Depois de realizar o sonho de comprar o seu próprio apartamento, chegou aquela tão desejada hora de decorar cada cantinho do novo lar. Onde colocar cada móvel? De que cor pintar cada parede? Além destas decisões básicas, uma boa dica para deixar a casa linda e com a sua cara – e, de quebra, fazê-la parecer ainda maior – é investir no uso de espelhos na decoração.

Onde instalar o espelho em meu apê?

espelhos na decoração 1

Logo na entrada, por exemplo, aproveite para fazer um jogo de reflexos com dois espelhos em posições opostas, um em cada lado do hall ou mesmo do corredor que leva aos quartos. Deste modo, você vai aumentar a sensação de espaço. Aproveite para enfeitar o entorno das molduras com quadros, fotos e flores, por exemplo, para que a beleza destes itens também seja refletida.

Na sala, geralmente o cômodo em que há as maiores paredes, disponha um espelho em um ângulo de 90º com o chão, de modo a refletir todo o espaço. Outra boa ideia é compor a peça com a mesa de jantar ou apoiá-la em alguma estante ou sofá, mais para o alto da parede, dando destaque à decoração destes móveis.

Banheiro alongado

espelhos na decoração 2

A parte interna da porta do banheiro também pode ser uma excelente escolha de lugar para os espelhos, a fim de ampliar o cômodo. Se isso não for possível, invista em uma moldura grande e coloque-a em cima da pia – a posição horizontal, aliás, é diferente, criativa e alarga o espaço.

É preciso lembrar que em ambientes com maior nível de umidade, como no caso dos banheiros, o cuidado com a manutenção deve ser maior. A limpeza, nestes casos, deve ser feita em uma periodicidade maior do que em espaços como salas, quartos e até mesmo cozinha. Mas para realizar a limpeza não precisa de muito trabalho. Apenas um papel toalha seco pode dar conta de remover a sujeira que acumular com o excesso de vapor concentrado do local.

Espelhos na decoração dos dormitórios

espelhos na decoração 3

Além dos tradicionais espelhos nas portas de armário, que ajudam na hora de se arrumar no quarto todos, posicioná-los na cabeceira da cama de casal – e não à sua frente, o que pode gerar estranheza a quem dorme ali – deixa o cômodo com um ar de requinte. Experimente, também, instalar espelhos nas partes externas das portas do guarda-roupa das crianças, solução que vai ajudar a dar uma sensação de amplitude ao lugar.

Já foi a época em que espelhos eram apenas item de uso no guarda-roupas, servindo à função para se arrumar. O objeto ganhou novas funções. Atualmente, é um item quase que indispensável na decoração de casas e apartamentos, sendo muito usado por arquitetos como um elemento para diferenciação ou destaque na decoração, além, é claro, de ajudar em truques para ampliar um espaço.

Se gostou de como esse acessório funcional e decorativo pode agregar mais beleza e até ajudar a ampliar os espaços da sua casa, conheça os tipos de espelho. Aí é só escolha os que mais combina com você e com o seu lar.