O que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

O que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel

09 março 2018



Você está pensando em comprar o primeiro imóvel? A decisão de sair do aluguel e ter um cantinho para chamar de seu pode trazer vários benefícios. A segurança, a privacidade e a possibilidade de investir em seu próprio patrimônio são algumas das vantagens de quem toma essa iniciativa.

Porém, para fazer um bom negócio, é necessário avaliar alguns pontos. Isso porque estamos falando de uma escolha que pode valer para o resto da vida e, portanto, vale a pena ter certeza de tudo o que a envolve.

No caso de um financiamento, a palavra-chave é planejamento. Com cuidado, você evita que o comprometimento da renda prejudique a qualidade de vida de sua família.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Neste artigo, falaremos sobre o que é preciso saber antes da compra do primeiro imóvel. Confira!

Orçamento

A primeira coisa que você deve verificar antes de comprar o primeiro imóvel é se ele cabe no seu bolso. Grande parte das pessoas se deixa levar pela emoção e não avalia sua realidade financeira.

E, infelizmente, o que deveria ser um sonho pode se transformar em um verdadeiro pesadelo para quem não se planeja adequadamente. Portanto, coloque na ponta do lápis suas receitas e despesas para saber o quanto é possível pagar em um financiamento.

Com calma, você também pode detectar ralos no orçamento e equilibrar melhor as contas. Assim, sobra mais dinheiro no final do mês, o que proporciona a aquisição de um imóvel melhor.

Não se esqueça de que, geralmente, o financiamento é um compromisso de longo prazo. Tenha cuidado para não apertar demais o cinto: procure preservar a qualidade de vida de sua família e mantenha uma margem de segurança para evitar futuros problemas financeiros.

Opções de financiamento

Você sabia que existem diversas opções de financiamento no mercado atual? Dedique um tempo para pesquisar, sem pressa, pela alternativa ideal para a compra de seu primeiro imóvel.

A melhor opção certamente é o Minha Casa Minha Vida, programa habitacional do governo federal com taxas de juros inferiores à média praticada pelo mercado. Verifique se você preenche os requisitos, que envolvem a renda bruta, o valor do imóvel e o percentual de comprometimento da renda.

Fora do Minha Casa Minha Vida, seu financiamento pode se encaixar no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com a possibilidade de utilizar os recursos do FGTS e contar com juros baixos, limitados a 12% ao ano.

Neste caso, vale a pena pesquisar pelas opções disponíveis no mercado e fazer várias simulações até chegar à melhor alternativa para você.

Custos extras

Antes de dar entrada na compra do primeiro imóvel, você deve ficar atento aos custos extras. Não há motivo para preocupações se for feito um bom planejamento, mas, caso tais fatores sejam ignorados, seu orçamento pode ser sensivelmente impactado.

Coloque na ponta do lápis as despesas com taxas, impostos ou certidões e, até mesmo, com os móveis que pretende comprar para o apartamento novo. A ideia é fugir das dívidas, para não correr o risco de ter um empréstimo ao mesmo tempo em que são pagas as prestações do financiamento.

Enquanto você está escolhendo um imóvel e reunindo os documentos, aproveite para juntar o dinheiro necessário para cobrir os custos extras.

Características do primeiro imóvel

Para fazer uma boa escolha, você deve pensar em suas necessidades. Leve em consideração também suas perspectivas para o futuro, em especial em relação a filhos. O tamanho do imóvel, a quantidade de cômodos e a área de lazer são características que merecem sua atenção.

A localização é muito importante. Avalie aspectos como facilidade de deslocamento, vizinhança e serviços disponíveis na região. Além disso, é importante visitar o local em horários diferentes, para ter certeza de que se trata de um ambiente seguro.

Fique atento aos itens apresentados e você certamente fará um bom negócio. Não se esqueça de que um bom planejamento é fundamental para a conquista de seu primeiro imóvel.

Gostou do artigo? Aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e conferir todas as novidades em primeira mão! Estamos no FacebookGoogle+TwitterYouTubeFlickr e Instagram.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório