Cuidados com o PET para quem mora em apartamento pequeno

06 julho 2020

Cuidando do seu pet em apartamento pequeno

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, mas muitos têm dúvidas sobre os cuidados que se deve ter com pet em apartamento. Afinal, é preciso ter atenção tanto com a saúde e o bem-estar do animalzinho, quanto em relação às regras do condomínio e adaptações do apartamento.

Cuidados com pets em apartamento

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso conferir as regras do condomínio em relação a pets. Em alguns deles, pode haver restrição quanto ao porte do animal e ao uso das áreas comuns - pode ser necessário usar guia e focinheira ou levar o pet no colo até sair do condomínio, por exemplo.

Além disso, é importante considerar um período de adaptação do animal no novo lar, tanto tanto para os que são novos na família, quanto para os que estão se mudando de uma casa para apartamento, por exemplo. Se possível, leve seu pet para conhecer o espaço e passe um tempo com ele no local.

Tanto para quem já tem um pet como para quem deseja ter um novo amigo, o adestramento é essencial. Isso porque ensinar alguns comandos básicos pode ajudar muito na adaptação ao apartamento pequeno, além de evitar quaisquer acidentes.

No caso de cachorro em apartamento, ele deverá aprender onde fazer as necessidades e onde poderá dormir ou circular. Os gatos que não são acostumados com a caixa de areia também devem aprender a usá-la.

Como adaptar o apartamento

Estruturar o apartamento para receber seu pet fará toda a diferença para que ele tenha mais conforto e para que os moradores tenham mais facilidade. Uma ideia interessante é investir em pisos resistentes e fáceis de limpar, como o piso vinílico, porcelanato acetinado ou pisos antiderrapantes.

Isso é importante tanto para manter a limpeza diária, retirando excesso de pelos, quanto para que o animal não escorregue durante as brincadeiras, o que pode causar acidentes e até problemas de saúde.

Outra dica é investir em redes de proteção para janelas e sacadas, especialmente para os casos de gato em apartamento. As telas evitam que os animais de estimação sofram quedas ou fujam.

Brinquedos e Acessórios para o Pet

Além disso, certifique-se de comprar produtos para pet que facilitam os cuidados com animais de estimação em apartamento pequeno e garantem a segurança e o bem-estar deles.

Há, por exemplo, opções de bebedouros e comedouros que evitam sujeira e facilitam o dia a dia dos animais.

Estes acessórios estão disponíveis em modelos variados, desde os estampados, coloridos ou lisos, até os mais elaborados, com borda antiformiga ou dispenser automático, ideal para quem costuma passar horas fora de casa.

A cama pet é outro produto indispensável, que cria um espaço adequado para o descanso. Existem vários modelos e tamanhos diferenciados de caminha para cachorro, camas para gato e outros animais, por isso é importante escolher um que seja adequado ao porte do cão ou gato e que seja confortável.

Um produto que pode auxiliar nas idas ao veterinário ou outras situações de deslocamento é a caixa de transportes, que também deve ser compatível com o tamanho do pet e estar de acordo com o uso. Isso porque existem opções de assento para o carro, mochilas e as tradicionais caixas de plástico.

Dentre os produtos para cachorro e para gato, brinquedos e mordedores não podem ficar de fora, pois ajudam os animais a se distraírem e aumentam o vínculo com o tutor. Busque brinquedos que não façam tanto barulho, evitando incomodar os vizinhos, mas que ajudem os bichinhos a desestressarem.

No caso de gatos, um item indispensável é o arranhador, principalmente porque ajuda seu gatinho a liberar a tensão e evita que ele acabe arranhando seus móveis ou paredes.

Por fim, lembre-se dos produtos de higiene para pets, como shampoo, escova, eliminador de odores, pás e sanitários higiênicos, que também devem seguir alguns critérios na hora da compra. O shampoo, por exemplo, deve ser específico para pets e compatível com o pelo do seu animal.

Já a escova faz toda a diferença na manutenção dos pelos, evitando nós. Os sanitários higiênicos também são essenciais para os cães, assim como as caixas de areia para os gatos. As pás, por fim, ajudam a manter tudo limpinho e os eliminadores de odores evitam cheiros desagradáveis no apartamento.

Limpeza de apartamentos com pet

Para manter um pet em apartamento sem dores de cabeça, a limpeza é um ponto essencial, por isso aposte em produtos específicos, além de eliminadores de odores, caso seja necessário.

Outro grande aliado de apartamentos com pets é o aspirador de pó, que retira os pelos que tendem a acumular. Dependendo do tipo de piso do seu apartamento, é possível ainda usar outros itens como complemento, como um pano úmido.

A limpeza deve ser feita diariamente, principalmente na área onde seu animalzinho faz as necessidades básicas, evitando cheiros desagradáveis e mantendo o bem-estar dele. Caminhas, mantas e outros acessórios podem ser aspirados periodicamente e lavados a cada 15 dias.

Além de todas essas orientações, lembre-se de brincar todos os dias com seu amigo pet e de levá-lo para passear, assim ele gastará energia e ficará muito mais feliz.

Gostou das nossas dicas? Já sabe como ter um pet em apartamento? Encontre os produtos certos e aproveite seus animaizinhos!

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório