Se você gosta de decorar sua casa com plantas, saiba como mudar as cores de flores brancas e outras colorações claras com o uso de pigmentos de frutas e verduras. Assim a decoração da sua sala, por exemplo, pode ganhar um pequeno toque diferente sem gastar quase nada!

flores 1

Para ver a mágica acontecer, escolha uma verdura, legume ou uma fruta na cor que você deseja. Por exemplo, se você gosta de verde, pegue um espinafre; vermelho, morango; laranja, cenoura; magenta, beterraba; azul, frutas vermelhas; e roxo, amora ou cereja.

Se você escolher beterraba, espinafre ou cenoura, ferva o produto durante 15 minutos ou até a água ficar tingida com o pigmento. Quando esfriar, corte o legume em pedaços pequenos.

Se você escolher morango, amora ou cereja, não é preciso ferver. Retire apenas as folhas e os talos e bata a fruta no liquidificador até obter uma pasta. Se escolher cereja, retire o caroço antes. Coloque a pasta obtida em um recipiente e acrescente água até formar um líquido não muito denso.

Despeje a mistura em um vaso de flores usando um filtro de papel ou uma peneira. Jogue fora o bagaço e coloque as flores dentro do vaso. Em poucas horas, os caules transportarão o líquido até as pétalas e você verá como as flores ganharão a cor da mistura.. e sua casa uma nova coloração.