Perca o medo de usar tapetes com essas dicas

04 abril 2022

Tapete na sala de estar de apartamento em um piso de porcelanato

Os tapetes são peças fundamentais para compor os espaços e trazer mais charme e beleza ao layout. Há quem duvide, porém, que um objeto sofisticado e caro não deva fazer parte de um ambiente de grande trânsito, devido ao risco de estragar.

Mas isso não é bem verdade. Segundo a arquiteta Flávia Roscoe, mesmo sendo um objeto mais luxuoso, tendo uma especificação correta na decoração, é possível usar tapetes até mesmo em espaços comerciais.

Os tapetes do espaço são de fácil manutenção, fácil conservação e fácil limpeza. Tem gente com medo de usar algo sofisticado, mas é preciso saber especificar as coisas – revela ela.

E complementa: Não é porque é uma peça cara e luxuosa que eu não possa usá-la. O importante é saber usar o material adequado para aquela situação. E isso se aplica em qualquer coisa. A gente precisa ter o cuidado de fazer uma especificação correta.

Neste artigo, vamos dar dicas de como escolher o tapete adequado para os espaços da sua casa!

O que considerar ao escolher um tapete?

Alguns critérios devem ser adotados antes de comprar tapetes para o seu imóvel. Dessa forma, fica mais simples não errar na escolha. Fatores como tamanho, textura e cores podem interferir bastante na decoração do seu lar. Veja, então, o que considerar:

  • ao planejar a decoração da sua casa, deixe o tapete por último, porque, já com os móveis escolhidos, se torna mais fácil acertar o tamanho e as cores mais apropriadas;
  • o tamanho escolhido deve ter a ver com as dimensões dos móveis, o que vai permitir que esses sejam colocados sobre o tapete, sendo o recomendado que ele avance 30 cm para baixo do sofá;
  • na sala de jantar, por exemplo, as cadeiras devem encaixar-se dentro do tapete, tornando o ambiente mais harmonioso, sendo indicado deixar uma sobra (exemplo disso seria uma mesa de 1,50 x 1,50 sobre um tapete de 2,50 x 2,50);
  • no quarto, o recomendado é posicionar o tapete no sentido oposto ao da cama, deixando uma sobra dos lados e na frente.

Avalie o formato

Escolher o formato mais adequado para determinado cômodo da casa pode fazer toda diferença. Isso porque uma opção errada pode interferir na harmonia do ambiente. A dica é escolher um estilo que combine tanto com a sua personalidade quanto com a decoração da residência.

Pessoas que optam por estilos clássicos de decoração, geralmente, escolhem tapetes quadrados ou retangulares, mais tradicionais. No entanto, para uma decoração mais moderna, o ideal são tapetes redondos ou ovais, que tornam os espaços mais contemporâneos.

Defina as cores

Uma decoração harmoniosa mescla os tons dos tapetes com as cores predominantes dos móveis e demais componentes decorativos do local. Para isso, é necessário, antes de partir para a escolha, fazer uma análise dos tons mais utilizados em cada ambiente da casa.

Se as tonalidades predominantes do cômodo forem lisas ou neutras, o ideal é escolher um tapete com variedade de cores. Do contrário, se houver muita diversificação de tons no local, a dica é buscar o equilíbrio e escolher um tapete mais sóbrio.

Determine a textura

O tapete de uma residência deve ter também a ver com o tipo de uso. Por exemplo, se determinado ambiente é muito usado em um apartamento, esse local requer um tapete mais resistente, porém fácil de limpar.

Então, se o ambiente é de grande circulação, o indicado é escolher um tapete baixo, isso facilitará a locomoção e evitará acidentes e tropeços. A dica seria buscar um tapete de vinil, que imita o sisal, com um toque de plástico, visto que é mais resistente e de fácil higienização.

Lugares mais tranquilos, como um quarto, pedem um tapete alto e felpudo, visto que confere a sensação de aconchego e conforto, além do toque especial e estiloso no décor do ambiente.

Para os amantes de animais de estimação, o ideal é utilizar tapetes menos ásperos e baixos, pois são fáceis de limpar. Escolher modelos antialérgicos é o ideal para quem tem crianças em casa.

Quais são os principais cuidados ao usar tapetes?

Usar tapetes contribui muito para a decoração de uma residência. No entanto, alguns cuidados são extremamente necessários para manter os ambientes sempre bem higienizados e livres de poeira que se acumulam nesse elemento decorativo. Veja!

  • A manutenção e a higienização incluem a utilização do aspirador de pó, pelo menos, duas vezes por semana. Outra medida é usar sabão e detergente neutros para retirar manchas.
  • Para evitar desbotamento, evite deixar o tapete exposto ao sol;
  • Para combater o surgimento de mofo, mantenha o tapete longe de áreas úmidas da casa.
  • Busque lavar seus tapetes de acordo com a necessidade que houver. Muitos lavam a cada dois anos, fazendo apenas nesse meio-tempo a manutenção citada neste artigo, como aspiração e retirada de manchas.
  • É importante frisar que as lavagens devem ser feitas em lavanderias especializadas, visto que você corre menos riscos de danificar as peças.

Por que devo investir em um tapete?

No Decorado do Vila dos Girassóis, em Serra, o tapete vai desde a entrada até o limite da mesa de jantar. A sala de estar é o local mais movimentado da casa, e você não precisa ter medo de colocar um tapete ali. Além do aspecto luxuoso, os tapetes também agregam cores ao ambiente.

Os tapetes são importantes, pois eu queria que o ambiente também tivesse essa característica de ter vida, de ter cor. Normalmente, a gente trabalha com espaços mais monocromáticos e com cores pontuais. Numa situação que a gente podia ousar nesse aspecto, uma das coisas que temos bastante vivas no ambiente são os tapetes – afirma ela.

Como você conferiu no artigo, usar tapetes na decoração pode garantir estilo e sofisticação, além de ambientes mais acolhedores. No entanto, é sempre importante escolher as peças adequadas e saber fazer a devida manutenção, como recomendamos neste conteúdo.

Gostou de saber mais sobre usar tapetes no décor de sua casa? Então você vai apreciar também outro conteúdo, que fala sobre as vantagens de usar papel de parede na decoração!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório