Vai visitar um imóvel à venda? Saiba como se preparar!

17 junho 2022

Casal de mudança para o novo apartamento que acabaram de comprar

Visitar um imóvel à venda exige muita pesquisa e paciência até que o lugar ideal seja encontrado. Afinal de contas, cada detalhe precisa encaixar-se às necessidades de sua família para que a compra represente a realização de um sonho.

Tendo isso em mente, você precisa ficar de olho em alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de otimizar o processo de decisão.

Só assim será possível fazer escolhas inteligentes e capazes de valorizar ainda mais o investimento ao longo do tempo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e tenha em mãos um guia para fazer um ótimo negócio!

Verifique as partes hidráulicas e elétricas

Avaliar as instalações elétricas e hidráulicas é um fator indispensável na compra de um imóvel. Assim, abra todas as torneiras do apartamento e deixe a água sair por um minuto, analisando bem para verificar se não há qualquer tipo de vazamento. Dê descarga nos vasos, confira se a vazão de água é boa e repita a operação.

Na parte elétrica, vale observar o funcionamento de interruptores e lâmpadas, caso já estejam instalados no apartamento. Leve seu carregador de celular e teste o maior número de tomadas que conseguir para ver se está tudo em ordem.

Faça também o teste, mas avisamos: é muito prático, e você não vai mais conseguir viver sem ter no seu apê!

Preste atenção na estrutura e na conservação do prédio

Verificar esses detalhes também é importante para que você feche um negócio que seja satisfatório para toda sua família. Certifique-se de que o prédio está bem cuidado, o acabamento é de qualidade e o local tem as opções de lazer desejadas.

Também é válido conversar com o síndico, para entender qual a frequência das manutenções. Além disso, procure saber se existe alguma reclamação constante dos moradores.

Pesquise sobre a segurança do bairro

Faça uma pesquisa para saber se o bairro onde o apartamento está localizado é seguro antes mesmo de ir conhecê-lo. Durante sua visita, pergunte aos vizinhos e comerciantes da região sobre o assunto e vá até o local em diferentes horários do dia para conferir se você realmente se sente seguro ali.

Dentro do fator segurança, também entram pontos como a vida noturna nos finais de semana. Em determinadas regiões, o barulho intenso incomoda moradores durante a madrugada e pode ser decisivo para quem tem crianças pequenas ou costuma acordar cedo.

iluminação do imóvel

Esse é um aspecto muitas vezes esquecido, mas que se torna decisivo no dia a dia. Veja se o apartamento tem a luz de que você gosta e se ela não vai atrapalhar a sua rotina.

Por exemplo, apartamentos direcionados para a face norte costumam receber mais sol, que aparece com destaque nos cômodos laterais na parte da manhã e de tarde.

Verifique ainda a quantidade de janelas e a iluminação natural do imóvel. Isso é importante para ajudar a secar suas roupas e para economizar energia.

Entenda as regras do condomínio

Outro ponto crucial são as regras do condomínio. Por exemplo, embora sejam minoria, muitos prédios não aceitam cachorros, enquanto outros não admitem apenas animais de grande porte.

Para não ter surpresas no futuro, investigue quais são essas regras, como a
lei do silêncio, e imagine como elas influenciariam o seu estilo de vida.

Lembre-se de que analisar um imóvel à venda é uma tarefa que demanda tempo e paciência. É preciso visitar o local mais de uma vez, estudar os detalhes e conferir se ele atende às expectativas de todos.

Pergunte tudo

O melhor caminho no momento de visitar um imóvel é já chegar preparado com todas as dúvidas anotadas. Dessa maneira, você evita esquecimentos importantes e segue o seu próprio checklist para fazer os comparativos necessários. Veja, a seguir, sugestões de itens que devem ser incluídos!

Conforto para a família

De nada adianta comprar um apartamento de um quarto se você tem quatro filhos. Certamente, o espaço reduzido vai se tornar motivo de desconforto no futuro, e o investimento acabará sendo questionado.

Então, avalie cuidadosamente em cada visita se é possível acomodar todos os membros da família e ainda estimular momentos de lazer. Ao chegar ao local com esse foco, fica mais simples também identificar, em um primeiro momento, se existe a possibilidade de reformar cômodos ou realizar ampliações.

Quem tem filhos deve ter atenção à posição dos quartos, para que sejam sempre de fácil acesso e com boa iluminação. Sem contar a possibilidade de criar um cantinho de estudo como forma de incentivá-los a se dedicarem à escola.

Planos de financiamento

Os financiamentos e outras facilidades das construtoras representam um universo de possibilidades para quem deseja investir na casa própria. Então, antes de considerar um imóvel à venda em sua lista, tire todas as dúvidas sobre os pagamentos, as quantidades de parcelas, os juros e a entrada exigida.

Ao ter tudo na ponta do lápis, você não corre o risco de ir além de suas possibilidades e comprometer o orçamento. Quando a construtora tem uma financiadora própria, como no caso da MRV, o processo costuma ser muito mais simples.

Áreas de lazer

Aproveitar a convivência com sua família e ter um bom relacionamento com os vizinhos são aspectos essenciais para a compra de um imóvel. Na prática, é ótimo curtir a infância de seus filhos com brincadeiras divertidas em um ambiente seguro e estruturado.

Além disso, ainda existe a possibilidade de encontrar piscina, churrasqueira, salão de jogos ou quadras lá. Quando se trata de melhorar a qualidade de vida, as áreas de lazer também são ótimas opções para fugir da rotina, receber visitas e distrair os animaizinhos de estimação.

Infra-estrutura

Ao visitar um imóvel à venda, é muito importante também pensar nas condições que envolvem o seu dia a dia. Por exemplo, se você trabalha com home office ou pretende empreender após se mudar para casa nova, um quarto extra para servir de escritório é primordial.

Além disso, ele precisa ter a estrutura necessária para o tipo de trabalho realizado. Se é uma atividade que exige menos barulho, deve ficar mais afastado do quarto das crianças ou de janelas diretas para a rua.

Agora, se é uma profissão que pede mais criatividade, montar algo próximo da sacada ou com uma vista interessante pode ser um adicional e tanto.

Pense com um olhar estratégico nesse tipo de detalhe durante a visita e avalie previamente como os cômodos devem ser distribuídos para que seja uma casa funcional conforme suas necessidades.

Da mesma forma também é um diferencial considerar espaços em que as crianças possam transformar em cantinho dos estudos e impulsionar o desenvolvimento escolar.

Personalização

Quem busca por um imóvel à venda também pensa especialmente em melhorar sua qualidade de vida. Por esse motivo, avaliar a possibilidade de ter cantinhos especiais, mesmo que seja um apartamento compacto, faz toda a diferença.

Imagine só ter um jardim vertical em que você pode cuidar de plantas de várias espécies e criar um visual completamente personalizado. Saiba que não é preciso nenhuma experiência no assunto para iniciar esse tipo de hobby e relaxar nas horas vagas.

Além disso, existem outras inúmeras possibilidades de ter algo que funcione como um verdadeiro refúgio em sua casa, mas é importante que o ambiente ofereça estrutura básica para isso. Que tal um lugarzinho do café para os apaixonados pela bebida com decoração temática?

Visitas

Para quem sonha em receber visitas em casa, os possíveis espaços para fazer uma festa de aniversário são também muito interessantes. Dessa forma, verifique a possibilidade de ter uma área externa onde a família possa fazer celebrações com conforto e adaptações estratégicas.

O grande diferencial é conseguir deixar tudo do jeitinho que você deseja com simplicidade. São pequenos ajustes que podem ser modificados na dinâmica da casa para que fique confortável receber pessoas e valorizar os espaços de lazer e confraternização do imóvel.

Tour virtual

Hoje em dia, com tantas facilidades de serviços on-line, é possível fazer visitas prévias por meio de plataformas digitais e avaliar as condições do imóvel em um primeiro momento.

Caso o primeiro contato com o local evolua, você pode partir para visitas presenciais que permitam olhar os detalhes minuciosamente e tirar todas as dúvidas.

O mais importante é que, inicialmente, o imóvel, independentemente de ser novo ou usado, atenda sua lista de prioridades. Então, quando o interesse evoluir, os especialistas no atendimento podem prosseguir com os processos de venda e encontrar as melhores condições de compra conforme seus interesses e necessidades.

Esse tipo de formato, além de trazer muito mais praticidade na correria do dia a dia, permite que você economize tempo ao visitar realmente os imóveis que estão dentro de suas exigências e seus desejos.

Calcule os gastos no pós-compra

Muitas vezes, o valor gasto na hora de estruturar o apartamento acaba causando problemas no orçamento da família. Quando os gastos envolvem apenas a mudança, a compra dos móveis e a decoração, fica mais prático programar-se.

Agora, se a casa nova precisa de reparos significativos, calcule bem se esses valores realmente valem a pena. A questão aqui é: se o valor do imóvel não for mais baixo por conta da necessidade de mudanças, você pode ter paciência e encontrar uma opção que caiba no seu bolso e seja do jeito desejado.

Vale lembrar que todo processo de mudança, especialmente no primeiro apartamento próprio, exige algumas movimentações, dentro dos limites estipulados, com a intenção de deixar tudo personalizado.

Pronto! Agora você já sabe como tirar as dúvidas ao visitar um imóvel à venda. Procure seguir nossas dicas, pois só assim será possível realizar a escolha considerando todos os fatores que interferem nos sonhos de sua família, no comportamento e nas preferências de maneira geral.

Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário no post e conte-nos o que para você é essencial avaliar em uma visita de imóvel à venda.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório