Pensando em comprar um imóvel? Veja 6 dúvidas mais comuns | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Pensando em comprar um imóvel? Veja 6 dúvidas mais comuns

05 outubro 2016

Pensando em comprar um imóvel? Veja 6 dúvidas mais comuns

Quer comprar um imóvel, mas ainda está com muitas dúvidas sobre a melhor forma de realizar esse sonho? Saiba que você não é o único! Afinal, a decisão de adquirir um local para morar envolve diversas questões que precisam ser estudadas com antecedência para evitar problemas no futuro.

Quer estar preparado para fazer uma decisão responsável e coerente na hora de dar o seu lance? Então veja agora as principais dúvidas sobre comprar um imóvel.

1. Quais cuidados devo ter ao comprar um imóvel?

Essa é uma situação que irá alterar os seus planos financeiros, e por isso deve ser pensada com cuidado. Comece pelo básico: você pode comprar um imóvel na planta, ou precisa de um lugar pronto para morar?

No primeiro caso, é necessário avaliar quais as previsões para o término da obra para adequar as suas expectativas. Com o imóvel já pronto, os cuidados devem ser em relação às suas condições de conservação, à localização do prédio, o valor do condomínio, entre outros aspectos. Mas tenha em mente que, em qualquer um dos casos, uma decisão consciente depende de uma análise cuidadosa da sua situação financeira.

2. Existem despesas extras?

Sim. Além das despesas com a compra do imóvel, existem alguns gastos que devem ser computados, como a documentação. O valor da documentação gira em torno de 4% a 5% do valor do imóvel, e envolve gastos como pagamento do Imposto de Transmissão Bens Intervivos (ITBI) e o registro no cartório, por exemplo. Em casos onde não há financiamento, é preciso ainda fazer a escritura, sendo mais um gasto extra.

3. Existe alguma restrição para fazer o financiamento?

Além da necessidade de não ter pendências financeiras, é preciso ter uma idade mínima de 18 anos para começar o financiamento do seu próprio imóvel. Alguns bancos ainda consideram uma idade máxima entre 70 e 75 anos.

4. Como o valor do imóvel é avaliado?

O imóvel é avaliado por um profissional contratado pelo banco ou empresa responsável pela sua venda. Ele analisará as condições do local e a sua regularidade, além da metragem e conservação de acordo com o tempo de uso. Podem ser utilizados outros critérios que não estão diretamente relacionados ao imóvel, como a situação do mercado imobiliário e a média de preços na região.

5. Devo usar o programa Minha Casa, Minha Vida?

O Minha Casa, Minha Vida é a melhor opção para quem deseja fazer um financiamento! O programa do governo federal oferece diversas vantagens, como o tempo para pagar o imóvel – que pode chegar a 30 anos –, as baixas taxas de juros e a facilidade em participar do financiamento.

6. Como acertar na compra do meu imóvel?

Como você viu, existem muitas variáveis envolvidas no processo de comprar um imóvel que podem influenciar no sucesso da sua negociação. O mais importante, no entanto, é estar satisfeito com o resultado final da sua compra, com a certeza de que fez a escolha correta.

Se o valor das prestações do financiamento está dentro do seu orçamento e você está feliz com a sua escolha, significa que a compra já valeu a pena!

Viu só? Comprar um imóvel pode ser uma tarefa fácil se você considerar as variáveis necessárias! Na hora da negociação, não se esqueça ainda de pedir a ajuda de um profissional qualificado para sanar todos os seus questionamentos e te auxiliar na melhor escolha. Quer conhecer mais sobre o mercado imobiliário? Então assine gratuitamente a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório