Ninguém está livre de revezes na vida financeira. Portanto, atrasar uma parcela de um financiamento da casa própria é uma situação que pode acontecer com qualquer um. Mas, em casos assim, quais são as consequências? Perde-se, de algum modo, tudo que já se pagou, ou, pior, perde-se o apartamento?

O modelo de financiamento utilizado hoje em dia no Brasil prevê que o banco tem o direito de retomar o imóvel, em um sistema chamado de alienação fiduciária. Cada instituição estipula o tempo em que essa medida é tomada, mas, de acordo com a lei, bastam 30 dias de atraso da primeira parcela para que o banco possa executar a recuperação.

atrasar uma parcela do financiamento 1

O que fazer quando as dívidas acumularem?

No geral, o banco costuma aguardar 60 dias de atraso do pagamento para que executar os trâmites de resgate do apartamento. A boa notícia, no entanto, é que, mesmo que este processo já tenha se iniciado, ainda é possível negociar o pagamento com o banco. Basta que se pague as prestações atrasadas e algumas taxas no cartório.

O principal conselho em casos assim é quitar o quanto antes a dívida. Pode parecer contraditório, obviamente, mas é a única solução para que o estrago não seja maior. Se possível, cancele viagens, adie compras desnecessárias, mude hábitos de consumo, abra mão do carro e locomova-se de transporte público. Peça à família para que todos façam um esforço em conjunto, a fim de evitar a execução e a perda do apartamento.

Pedindo ajuda externa

Uma alternativa é pedir um empréstimo, caso a dívida não seja muito grande, já que este tipo de operação costuma vir acompanhada de juros altos e perigosos. Converse, também, com o banco responsável pelo financiamento, na tentativa de reduzir o valor das parcelas e prolongar o prazo do pagamento. Caso nada disso dê certo, verifique a possibilidade de fazer portabilidade de dívida, que é transferir o que se deve para uma outra instituição que ofereça melhores condições.

Quando, por fim, conseguir solucionar de vez o problema, analise o quadro financeiro geral da família para entender se o que aconteceu foi uma situação pontual ou se o financiamento está pesado demais para as condições da família. Se for este o caso, cogite tentar vender o apartamento e escolher outra opção mais compatível com o seu bolso.