Como fazer uma parede de cimento queimado em seu apartamento

11 março 2021

Parede da sala de estar de cimento queimado

Atualmente, os métodos de construção passaram por várias transformações e inovações, contribuindo para a formação de ambientes elegantes e arejados. Nesse cenário, o cimento queimado está sendo largamente usado nas paredes de apartamentos como opção de decorar o ambiente de maneira mais despojada e prática.

Essa nova tendência tem deixado os apartamentos cada vez mais charmosos e elegantes, pois, o cimento queimado pode combinar com diversas texturas e estilos, atendendo a cada particularidade do cliente.

Como fazer uma parede com cimento queimado?

Para um bom resultado é preciso ter certeza de que a área onde será feita a aplicação está limpa e livre de umidade. Depois, é hora de colocar a mão na massa e começar a transformação. Para iniciar o processo, é preciso preparar a argamassa que, por sua vez, é feita pela mistura de cimento e areia, até que a mistura esteja completamente uniforme.

Inicialmente, é preciso aplicar a massa utilizando uma esponja e passar a primeira camada na parede com movimentos circulares. Depois de realizar a aplicação da primeira camada, é importante aguardar pelo menos quatro horas para aplicar a segunda demão.

A quantidade de massa usada para cobrir a parede ou piso não deve ser excessiva. Indicamos usar somente o suficiente para preencher a superfície. Assim, espalhando-a aos poucos na parede, ela ficará com o acabamento liso e perfeito.

Depois que você terminar de aplicar toda a mistura, é preciso queimar o cimento. O processo é feito quando se polvilha o pó do cimento em cima da argamassa recém aplicada. Isso faz com que ela absorva esse pó e traga o efeito desejado.

É possível fazer diferentes texturas com o cimento queimado?

No que se refere a aplicação de cimento queimado, o uso de diferentes tonalidades e texturas ganham a atenção do cliente. A verdade é que os consumidores optam por práticas mais criativas e com tom de modernidade, por isso, essas pinturas têm dado aos apartamentos um acabamento inovador e cheio de estilo.

Por isso, é possível fazer uso de múltiplas texturas nas paredes das casas a fim de gerar um ambiente confortável e que faça o perfil do cliente. Assim, para dar um maior destaque à sua parede de cimento queimado e deixar o seu espaço ainda mais charmoso e atraente, usar a criatividade é essencial. Anote aí algumas opções de personalização que você pode fazer:

  • macramê;
  • estante rústica em ferro e madeira;
  • prateleiras ou nichos de madeira de demolição;
  • luminárias pendentes;
  • espelho redondo estilo escandinavo;
  • quadros temáticos decorativos;
  • mini pallet de madeira para pendurar plantinhas.

As possibilidades são muitas para você aproveitar da melhor forma possível a sua parede de cimento queimado. Basta você colocar toda a sua criatividade.

Quais as principais vantagens do uso de cimento queimado?

As vantagens de se usar cimento queimado nas paredes de apartamentos são muitas, algumas delas são: baixo custo de investimento, estética sofisticada, uso versátil, além de trazer modernidade para as residências.

A facilidade na aplicação também é outro fator que convence os clientes na hora da escolha desse tipo de revestimento. Isso acontece porque a mistura com a argamassa é muito prática de ser feita, além de não precisar do rejunte que, na maioria das vezes, toma bastante tempo do profissional que executa a obra.

Cuidados para manter o cimento queimado conservado e limpo

É fato que as pessoas que optam por adicionar cimento queimado nas paredes de sua residência precisam se atentar quanto a algumas práticas de conservação e durabilidade. Então, se você deseja manter o charme e a beleza da pintura, seguir algumas dicas é essencial.

O tratamento de superfícies que possuem cimento queimado precisam de resinas acrílicas para diminuir a porosidade da parede e evitar o acúmulo de sujeira. Além disso, o uso dessas resinas foscas darão ao cimento um aspecto mais natural.

Portanto, no momento da produção da mistura da argamassa, recomenda-se a adição de produtos para gerar resistência ao material. É importante também usar juntas de dilatação a cada dois metros para que, caso ocorram dilatações ou contrações, elas não causem rachaduras e fissuras.

Existem opções alternativas para o cimento queimado?

Atualmente, temos acesso a argamassas especiais e produtos que, assim como o cimento queimado, têm ganhando espaço entre os clientes. um bom exemplo é o porcelanato de cimento queimado, que é uma opção de piso diferenciado e que pode usada em diversos cômodos da casa.

Outra novidade é a tinta de cimento queimado, também muito utilizada em residências, afinal, a sua aplicação é fácil e não faz tanta sujeira como as tintas tradicionais. Logo, para quem quer inovar o seu lar, essas são as melhores opções.

Para pessoas que gostam de cores nas paredes, o que fazer?

A criatividade é um fator fundamental para as pessoas que gostam de inovar e deixar seu ambiente mais harmonioso. Por isso, algumas combinações têm chamado a atenção de clientes, uma delas é usar paredes alternadas com cores que dão um forte contraste e vida para o cômodo.

É possível também dividir as paredes com um visual xadrez e aplicar o cimento queimado de forma intercalada, personalizando e deixando o cantinho da casa mais agradável. Usar essa tonalidade nas paredes também é uma ótima pedida para quem quer deixar sua residência com uma pegada mais diferenciada.

Vale a pena investir no cimento queimado ?

Sem dúvida, essa nova técnica de pintura em apartamentos tem se tornado uma tendência na área de construção civil e vem gerando bons resultados. A versatilidade e o seu poder de uso em diversos ambientes desde o industrial ao clássico faz com que esse cimento queimado seja aceito de maneira positiva entre os clientes.

Portanto, é nítido as diversas formas de uso do cimento queimado e sua grande atuação na indústria civil. Dessa forma, se você quer um apartamento personalizado, com sofisticação e inovação, procure um profissional da área e já comece 2021 fazendo grandes mudanças, a começar pelo seu lar.

Gostou do post? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos importantes em seu e-mail!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório