Papel de parede: veja as vantagens e como usar na decoração | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Papel de parede: veja as vantagens e como usar na decoração

31 março 2019

Quando se pensa em renovar a decoração da casa, logo se imagina uma série de transtornos e gastos, principalmente se o objetivo for mexer nas cores e texturas das paredes. Pensamos em uma baita sujeira de tintas, poeira de lixa, massa corrida etc. — mas existe uma alternativa bem mais prática, que é o papel de parede.

Com ele, é possível repaginar a casa toda sem nenhum dos inconvenientes citados. Além disso, obtém-se efeitos interessantes e diferenciados por valores bem mais acessíveis, até mesmo pela facilidade na instalação.

Para ajudar você a entender melhor todas as vantagens proporcionadas pelo uso de papel de parede, escrevemos este post que apresentará as principais delas, com dicas sobre como escolher e utilizar esse recurso tão prático e eficiente de decoração. Continue a leitura e fique com a casa linda e renovada!

Quais as vantagens do uso do papel de parede?

São inúmeras as vantagens no uso do papel de parede. Não é toa que ele voltou com tudo aos projetos mais modernos, tornando-se o queridinho dos melhores arquitetos, e deixou de ser visto como peça de decoração da casa da vovó. Conheça, a seguir, as principais razões!

Praticidade na aplicação

É claro que as paredes precisam ser preparadas para receber o papel de parede, ficando livres de imperfeições, como buracos e rachaduras. Porém, mesmo assim, a instalação dele é bem mais prática e limpa do que uma pintura ou texturização, por exemplo.

Ele é vendido em rolos de aproximadamente 10 metros de comprimento por 58 cm de largura. Deve-se calcular a área a ser coberta para saber quantos rolos serão necessários. Se o papel de parede for estampado, deve-se levar em conta, ainda, as sobras necessárias para o encaixe das estampas nas emendas, que costumam consumir em torno de 20% a mais de papel.

Facilidade para retirar ou trocar

Quando a parede está revestida com papel de parede, costuma estar mais protegida e, portanto, pronta para receber um novo revestimento quando o atual é retirado. Exceto em casos muito específicos, como quando ocorrem infiltrações, a troca é muito mais rápida que qualquer outro tipo de revestimento para parede.

Por isso, se o que você busca é uma transformação rápida e fácil, saiba que o papel de parede é a opção perfeita para conseguir renovar o visual da sua casa da noite para o dia!

Simplicidade para conservação e limpeza

A limpeza e conservação do papel de parede é bem mais simples do que a de uma parede pintada, já que, dependendo do tipo escolhido, ele não absorve a sujeira. Algumas espécies de papel de parede têm a superfície acetinada que sequer retém poeira, e são ideais para usar nos ambientes frequentados por quem sofre com alergias respiratórias.

Mas independentemente do material escolhido, normalmente um pano úmido ou com detergente neutro é suficiente para manter suas paredes limpas.

Durabilidade

Além de proteger as paredes, conforme mencionado, o papel também é muito mais durável do que a tinta, que, pelo menos, de dois em dois anos, deve ser retocada. O papel de parede chega a durar até 3 vezes mais: de 5 a 7 anos, em média.

Como usar o papel de parede em cada ambiente?

Existem três tipos de papel de parede e cada um deles é mais apropriado para um tipo de ambiente, veja:

  • tradicional: feito com celulose e, por isso, é ideal para os ambientes livres de umidade;
  • TNT: muito parecido com a textura de um tecido, por isso, também deve ser utilizado em locais secos para que absorvam a umidade;
  • vinílico: feito em PVC e, por isso, muito resistente à umidade.

Levando em consideração os tipos de papel, veremos como utilizar o papel de parede em cada ambiente da casa. Confira!

Salas

Não existe uma regra — quanto mais criatividade, melhor. Contudo, seguir algumas dicas básicas pode tornar o uso do papel de parede bem mais proveitoso. Por exemplo, ambientes amplos ficam lindos com papéis estampados, enquanto os menores parecem mais espaçosos com papéis de parede lisos ou com padronagens minúsculas.

Misturar lisos e estampados também podem gerar efeitos bem interessantes na sua sala de estar. Lembre-se de que as cores também influenciam no “tamanho” do ambiente, por isso, use as cores claras para fazer com que o local pareça mais amplo e as mais vivas para conseguir o efeito inverso.

Quadros valorizam o papel de parede e os espelhos também fazem com que o cômodo pareça mais amplo. Então, em salas grandes, use quadros com cores que contrastem com o tom do papel, e, em salas pequenas, utilize espelhos sobre o papel de parede.

Dê preferência aos papéis de parede tradicionais ou em TNT para usar na sala.

Quartos

Nos quartos ,vale a mesma dica sobre as estampas e cores em relação ao tamanho do ambiente. No entanto, leve em conta o fato de que o quarto é local de descanso e relaxamento, e as cores mais suaves e estampas mais delicadas ajudam a amenizar os efeitos da agitação do dia a dia.

Jogar com combinações de papéis de paredes, por exemplo, um estampado atrás da cama e um liso nas demais paredes dá um charme a mais no quarto, deixando-o muito mais aconchegante.

Os tipos de papel ideais para os quartos são também os tradicionais e em TNT.

Banheiros

Banheiros também podem ser decorados com papéis de parede e ficam lindos, desde que se escolha os revestimentos vinílicos, que não absorvem a umidade. Do mesmo modo que nos outros ambientes, no banheiro também é necessário levar em conta o tamanho e as cores já utilizadas na decoração, para escolher o tema e a estampa do papel que valorizará mais o ambiente.

Como você pôde ver, o papel de parede é uma ótima alternativa para decorar ou revitalizar o ambiente. Além de não demandar o transtorno de uma obra para deixar a sua casa com cara de nova e com muito estilo, ainda tem um custo bem mais baixo, tanto na mão de obra quanto na compra do material.

E agora que você já sabe quais são as vantagens e como usar o papel de parede em qualquer ambiente da casa, já pode começar a pensar como escolher as cores dos cômodos do seu apartamento, não acha?

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório