalhado ou não serve mais. Com o dinheiro que entrar, dá para trocar aquele móvel velho ou dar entrada em alguma peça nova que faça parte dos seus ambiciosos planos de decoração.
Faça você mesmo
Contratar mão de obra especializada custa dinheiro. Por isso, se quiser economizar, terá que colocar a mão na massa. Mudar a cor das paredes é uma ótima alternativa para dar uma cara nova ao ambiente sem gastar tanto. Caso não tenha tanta segurança para se arriscar a fazer o serviço você mesmo, opte pelo papel de parede ou pela decoração com quadros novos e espelhos de tamanhos variados, que, além de decorarem, ampliam o ambiente. Vale lembrar que porta-retratos com fotos da família também podem entrar nessa composição!
Fora tudo isso — reforma, pequenos consertos e reparos de última hora —, nesse momento aparece, ainda mais aflorada, aquela vontadezinha de decorar o ambiente do jeito que você sempre quis. E é aí que mora o perigo, já que trocar a decoração da casa pode custar muito caro. Para economizar dinheiro nessa hora, vale apelar para a criatividade, organizando-se antes mesmo de a mudança efetivamente começar. Mas não sabe nem por onde começar? Então confira agora mesmo nosso post e aproveite nossas valiosas dicas.
Fonte: Casa Show