O termo edifício verde tem sido usado no mercado imobiliário há muito tempo, mas vem ganhando mais notoriedade na medida em que os debates sobre sustentabilidade avançam na sociedade globalmente. Mas o que realmente define uma edificação considerada verde?

edifício verde 1

Edifício verde, sustentabilidade de ponta a ponta

Um edifício verde é ambientalmente responsável e sustentável em seus diferentes estágios do ciclo de vida, desde a concepção até a operação, considerando, por exemplo, suas eficiências energética e hídrica, o uso de materiais reciclados ou de menor impacto ambiental e a gestão de resíduos. Em outras palavras, ele pode ser definido como uma combinação de técnicas e materiais que, juntos, contribuem para melhorar o desempenho socioambiental.

Quais as características de um edifício verde?

Algumas características são fundamentais para caracterizar um empreendimento imobiliário como verde. As principais delas são:

Localização

Um dos elementos chave para a construção de um edifício verde é a sua localização e integração com o ambiente no qual está inserido. Ou seja, as condições ambientais do local devem ser levadas em conta no desenvolvimento do projeto.

Abastecimento de água

Uma edificação verde nasce com sistemas e mecanismos que permitam o reaproveitamento da água da chuva. Dessa forma, o recurso hídrico é usado de maneira responsável. Sistemas para o consumo racional, como toalete a seco, torneiras com controle de vazão entre outras medidas também fazem parte deste tipo de empreendimento.

Energia limpa

A geração de energia sustentável, com instalação de painéis solares no telhado ou em locais ao ar livre são outras maneiras reduzir o impacto ambiental. Ao se tornarem autossustentáveis em energia e, principalmente, em energia de fontes renováveis, as edificações contribuem para o meio ambiente e para a economia dos moradores.

Bem-estar

Não basta implantar sistemas de eficiências energética e hídrica: é necessário atentar também para as pessoas e na forma como elas interagem e são impactadas pela estrutura do edifício. O design deve ser amigável, contribuindo para a segurança, o conforto e o bem-estar físico e psicológico dos moradores, visitantes ou ocupantes do prédio.

Equidade

A arquitetura sustentável deve, também, apoiar a justiça e a equidade. Por isso, é preciso ter as condições adequadas, considerando as diferenças das pessoas e promovendo, assim, uma cultura inclusiva.

Além das questões ambientais e sociais, o edifício verde também pode ter um impacto econômico positivo, seja pela economia viabilizada por uma operação eficiente, seja pela valorização do imóvel. Se você quer incluir a sustentabilidade entre os critérios de avaliação e seleção da compra do seu imóvel, pesquise sobre as construtoras que entendem a importância do conceito e têm compromisso com ele. A MRV é uma delas, como você pode conferir no Relatório Anual de Sustentabilidade.