Opções de guarda-roupas para apartamentos compactos

13 setembro 2019

Quarto de casal em um apartamento MRV com guarda-roupa de porta de puxar

Os guarda-roupas são móveis fundamentais em qualquer quarto. Além de serem funcionais, já que as peças ficam protegidas e organizadas, estes móveis também são super versáteis e possuem diversos modelos para combinar e ajudar a transformar a decoração de um quarto.

Mesmo em ambientes compactos, é possível escolher um guarda-roupa certo para cada tipo de ambiente, ou que tenha funcionalidades extras, e assim, deixar seu cantinho de dormir ainda mais acolhedor.

Como escolher o tamanho certo do guarda-roupa

Para acertar de primeira no tamanho do seu, o primeiro passo é tirar as medidas do local em seu quarto que irá receber o móvel. Meça tudo, altura, largura, comprimento e fique atento às janelas, portas e ao espaço que deve ficar livre para circulação, caso seja um armário de puxar.

Verifique também o tipo de cômodo no qual o móvel será inserido. Se for um guarda-roupa de casal, o ideal é que seja maior, para acomodar os itens das duas pessoas.

No caso de um guarda-roupa solteiro, o móvel pode ser menor, de acordo com as necessidades de quem o utilizará.

Para os armários infantis, é possível optar por móveis menores e neutros, como o móvel branco, ou temáticos, que combinem com o quarto de menina ou menino. Os de superfície lisa são mais versáteis, pois assim é possível transformar a cor, estampa e dar um acabamento diferente com técnicas de envelopagem. Outra possibilidade é customizar as portas e gavetas com adesivos decorativos com temas lúdicos.

Já para o quarto de visitas, você pode optar por um com medidas menores, pois seu uso não será tão frequente. Também podem se tornar móveis úteis no dia a dia para guardar roupas de cama, mesa e banho extra.

Por fim, tire as medidas do armário e avalie se elas, juntamente aos os modelos e funcionalidades de guarda-roupas são adequados ao espaço e às necessidades dos usuários.

Otimize os espaços da melhor maneira possível

O armário com porta de correr é funcional e pode facilitar ainda mais a sua vida, pois as portas não abrem para fora e isso significa uma economia de espaço muito grande. Sem falar da praticidade que é, já que ele não impede a circulação de pessoas.

Dica: Garanta apenas que na hora da limpeza os trilhos por onde correm as portas sejam bem aspirados, pois a poeira e resíduos acumulados podem danificar as rodinhas das portas.

Aplique a técnica dos espelhos

Os armários espelhados são modelos que podem transformar completamente um ambiente. Este acabamento deixa o quarto visualmente maior por conta da profundidade dos espelhos, além de distribuir melhor a luz por todo o cômodo.

Há ainda a opção de guarda-roupa com espelho em uma das portas ou em apenas uma parte da porta. Esta é uma ótima opção para quem não quer um móvel todo espelhado, mas faz questão de ter um espelho, tornando ainda melhor a funcionalidade do móvel no quarto.

Aposte em móveis funcionais

Pensando em maneiras práticas e criativas de transformar a sua casa em um espaço agradável e com cada cantinho bem aproveitado, que tal investir em móveis que são versáteis? O guarda-roupa com cama é o perfeito dois em um que te ajuda a manter o quarto organizado e ainda economiza espaço no seu apê.

Já o guarda-roupa com penteadeira também é uma ótima opção dessa proposta multiuso. Ela é indicada para quem precisa de espaço extra para guardar cosméticos ou mesmo para apoiar objetos de decoração. Este modelo é funcional e deixa o quarto ainda mais charmoso.

O guarda-roupa com cômoda é outra combinação de 2 móveis em 1 que resulta em funcionalidade. Além de roupas, você também pode guardar itens como roupas de cama e toalhas ou deixar elementos decorativos e objetos acessíveis, colocando-os em cima da cômoda, que pode também contar com um espelho.

Aproveitando cada canto do quarto

O armário de canto é outra alternativa que contribui para otimizar espaço em ambientes compactos. Nesse caso, é possível aproveitar a junção entre as paredes, área geralmente inutilizada, para garantir mais funcionalidade.

Guarda-roupa modulado pequeno

Se você tem um e precisa de uma peça complementar, ou se você busca um móvel que encaixe perfeitamente no seu espaço, o guarda-roupa modulado é uma excelente opção. Há vários modelos disponíveis, como os de canto, de uma porta, com cabideiro e prateleiras para apoiar objetos.

Características para organização das peças

Além do tamanho, é preciso considerar outras características na hora de comprar um móvel novo para facilitar o armazenamento e a organização dos itens. Um exemplo são gavetas, portas e prateleiras e nichos organizadores de peças íntimas.

As gavetas são essenciais para acomodar lingeries, meias, maquiagens e produtos de beleza. Elas podem ficar na parte interna ou externa do guarda-roupa, conforme suas necessidades.

O número de portas também dependerá de sua necessidade e disponibilidade de espaço, dos itens que você tem para guardar e da sua organização.

Se você deseja algo mais leve e prático, é importante combinar o armário com outros móveis do seu espaço, ou mesmo, escolher um modelo com menos portas e sem puxadores. Mas se você costuma guardar uma roupa sobre a outra, é importante investir em um com prateleiras.

Além disso, os módulos são sempre uma opção prática para adequar seu cômodo conforme as necessidades ou para ter um guarda-roupa planejado de acordo com seu espaço.

Gostou das nossas dicas? Confira mais opções para comprar guarda-roupas e escolha o ideal para a sua casa!

Fonte: Leroy Merlin

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório