O que fazer para avaliar a qualidade de um apartamento?  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

O que fazer para avaliar a qualidade de um apartamento?

01 fevereiro 2018

Realizar o sonho de adquirir um imóvel próprio é um momento singular na vida de uma pessoa. Talvez por isso, movidos pela empolgação, muitos compradores deixam de fazer uma análise mais acurada antes de fechar negócio, e acabam enfrentando sérios problemas mais à frente.

Para garantir uma compra segura, você deve avaliar atentamente os aspectos que atestam a qualidade do imóvel. Neste artigo, apresentaremos os principais itens que devem ser levados em conta para ajudar você na avaliação de apartamento. Confira!

1. Visite o apartamento decorado

Para quem está comprando um imóvel na planta, uma visita ao modelo decorado pode ser uma excelente forma de vislumbrar como será o apartamento. Tenha o cuidado de verificar se o decorado tem a mesma disposição e quantidade de cômodos que está sendo negociada. É possível que seja utilizada uma versão diferente da planta.

2. Avalie as áreas de lazer

Hoje, com a crescente preocupação com a qualidade de vida, os itens de lazer são amplamente utilizados pelas construtoras para atrair mais clientes. Quadras de esportes, academias e salões de festas são exemplos de itens que tornam um imóvel mais atraente.

Avalie quais desses espaços você realmente utilizaria com frequência, pois seu impacto será grande no preço final do apartamento. Vale a pena verificar também a taxa de condomínio do imóvel, comparando com outros empreendimentos que não contam com as mesmas áreas de lazer.

3. Examine a garagem na avaliação de apartamento

Especialmente nos grandes centros, ter pelo menos um carro se tornou uma necessidade básica. Por mais que você seja cuidadoso ao escolher a localização do imóvel, dificilmente poderá contar exclusivamente com o transporte público em todas as ocasiões.

É importante garantir, portanto, que exista uma vaga de garagem disponível e sua capacidade. Confira as dimensões da vaga, verificando se as medidas correspondem ao que está registrado. Não se esqueça que a existência da vaga tem um peso considerável no valor do apartamento.

4. Verifique a documentação do imóvel

Ainda que pareça algo secundário, verificar a documentação do imóvel é fundamental para garantir um bom negócio. Não são raros os casos em que os impostos não estão em dia, o que pode trazer sérias dores de cabeça para o comprador.

Solicite junto ao cartório a emissão de uma matrícula atualizada e veja se o vendedor tem plenos poderes para fechar negócio. Tenha certeza de que o imóvel não é objeto de penhora ou inventário. Confira também a situação do IPTU, do condomínio (se for o caso) e a inexistência de débitos com a União.

5. Faça uma vistoria minuciosa

A vistoria é um momento decisivo para assegurar uma boa avaliação de apartamento. Cada detalhe deve ser conferido com muito cuidado: se não estiver seguro o bastante, convide um amigo ou contrate um profissional especializado para acompanhá-lo.

Confira os itens que merecem atenção:

Instalações hidráulicas

Ligue cada torneira e aguarde por cerca de dois minutos, atentando para possíveis vazamentos. Nos vasos sanitários, acione a descarga, mais de uma vez. Confira se o fluxo de água é suficiente para garantir a higiene do local.

Esquadrias

Observe portas e janelas, atentando-se a eventuais arranhões ou problemas na pintura. Abra e feche todas as portas, conferindo seu perfeito funcionamento. Uma boa dica é fechar todas as venezianas, tornando o ambiente escuro. Pontos com luz mais intensa podem ser o prenúncio de vazamentos em dias chuvosos.

Instalações elétricas

Em via de regra, não é possível testar as instalações elétricas no momento da vistoria, quando o medidor normalmente está desligado ou sequer foi instalado. Para resguardar seus direitos, deixe claro, no relatório, que não foi realizado o teste.

Revestimentos cerâmicos, rejunte e contra piso

Aqui, vale a avaliação visual. Fique atento a peças rachadas ou trincadas e verifique se o assentamento foi feito de forma correta. Observe também os rejuntes, em especial na borda dos ralos. Quanto ao contra piso, bata com o cabo da vassoura, fazendo uma espécie de teste de percussão à procura de áreas de som cavo, que podem indicar falhas no revestimento.

Como você viu, uma avaliação de apartamento bem sucedida exige atenção a detalhes importantes. Tem outro ponto a destacar? Conte pra gente aqui nos comentários e compartilhe seus conhecimentos com nossos leitores!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório