Como colecionar objetos e usá-los na decoração?

17 abril 2020

Sala de apartamento com objetos de colecionar na decoração

Você já deve ter visitado um amigo com ambientes modernos e originais em sua casa. Porém, quando se trata de montar nosso próprio espaço, diversas dúvidas podem surgir e acabamos ficando sem ideias de estilo. Uma boa alternativa é colecionar objetos que possam ser usados na decoração do apartamento.

Logo, com uma boa variedade de itens, organizá-los em um ambiente que seja temático deixa o clima mais agradável e o espaço cheio de sua personalidade. Sem contar que toda a família pode aproveitar para contribuir com sugestões e fazer do hobby uma atividade em grupo.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas interessantes para usar objetos colecionáveis na decoração. Acompanhe!

Encare o hobby de forma saudável

Ter um hobby apaixonante é uma excelente forma de relaxar a mente e aumentar a qualidade de vida. Isso porque quando tiramos tempo para fazer coisas prazerosas, todo o poder de criatividade é aguçado com uma série de interações positivas. Colecionar objetos é uma atividade determinante na decoração de sua casa, por exemplo.

Ao buscar novos itens, você já consegue montar cenários repletos de personalidade e estilo para compor seu apartamento de maneira especial. Sem contar que quanto mais original for o seu bom gosto na escolha das peças, maior será o atrativo na hora de receber visitas. Saiba que encarar o hobby de maneira saudável representa motivação e propósito com a intenção de ter vários cantinhos agradáveis em seu lar.

Use móveis planejados para expor

Quando o assunto é colecionar objetos, sua casa pode se tornar um verdadeiro ponto de exposição. Imagine só o apartamento novo tão esperado com móveis adequados para exibir suas peças conforme as estratégias de decoração. Seria incrível, não é mesmo?

Por esse motivo, pensar em um mobiliário planejado é interessante para aproveitar melhor os espaços, especialmente em apês compactos, trazer uma identidade única e aumentar a sensação de conforto.

Outro ponto que merece ser levado em consideração é que os móveis planejados podem ser pensados com nichos e espaços especiais para os objetos decorativos. Assim, você consegue evitar que as coisas não se encaixem ou falte lugar aos artigos eletrônicos ou eletrodomésticos.

Aproveite o tema da decoração

Montar um elemento decorativo que faça sentido entre os ambientes da casa costuma ser muito elegante. Por isso, tudo depende do segmento dos objetos colecionados. Caso tenha referência a viagens, uma boa sugestão é utilizar cores que simbolizem roteiros específicos ou destinos visitados ou desejados pela família.

Quem é amante de vinhos, por exemplo, pode adicionar também quadros de coleção de rolhas, livros com temas italianos e objetos relacionados ao país europeu. No entanto, existe um verdadeiro universo de possibilidades aos olhos colecionadores.

Veja abaixo algumas opções:

  • notas de dinheiro de diferentes países;
  • ingressos de show em embalagens especiais;
  • camisas de futebol;
  • arranjos artificiais de flores;
  • miniatura de carros e motos;
  • miniatura de brinquedos antigos;
  • artigos de cozinha temáticos;
  • copos temáticos.

Combine as cores dos objetos colecionáveis

Por mais que uma coleção seja feita pensando em completá-la, selecionar objetos que tenham harmonia visual entre si é excelente para decorar a casa. Priorize peças que possam ser expostas sem comprometer a identidade visual da casa.

Assim, a combinação de cores se mostra fundamental de acordo com a imagem que você deseja passar. O mais importante, em uma situação como essa, é pensar em molduras que tenham as mesmas características do padrão da casa. Se o ambiente for mais descolado, os bonecos de personagens de séries e filmes costumam cair muito bem.

Além disso, se o processo é de se mudar para o novo cantinho, escolha as cores das paredes ou até mesmo das maçanetas de acordo com a intenção de exposição da coleção. Dessa forma, pensar em criar paredes de gesso ou usar papel de parede dentro da mesma temática pode ser um charme a mais na decoração.

Faça exposição de sua coleção

Algumas pessoas passam anos colecionando itens para deixá-los guardados. Mesmo que isso faça sentido por um tempo, quando o objetivo é ter um ambiente confortável e que tenha a personalidade dos moradores, fazer a exposição das peças é uma maneira de garantir boas lembranças entre amigos e familiares.

A escolha do espaço de exposição depende muito da mensagem que deve ser transmitida. Os artigos de viagens, citados anteriormente, precisam ser comprados pensando exatamente onde serão expostos de maneira minimalista. Uma ideia muito legal é colocar a coleção perto de uma prateleira que mostre fotos dos locais visitados e possa oferecer ligações sentimentais.

Mantenha tudo organizado

Para evitar qualquer dano aos objetos, a melhor solução é manter uma rotina para que tudo fique organizado. Lembre-se que sua casa precisa ser um espaço de boas recordações, sem parecer exagerado. Isso porque, dependendo do ponto escolhido no momento de fazer a exposição, a disposição das peças e a distância dos outros objetos decorativos podem atrapalhar a harmonia visual.

Como resultado, as peças mais especiais acabam ficando apagadas por conta das decisões de como organizá-las. Ou seja, o grande segredo está em saber a melhor posição de cada objeto como forma de valorizar o significado de cada um tanto para quem conhece a história da coleção quanto para visitas esporádicas.

Use bem as paredes

Uma parede em branco na casa representa uma oportunidade de expressar suas preferências e se sentir bem com a decoração escolhida. Dessa maneira, avalie o tamanho do cômodo e as medidas das paredes para escolher as molduras, quando necessárias, para deixar os objetos centralizados no campo de visão.

Muitas pessoas optam por deixar um painel de TV na sala com os quadros cheios de objetos em torno. Assim, as peças menores ficam longe do acesso das mãos e são preservadas, ainda que vistas por todos. O grande diferencial está em ter o mesmo cuidado de preservação dos objetos que ficam soltos nas bancadas, por exemplo.

Colecionar objetos é uma diversão e tanto. Quando esse hobby pode se transformar em elemento decorativo, a questão fica ainda mais empolgante. Por esse motivo, crie uma temática que deixe a casa aconchegante e moderna na medida certa. Como resultado, as memórias felizes de cada item serão constantes em toda a família.

Gostou das dicas do artigo? Então leia também sobre como deixar seu apartamento moderno e acertar em cheio nas escolhas.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório